sábado, 15 de março de 2025

XIII -SANTO AGOSTINHO

 

I-             SANTO AGOSTINHO

 

Sermão 079 A transfiguração II.  

 

01

 

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão e conduziuos à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles. Seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas; uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição. Ouça-o”. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: “Levantai-vos e não temais”. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus1 .

 

Análise

 

 Este sermão, que Santo Agostinho teve que abreviar o máximo possível, porque tinha que ler a narrativa dos milagres de Santo Estevão é apenas a análise do sermão precedente. 1 Mateus 17: 1-8.

 

Santo Agostinho – Sermão 079 (A transfiguração II) 2

 

Acabamos de assistir, na leitura do santo Evangelho, o grande espetáculo que aconteceu na montanha, quando Jesus Nosso Senhor se manifestou a três dos seus discípulos, Pedro, Tiago e João. Seu rosto brilhou como o sol. Isto aconteceu para indicar a brilhante luz do Evangelho. Suas vestes tornaram-se brancas como a neve2 . Este detalhe designa a pureza da Igreja, a quem foi dito por um Profeta: Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve!3 . Elias e Moisés conversavam com Jesus. A Lei e os Profetas dão testemunho da graça evangélica, pois Moisés representa a Lei e Elias os Profetas. Se estamos nos expressando com tanta concisão, é porque temos que ler os dons de Deus concedidos pela mediação de um santo mártir4 . Atenção nova! Pedro quis erguer três tendas: uma para Moisés, uma para Elias e outra para Cristo. Ele amava a solidão da montanha e se sentia cansado do tumulto das coisas humanas. Mas, ele teria pensado nestas três tendas, se ele já conhecesse a unidade entre a Lei, os Profetas e o Evangelho? Então, a nuvem que desceu o fez mudar de opinião. 2 Mateus 17: 2. Vestimenta autem ejus facta sunt alba sicut nix. 3 Isaías 1: 18. 4 Santo Estevão, sobre o qual há vários sermões de Santo Agostinho. Santo Agostinho – Sermão 079 (A transfiguração II) 3 Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu, está escrito. A nuvem fez como que uma só tenda. Por que, Pedro, você quis três? E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição. Ouça-o!”. Ouça-o, quando Elias fala. Ouça-o, quando Moisés fala. Que os Profetas ou que a Lei fale, ouça, pois é a voz da Lei e a língua dos Profetas. O Senhor se explicou através deles e, quando condescendeu, ele se mostrou em pessoa. Ouça-o! Escute-o! Imaginem que o Evangelho que foi lido era como a nuvem de onde saía sua voz. Escute-o! Façamos o que ele ensina e esperemos o que ele promete.

 

 Créditos Traduzido de Œuvres complètes de Saint Augustin. Bar-Le-Duc: Abade Raulx Editor, 1866, por Souza Campos, E. L. de. Cotejado com a versão em italiano. © 2019 Teodoro Editor: Niterói – Rio de Janeiro – Brasil.

________________________

 

1 Mateus 17: 1-8.

2 Mateus 17: 2. Vestimenta autem ejus facta sunt alba sicut nix. 3 Isaías 1: 18. 4 Santo Estevão, sobre o qual há vários sermões de Santo Agostinho.

 

 

https://centroculturalcampogrande.pt/sermoes.agostinho/pdf/079.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário