domingo, 1 de agosto de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

SENHOR, DÁ-NOS SEMPRE DESSE PÃO

Iniciamos hoje o mês de agosto, que conforme costume da Igreja no Brasil, é dedicado sobretudo à oração e animação das vocações. Todos os batizados e as comunidades eclesiais são convidados a intensificar a oração pelos bons operários e operárias da messe e a promover, com amor, as vocações na Igreja.

Nesta primeira semana, iniciada com este primeiro domingo do mês, vamos rezar e promover as vocações ao ministério ordenado (diáconos, padres, bispos).

Neste mês, em modo particular e intenso, queremos responder ao mandato de Jesus no Evangelho, quando vendo a multidão cansada e abatida, como um rebanho sem pastor, sentiu compaixão, teve misericórdia, e disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita” (Mt 9, 37-38). Elevemos esta súplica e pedido com confiança, e sejamos nós mesmos os primeiros a responder ao chamado de Deus, na vocação e ministério que Ele nos chamar.

E vamos convidar, particularmente os adolescentes e jovens, para que respondam, no contexto deste primeiro domingo, ao convite para serem sacerdotes. A Igreja e nossa Arquidiocese precisam de bons, santos e muitos padres, como também diáconos permanentes. Rezemos pelos nossos bispos, que servem esta Igreja de São Paulo, e pelos padres, que com amor e dedicação servem nossas comunidades. Gratidão aos inúmeros diáconos permanentes, presença e força evangelizadora.

No Evangelho de hoje (Jo 6,24- 35), Jesus se apresenta como o “pão da vida”. A vida com seus bens é dom de Deus. Em Jesus Cristo, Deus é pão para todos, vida e amor para o mundo inteiro. Já no Antigo Testamento (Ex 16, 2-4.12-15), Deus vem ao encontro do povo faminto, se faz presente e sustenta no caminho que vai da escravidão do Egito para a terra prometida, e os ajuda a superar as dificuldades.

Ao clamor do povo, que se lamenta, o Senhor lhes dá o maná no deserto, afirmando “assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus”. É preciso reconhecer sua presença e providência, e agradecidos dizer: “Isto é o pão que o Senhor vos dá para comer”. Jesus é o Salvador, o libertador, que agora oferece a si mesmo, como o pão da vida, não mais como o maná no deserto, que perece, mas um pão, que permanece para vida eterna.

Precisamos trabalhar pelo alimento que dura, pois quem acolhe e recebe Jesus não terá mais fome, que nele crer, não terá mais sede. Precisamos acreditar sempre, em todas as circunstâncias, aderindo e seguindo a Jesus, dom do Pai para a vida do mundo. E podermos dizer, confiantes: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”.

O verdadeiro pão do céu, o próprio Jesus. Pois somente em Cristo, como nos diz a segunda leitura deste domingo (Ef 4,17.20-24), podemos nos renovar, transformando espiritualmente nossa mente, e nossa vida, e “vestir-nos do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade”.

Vamos hoje pedir com fé para que o Senhor envie santos e muitos sacerdotes, e que jamais nos falte, pelo seu ministério, o “pão da vida”, que é Jesus, e aos homens seja concedido, pelo sacramento da reconciliação, o perdão e a misericórdia.

Dom Angelo Ademir Mezzari, RCJ
Bispo Auxiliar de São Paulo

http://www.arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_45-b_-_45_-_18o_domingo_do_tempo_comum.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário