domingo, 1 de agosto de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 01 DE AGOSTO DE 2021

Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. (Jo 6,35).

18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B

ABERTURA DO MÊS VOCACIONAL VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO: BISPOS, PADRES E DIÁCONOS

Ano de São José e da Família Amoris Laetitia 

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

Jesus é o próprio Pão que Deus quer oferecer ao seu povo para lhe saciar a fome e a sede de vida. Alimentar-se de Cristo é escutar a sua Palavra, acolher a sua proposta, assimilar os seus valores, interiorizar o seu jeito de viver, fazer da vida um dom total de amor aos irmãos. Quem comunga o Pão Vivo descido do céu é chamado a cuidar da vida, a ser pão de vida para o mundo, para os pobres, a saciar a fome de comunhão, de cuidado, de compaixão. Que o mês de agosto que estamos a iniciar confirme as vocações, em especial neste 1º Domingo, ao ministério ordenado.

Neste domingo iniciamos no Brasil o "Mês Vocacional". Hoje, lembramos da vocação dos ministros ordenados: bispos, padres e diáconos. Homens que foram chamados para tornar evidente os mistérios do Reino entre nós pelos Sacramentos que presidem.

Agradeçamos a Deus todos aqueles que servem seu Povo, a exemplo do Bom Pastor e peçamos que o Senhor da messe envie santos ministros para sua Igreja.

2- ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

3- NOTÍCIAS DE SÃO PAULO, DO BRASIL E DA IGREJA


Ø  Prefeitura de SP anuncia retomada das aulas presenciais em 2 de agosto para 100% dos alunos, por meio de rodízio; creches terão 60% da capacidade

Alunos deverão obedecer ao mínimo de 1 metro de distanciamento. Escolas que não tiverem condições de retomada com 100% dos estudantes poderão dividir os alunos em turmas ou períodos diferentes. Pais continuam com autonomia para decidir sobre retorno presencial ou não na cidade, segundo o secretário da Educação.

Ø  Extremo sul de SP registra -2,3ºC, temperatura mais baixa em 17 anos.

Ø  Covid: 93% dos hospitais de SP não tiveram aumento de internações.

Ø  SP: 44% dos municípios não tiveram mortes por covid na última semana

São 288 cidades sem registros de óbitos nos últimos sete dias. "Claro efeito da vacinação", disse o vice-governador Rodrigo Garcia.

Ø  Após queda de casos, governo de SP espera relaxar restrições em agosto.

Ø  MP (Ministério Público cobra prefeitura sobre mortes de moradores de rua por frio em SP.

Segundo movimento, ao menos 13 pessoas morreram pelo frio intenso na cidade de São Paulo ao longo do inverno deste ano.

Ø  MT tem quase 140 mil famílias vivendo com renda abaixo de R$151,00.

Ø  Retrato da fome: caldo com ossos alimentou família por três dias em Mato Grosso.

Ø  Brasil perde quase 30 mil indústrias desde 2013.

Redução no número de empresas ocorreu antes da pandemia, até 2019, diz IBGE.

Ø  Covid provoca 'pandemia oculta' e deixa 130 mil órfãos no Brasil, indica estudo.

Ø  Pfizer entrega mais 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19 ao Brasil na quarta-feira, 21 de julho.

Ø  Brasil tem 110 casos identificados de variante Delta, diz Ministro da Saúde.

Ø  Rio de Janeiro teve quatro mortes pela variante Delta da Covid

Ø  Com vacina, RJ teve redução de 85% no número de mortes em 30 dias.

Ø  Mundo está entrando em nova onda de covid-19, alerta OMS

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, falou aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional em Tóquio na quarta-feira (21/07/2021).

Ø  Quase um ano após alta por Covid, 60% ainda apresenta sintomas.

Ø  Abertura das Olimpíadas destacou a luta contra a pandemia e superação dos atletas.

Em cerimônia sem público na arquibancada, Japão homenageou os profissionais da saúde e fez um minuto de silêncio pelas vítimas do coronavírus.

Ø  377 pessoas no Brasil perderam o emprego por hora em um ano de pandemia.

Ø  “Número de inscritos confirmados para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é o menor desde 2005. Para confirmar a inscrição era necessário o pagamento da taxa de R$85,00, até 19/07. 68.891 farão prova no formato digital. Exame será nos dias 21 e 28 de novembro”. (Laura Pinheiro no G1).

Ø  CNBB celebra vocação como graça e missão em ano especial

Ano Vocacional de 2023 dará continuidade a um processo iniciado em 1983 na Igreja do Brasil.

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta terça-feira (14) o tema e o lema do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A proposta da celebração, feita pela comissão, havia sido aprovada por unanimidade na 58ª Assembleia Geral da conferência no mês de abril.  A iniciativa visa comemorar os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

https://domtotal.com/noticia/1527579/2021/07/cnbb-celebra-vocacao-como-graca-e-missao-em-ano-especial/

Ø  ORAÇÃO DO TERÇO VOCACIONAL MARCARÁ CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO MÊS VOCACIONAL NA IGREJA DO BRASIL.

Com os corações sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e nos envia”, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresentou o tema do Mês Vocacional 2021, a ser celebrado em agosto.

A temática vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

https://www.cnbb.org.br/oracao-do-terco-vocacional-marcara-celebracao-de-abertura-do-mes-vocacional-na-igreja-do-brasil

Ø  EM CARTA DE BELO HORIZONTE, MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO 2021 CONVOCA À COMUNICAÇÃO INTEGRAL COMO COMPROMISSO ÉTICO DE ATUAÇÃO

Depois de dois dias de reflexões, espiritualidade, encontro e arte, dias 23 e 24 de julho, num encontro que reuniu mais de 5.000 comunicadores católicos de todo o Brasil, a 12ª segunda edição do Mutirão de Comunicação divulgou a Carta de Belo Horizonte, um documento que sintetiza os principais temas, questões e compromissos em torno de uma perspectiva de comunicação católica e cristã no país.

A carta foi firmada pelas organizações que promoveram o Mutirão: Comunicação Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pascom Brasil, a Signis Brasil e a Rede Católica de Rádio.
https://www.cnbb.org.br/em-carta-de-belo-horizonte-mutirao-de-comunicacao-2021-convoca-a-comunicacao-integral-como-compromisso-etico-de-atuacao/

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:

01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA: - LITURGIA DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B – ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES E NOTÍCIAS DE SÃO PAULO, BRASIL E IGREJA;

02- LEITURAS DA MISSA DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: SENHOR, DÁ-NOS SEMPRE DESSE PÃO;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: Jo 6, 27-35;

06- ENTREVISTA COM O TEÓLOGO E PESQUISADOR RONILSO: TEÓLOGO CRITICA ‘SUPREMACIA FUNDAMENTALISTA’ NO BRASIL: ‘EVANGELHOS SÃO CLAROS: JESUS NÃO TINHA NENHUM APEGO AO PODER’;

07- VOCAÇÃO: UMA CANÇÃO QUE SE ESCUTA COM OS “OUVIDOS DO CORAÇÃO”;

08- SAÚDE: 5 DICAS PARA AMENIZAR OS SINTOMAS DA RINITE NO INVERNO;

09- ESTILO DE VIDA: COMO DISCERNIR A SUA VOCAÇÃO NA VIDA?

10- ATUALIDADE: 4 ESPAÇOS CULTURAIS MENOS CONHECIOS EM SÃO PAULO;

11- A VOCAÇÃO DE SANTO AGOSTINHO;

12- SUGESTÃO DE LEITURAS: - 1. SER CRISTÃO HOJE, 2. SER PADRE HOJE.

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

EU JÁ TOMEI A SEGUNDA DOSE
DA VACINA ASTRAZENECA
# VACINA SIM!


Agosto Azul – um mês de atenção à saúde do homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário