domingo, 29 de agosto de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 29 DE AGOSTO DE 2021

 “Escutai, todos, e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior”( Mc 7, 15).

22.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B

AGOSTO, MÊS VOCACIONAL

 

DIA NACIONAL DO CATEQUISTA

Ano de São José e da Família Amoris Laetitia

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 22.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a “Lei”. Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe-lhe a sua “Lei”. A “Lei” de Deus indica ao homem o caminho a seguir. Contudo, esse caminho não se esgota num mero cumprimento de ritos ou de práticas vazias de significado, mas num processo de conversão que leve o homem a comprometer-se cada vez mais com o amor a Deus e aos irmãos.

A primeira leitura garante-nos que as “leis” e preceitos de Deus são um caminho seguro para a felicidade e para a vida em plenitude. Por isso, o autor dessa catequese recomenda insistentemente ao seu Povo que acolha a Palavra de Deus e se deixe guiar por ela.


No Evangelho, Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto, esquecendo que a “lei” é apenas um caminho para chegar a um compromisso efetivo com o projeto de Deus. Na perspectiva de Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos.


A segunda leitura convida os crentes a escutarem e acolherem a Palavra de Deus; mas avisa que essa Palavra escutada e acolhida no coração tem de tornar-se um compromisso de amor, de partilha, de solidariedade com o mundo e com os homens.

 

A pandemia nos ajuda a entender importância das normas sanitárias no cuidado com a saúde e a vida. Como os mandamentos de Deus e outras leis sociais, elas não devem ser seguidas de forma legalista, mas de coração generoso. A catequese permanente nos auxilia a viver este compromisso, com o precioso serviço dos catequistas, verdadeiros educadores da fé, cujo Dia Nacional hoje celebramos.

 

2- ORAÇÃO DO CATEQUISTA

 

Hoje, dia 29 de agosto, dia Nacional do Catequista. Rezemos pelos nossos catequistas!

 

3- NOTÍCIAS DE SÃO PAULO, DO BRASIL E DA IGREJA (até 24/08):

 

Ø  Média móvel de mortes está em 766 por dia. O Brasil contabiliza 574.944 óbitos e 20.583.286 casos de coronavírus. Pessoas recuperadas 19.479.47.

Ø  Proteção de vacinas contra a Delta diminui após três meses da segunda dose.

Ø  O Ministério da Saúde diz ter vacinas para iniciar 3.ª dose em idosos em setembro.

Ø  Butantã entregou 4 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (23/08).

Instituto diz que irá concluir as 100 milhões previstas no contrato com o governo federal até o dia 31. Até agora, Butantã já liberou 78,8 milhões de doses ao governo federal.

Ø  SP: Comércios não serão obrigados a cobrar "passaporte da vacina". Secretário municipal de Saúde disse que comprovante de vacinação será exigido apenas em grandes eventos, como jogos de futebol.

Ø  Arroz e feijão sobem mais de 60% em um ano e encarece o Prato Feito (PF), segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ø  Estado de SP tem mês com maior número de focos de incêndio dos últimos 10 anos, aponta Inpe.

Parque estadual do Juquery já teve mais de 1.600 hectares (80% de toda a área) destruída por incêndio que começou no domingo. Polícia investiga se balão deu início às chamas. Fuligem do incêndio chegou à capital e pode fazer mal à saúde, alertam especialistas. Bombeiros controlaram incêndio no Parque Estadual do Juquery (SP) após mais de 30 horas de trabalho.

Ø  Estado de SP tem 60% dos alunos de volta à aulas presenciais. Na capital, retorno dos estudantes, que não é compulsório, chega a 64%.  Obrigatoriedade é de cumprir carga horária pré-definida.

Ø  Doria afastou coronel da PM em SP após manifestações pró-Bolsonaro. Lacerda fez convocação para protestos no dia 7 de setembro e atacou políticos. Regulamento da corporação proíbe manifestações.

Ø  Paralisação de linhas da CPTM afetou mais de 930 mil passageiros em SP.

Ø  Preço do etanol sobe em 21 estados; Amazonas tem a maior alta nacional, diz ANP.

Ø  Brasil está representado por 259 atletas nas Paraolimpíadas de Tóquio que começou na terça-feira. O Brasil participa em 20 das 22 modalidades. A modalidade com o maior número de atletas é o atletismo com 65 representantes e 19 atletas-guia.

Ø  Dez partidos assinaram manifesto contra impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. Siglas divulgaram notas oficias após pedido de impeachment do ministro do STF feito pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ø  Governos do PT contribuíram para ascensão política das Forças Armadas. O estudo aponta que a falta de uma política dos governos petistas para fortalecer a hierarquia civil sobre as Forças Armadas contribuiu para que os militares se sentissem à vontade para assumir maior protagonismo político nos últimos anos.

Ø  Seminaristas de todo o Brasil participam de encontro de formação.

Participaram 500 seminaristas e o objetivo foi promover e impulsionar o processo de formação missionária de candidatos ao presbiterado, em vista de uma Igreja em saída, na perspectiva da missão universal.

Ø  Paróquia na Diocese de Campos inicia a Pastoral da Ecologia Integral.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Itaperuna (RJ), iniciou domingo (22), a Pastoral da Ecologia Integral, com apresentação na missa presidida pelo bispo de Campos, dom Roberto Francisco Ferreira Paz.

Ø  CNBB em solidariedade aos povos indígenas visita o acampamento “Luta pela Vida”.

Presidente e secretário-geral da CNBB participam da visita ao   acampamento que reúne milhares de indígenas em Brasília

Ø  Bispo entregará carta do Papa às famílias das vítimas de atentado em Santa Catarina. Entrega da carta acontecerá durante a missa em Saudades (SC); atentado aconteceu em uma creche na mesma cidade, em maio deste ano.

Ø  Laudato si’ não é só uma encíclica “verde”, é social, lembra Papa.

Papa enviou videomensagem a participantes de congresso na Argentina   sobre a Laudato si’; evento será on-line em setembro

Ø  Grande preocupação da Santa Sé com a crise no Afeganistão: respeitar os direitos humanos

Para a Santa Sé, o "diálogo inclusivo" representa "o instrumento mais poderoso" para alcançar o objetivo da paz. O representante vaticano no escritório da Onu em Genebra, na Suíça, exorta todas as partes "a reconhecer e defender o respeito à dignidade humana e aos direitos fundamentais de cada pessoa, incluindo o direito à vida, a liberdade de religião, o direito à liberdade de ir e vir e de reunião pacífica". E lança um apelo a toda a comunidade internacional a "passar das declarações à ação"

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-08/preocupacao-santa-se-crise-afeganistao-respeito-direitos-humanos.html

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:


01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1. LITURGIA  DO 22.ºDOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B;

2. ORAÇÃO DO CATEQUISTA;

3. NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA;

02- LEITURAS DO 22.º DOMINGO DO TEMPO COMUM (DTC)-ANO B;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: JESUS CONHECE BEM O CORAÇÃO DO HOMEM;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: MARCOS 7,1-8.14-15.21-23

06- RELIGIÃO: MINISTÉRIO DE CATEQUISTA É CRIADO PELO PAPA FRANCISCO;

07- CATEQUESE - PANDEMIA E CATEQUESE: DEPOIS DA PANDEMIA QUE CATEQUESE?

08- HISTÓRIA INSPIRADORA – OLIMPÍADAS: DEPOIS DE GANHAR O OURO, ATLETA EXIBE OUTRA MEDALHA ESPECIALÍSSIMA;

09- CATEQUESE COM ADULTOS E SEUS DESAFIOS E ATITUDES;

10- EDIÇÕES CNBB LANÇA O TEXTO-BASE E OS ENCONTROS BÍBLICOS PARA O MÊS DA BÍBLIA 2021;

11- SANTO AGOSTINHO E A CATEQUESE: A CATEQUESE AGOSTINIANA;

12- SUGESTÃO DE LEITURAS:

1. A Instrução dos Catecúmenos: Teoria e Prática da Catequese (Santo Agostinho);

2. Catequista: Vocação, ministério e missão.

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!


EU JÁ TOMEI A SEGUNDA DOSE
DA VACINA ASTRAZENECA
# VACINA SIM!

Agosto Azul – um mês de atenção à saúde do homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário