domingo, 8 de agosto de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL I

JESUS, É O PÃO DA VIDA!

- Na liturgia de hoje percebemos que Jesus, o Verbo de Deus que se fez carne, é o sustento eficaz que mantém o homem vivo para seguir adiante em sua caminhada rumo à vida verdadeira.

- Na primeira leitura, do Livro dos Reis, vemos o Profeta Elias que tem uma luta árdua contra um cenário de injustiças sociais, exploração dos pobres, corrupção religiosa e moral. Tudo isso instaurado no reinado de Acab por incentivo da jovem rainha Jezabel, que além de bela e inteligente era perversa e com isso começa a manipular seu marido fraco. A rainha introduz em Israel costumes e práticas morais de sua terra. Começa a exigir que seus súditos deixem de prestar culto a Javé (o Senhor) para prestarem culto a Baal. O poder persuasivo da rainha foi tamanho que o povo adere, entusiasmados, à reforma por ela imposta.

- É neste momento de inversão de valores que aparece um homem de destemida coragem que contradiz as práticas da rainha e o modo pelo qual o povo está levando a vida. Este homem é o Profeta Elias. Com autoridade dada por Deus, Elias denuncia as corrupções e cultos a deuses falsos. As palavras de Elias queimam como fogo e causam descontentamento aos que levam a vida no erro e na imoralidade. Ali o Profeta realiza milagres, invoca ameaças provindas do céu, faz, inclusive, com que fique três anos sem chover. Ele lutou com todas as forças para combater as práticas impiedosas daquele lugar. Certa altura se sente cansado e vê a necessidade de partir para o Monte Horeb, onde o grande Moisés, há mais de 400 anos, havia reestabelecido suas forças espirituais no contato com o Deus verdadeiro. Na caminhada, o Profeta se "joga" embaixo de uma árvore e pede a Deus que envie a morte. Mas Deus não o abandona, não o deixa a mercê dos sofrimentos, envia-lhe um anjo para alimentá-lo.

- A imagem de Elias apresentada na leitura de hoje representa a imagem do ser humano de todos os tempos. Seu deserto representa o deserto que cada um de nós, em certa altura da vida, enfrentamos em nossa missão de testemunhar no mundo a Palavra de Deus e seu projeto de salvação.

- Como resposta a esta situação desoladora enfrentada pelo Profeta e muitas vezes por nós, o trecho do Evangelho de hoje nos mostra Jesus que se apresenta como o "Pão da vida". Ele é força para todo aquele que se coloca em consonância com o projeto do Pai e busca a vida. Por ser de natureza divina e humana, Jesus bem sabe das labutas que cada pessoa enfrenta em sua caminhada, por isso se oferece como alimento, dá força e garante a vida eterna. E para dar testemunho que a humanidade não caminha só e que não está abandonada por Deus, é que Jesus se revela como rosto de Deus: "Quem me vê, vê o Pai". Deus caminha conosco, Ele está no meio de nós, Ele é nossa força em Jesus Cristo. E se no passado Deus mandou um anjo para alimentar e reanimar o Profeta, agora, em nossos tempos, Ele mesmo, por meio de Jesus, o Pão vivo descido do céu, nos alimenta rumo à vida eterna.

- Na segunda leitura, tirada da Carta de São Paulo aos Efésios, o Apóstolo nos apresenta a imagem de Jesus como paradigma para toda humanidade. O cristão batizado deve manter-se sempre unido a Jesus e adotar para sua vida o mesmo modo de vida e virtudes d'Ele. Assim como Jesus é no mundo a imagem de Deus Pai, os cristãos devem ser no mundo a imagem de Jesus. Para isso é preciso que eliminemos de nosso proceder os vícios enunciados pelo Apóstolo, a saber: amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias e toda espécie de maldade (v. 4,31). Pelo contrário, somos exortados a abraçar todo jeito afável que provém de Deus e nos é manifestado em Jesus: ser bons uns com os outros, compassivos, perdoar sempre, imitar a Deus vivendo como Jesus e viver no amor (v. 5,2).

- Que ao iniciarmos hoje a Semana Nacional da Família, reflitamos: as práticas que estamos vivenciando em nossa casa são as virtudes ensinadas por Jesus? Que tipo de alimento buscamos em nossas relações? Buscamos viver no dia a dia o que nos alimenta nos Sacramentos e na Palavra de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário