sábado, 4 de dezembro de 2021

IMACULADA CONCEIÇÃO

SOLENIDADE: IMACULADA CONCEIÇÃO 8 DE DEZEMBRO DE 2021

ENCERRAMENTO DO ANO DE SÃO JOSÉ CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

 "EIS AQUI A SERVA DO SENHOR".

Para ser a Mãe do Salvador, Deus enriqueceu Maria com muitos dons. Anunciando, o anjo Gabriel a saúda como cheia de graça. A Igreja concebeu que Maria foi redimida desde a concepção. Diante desta fé, o dogma da Imaculada Conceição foi proclamado em 1854 pelo papa Pio IX. Por causa de Cristo, sua Mãe foi concebida sem pecado. É a serva humilde do Senhor.

LITURGIA DA PALAVRA


Primeira Leitura

Monição: Depois da queda dos nossos primeiros pais Deus promete-nos um Salvador que será filho de Maria Imaculada.

Génesis 3, 9-15.20

9Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: «Onde estás?». 10Ele respondeu: «Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi-me». 11Disse Deus: «Quem te deu a conhecer que estavas nu? Terias tu comido dessa árvore, da qual te proibira comer?». 12Adão respondeu: «A mulher que me destes por companheira deu-me do fruto da árvore e eu comi». O Senhor 13Deus perguntou à mulher: «Que fizeste?» E a mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi». 14Disse então o Senhor Deus à serpente: «Por teres feito semelhante coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Hás-de rastejar e comer do pó da terra todos os dias da tua vida. 15Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar». 20O homem deu à mulher o nome de «Eva», porque ela foi a mãe de todos os viventes.

 

Salmo Responsorial: 97(98)

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios!

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

 

Segunda Leitura

 

Monição: Foi em atenção aos merecimentos de Jesus Cristo que Maria foi concebida Imaculada e todos nós fomos escolhidos para herdeiros do Céu.

 

Efésios 1, 3-6.11-12

 

3Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. 4N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. 5Ele nos predestinou, conforme a benevolência da sua vontade, a fim de sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo, 6para louvor da sua glória e da graça que derramou sobre nós, por seu amado Filho. 11Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados, segundo os desígnios d’Aquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade, 12para sermos um hino de louvor da sua glória, nós que desde o começo esperámos em Cristo.

 

Aclamação ao Evangelho

Lc 1, 28

Monição: Aclamemos o Evangelho da nossa salvação que nos anuncia a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

 

ALELUIA

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco;

bendita sois Vós entre as mulheres.

 

 

Evangelho: Lc 1,26-38

 

Naquele tempo, 26o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. 27O nome da Virgem era Maria. 28Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». 29Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. 30Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David 33reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». 34Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». 35O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. 36E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril 37porque a Deus nada é impossível». 38Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra».

REFLEXÃO

- A solenidade da Imaculada Conceição de Maria é expressão de uma verdade da nossa fé: em vista dos méritos de Jesus Cristo, nosso Salvador, a sua mãe foi preservada do pecado desde a sua concepção no seio de Ana. Deus quis Maria como sua colaboradora na salvação da humanidade. Ele quis que o Salvador fosse "filho do homem". Que assumisse nossa condição humana e vencesse o pecado. A Tradição e a Bíblia garantem que Maria é a "nova Eva, mãe de todos os vivos". Concebendo e dando à luz Jesus Cristo, ela participa da história da salvação. Torna-se modelo de toda humanidade redimida. Ajuda a descobrir e a respeitar o lugar especial da mulher e dos excluídos na salvação da humanidade. Reivindica sua dignidade: somos todos amados por Deus.

- A anunciação do anjo Gabriel à Maria expressa sua participação na obra da salvação. O seu "sim" foi mantido e acentuado em toda sua vida até o Calvário. Na cruz ela oferecia o Cristo. Este se oferecia para nossa salvação. Ao se tornar instrumento nas mãos de Deus, Maria também nos ensina o mistério do serviço. Todos somos chamados a operar no anúncio do Reino que é salvação para todos. Escolhida para ser mãe, Maria declara-se serva. E em sua vida progrediu no caminho da fé, da dedicação, da obediência, do amor e da esperança. Sua atitude quer revelar que fazer é mais importante do que falar. Que a humildade é preferível ao privilégio. Que a fé amadurece na oração, no serviço, na busca das virtudes e na vivência do amor gratuito.

 - Fazendo-se homem, Cristo não conheceu o pecado. Ele, santo e imaculado, quis que também Maria, sua mãe, fosse imune da culpa. Ela não conheceu o pecado. Foi a primeira a entrar no Reino do Céu. Ela nos indica o caminho para neste Reino sermos participantes. - Na Igreja do mundo inteiro, celebramos hoje o encerramento do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco. A Tradição Cristã sempre teve uma especial atenção à importância do sim de Maria, mas nem sempre reconheceu com a mesma consciência a importância do sim de José, o carpinteiro de Nazaré, a quem Maria estava prometida em casamento. Foi crucial a aceitação de José para que o plano da Salvação de Deus pudesse ser realizado. A Sagrada Escritura não esconde as dificuldades pessoais que São José precisou enfrentar ao receber o anúncio de que sua futura esposa, sem ter contato com homem algum, estava grávida. O Evangelho dá a José o título de justo (Mt 1,19), termo raríssimo e concedido a pouquíssimos personagens na Sagrada Escritura. Isso revela muito sobre a integridade, os valores e a santidade de vida de José. Era um homem fiel à Lei, observador dos mandamentos e preceitos da Lei de Deus. Por isso, com sua obediência a Deus, escuta a voz do anjo e não teme em aceitar Maria como esposa e assumir o Filho de Deus como seu próprio filho. Nesta celebração, sirva-nos os exemplos de Maria e José, para que assim também nós respondamos nosso sim a Deus.

CONCLUINDO:

Em contraste com o Antigo Testamento, quando as anunciações são dirigidas aos homens, aqui, Deus, por meio do anjo, se dirige a uma jovem moça, que se tornará mãe pela ação do Espírito. Deus realiza seu projeto, anunciado desde os profetas, com a colaboração, o sim de Maria. Ela é cheia de graça, porque o Senhor está com ela. Deus, por amor à humanidade, deu a plenitude da graça a ela. Diante da proposta do anjo, ela fica em dúvida, mas o mensageiro lhe esclarece e ela topa o desafio. O menino que vai nascer é o resultado da ação de Deus com o sim da jovem. Para Lucas, Maria é modelo do discipulado de Jesus, isto é, daquelas pessoas que, sempre atentas aos planos divinos, se dispõem a construir a nova sociedade. Nela encontramos duas atitudes fundamentais de quem deseja colaborar com o projeto de Jesus: fé e serviço. Ela é a crente por excelência, modelo de nossa fé. Essa página do evangelho nos ensina que Deus não escolhe os poderosos deste mundo, mas pessoas simples, da periferia, que estão sintonizadas com o seu projeto salvífico e dispostas a gestar o Filho na sociedade.

Oração

Divino Mestre, convencida de que toda pura “devia ser a Virgem que nos daria o Salvador, o Cordeiro sem mancha que tira os nossos pecados”, a Igreja proclamou o dogma da Imaculada Conceição. Ó Jesus, “cura em nós as feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada ao ser concebida sem pecado”. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário