sábado, 11 de dezembro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 12 DE DEZEMBRO DE 2021

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

3.º DOMINGO DO ADVENTO- ANO C 2021

“Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!”. (cf. Fl. 4,4.5).


OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO C 2021

Neste domingo, a comunidade se reúne para celebrar a vida e fortalecer nossa esperança na vinda do Senhor. A liturgia deste dia anuncia que o Senhor está perto e por isso devemos nos alegrar. A alegria é um dos sinais característicos da presença do Espírito de Deus no coração do homem. Com esta celebração, ingressamos na segunda parte deste tempo: a preparação para o nascimento do Salvador. Em meio a tantas adversidades e desafios, exultemos de alegria no Senhor e o celebremos.

“E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?...” (Lc 3, 10)

Já estamos no terceiro domingo do Advento. Como no domingo passado é a pessoa de João Batista que quer ajudar-nos a preparar, mais uma vez, para acolher a presença do Senhor.

Profeta, é aquela pessoa que tem uma visão clara da vida e da história, que sabe discernir quais coisas estão bem e quais estão equivocadas, porque olha a todas as cosas com os olhos de Deus.

O profeta, como enviado de Deus, não pode ‘tapar o sol com a peneira’, não pode fazer de conta que não viu nada, não pode ter medo de dizer o que está errado. Seu desejo não é estragar a vida de ninguém, ao contrário, é levar a plenitude, é ajudar a ser melhores, sem máscaras, sem enganos, sem equivocações.

As pessoas perguntavam a João Batista: o que eu devo fazer?, E ele respondia muito concretamente a cada um: “o que tem dois mantos dê um ao que não tem, e quem tem de comer que faça o mesmo”. Vieram também os cobradores de impostos para que João os batizasse. Lhe disseram: ‘Mestre, que temos que fazer?’ Respondeu João: ‘Não cobrem mais do devido.’ A sua vez uns soldados lhe perguntaram: ‘E nós, que devemos fazer?’ João interpelou: ‘Não abusem das pessoas, não façam denuncias falsas, e fiquem contentes com os que lhes pagam.”

Penso que neste domingo cada um de nós deveria apresentar-se diante de João Batista, perguntar-lhe que coisa devo fazer para preparar-me ao encontro com o Senhor?

Estou seguro que através de nossa consciência, ele nos dirá exatamente quais ações e atitudes devemos mudar imediatamente.

2- ALGUMAS NOTÍCIAS DE SÃO PAULO, DO BRASIL E DA IGREJA

 

Ø  Brasil ficou em 26º em ranking de PIBs com 31 países. Paulo Guedes afirmou que queda no PIB foi ‘localizada’.

Ø  VACINAÇÃO: SP reduziu intervalo do reforço para quatro meses no Estado.

Ø  Temor da ômicron já cancelou réveillon em 24 capitais brasileiras.

Ø  Risco de reinfecção pela ômicron é três vezes maior, apontou estudo sul-africano.

Ø  SP decidiu cancelar réveillon e manter uso de máscaras.

Ø  Média móvel de mortes por Covid é a menor desde abril de 2020.

Ø  Pela primeira vez, SP tem menos 1 mil internados em UTI Covid-19

No pico da pandemia, houve mais de 15 mil pacientes em Terapia Intensiva pela doença; queda é reflexo da vacinação

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/pela-primeira-vez-sp-tem-menos-1-mil-internados-em-uti-covid-19/

Ø  Governo de São Paulo anuncia criação de ‘Museu das Favelas’ e ‘Museu das Culturas Indígenas’ em 2022

Museu da Diversidade Sexual, que fica na Estação República do Metrô, será ampliado e ganhará mais uma sede.

https://jovempan.com.br/noticias/brasil/governo-de-sao-paulo-anuncia-criacao-de-museu-das-favelas-e-museu-das-culturas-indigenas-em-2022.html

Ø  Saque em poupança superou depósito em R$ 12,3 bi em novembro

Este é o quarto resultado negativo consecutivo e segunda maior retirada líquida do ano, segundo dados do BC.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/12/saque-em-poupanca-supera-deposito-em-r-123-bi-em-novembro.shtml

Ø  Vale do Anhangabaú foi totalmente aberto ao público no dia 6 de dezembro

Localizado entre a Praça da Bandeira e a Avenida São Paulo, o Vale passou por reformas e é ponto de lazer dos paulistanos.
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/vale-do-anhangabau-e-totalmente-aberto-ao-publico-nesta-segunda-feira-6/

Ø  IBGE anunciou 207 mil vagas para trabalhar no Censo.

Ø  Aluna do primeiro período de Física no Ceará detectou 46 asteróides em projeto com a Nasa.

Ø  Bolsonaro disse que Petrobrás reduzirá valor da gasolina.

Ø  50% do preço do botijão de gás: Vale-gás de R$ 52,00 começa a ser pago ainda este mês.

Ø  ROTINA DE TÍTULOS coloca Palmeiras entre os mais vitoriosos do mundo, à frente de Chelsea e City. Ganhou dois títulos da Libertadores no mesmo ano de 2021. No começo do ano valendo pelo campeonato de 2020 e no dia 27 de novembro ao vencer o Flamengo por 2x1 na prorrogação. Os gols foram de Raphael Veiga e Deyverson para o Palmeiras e Gabriel para o Flamengo. Embora, além dos flamenguista, a maioria dava como certa a vitória do time carioca, porém, o Palmeiras jogou melhor e venceu com méritos.

Ø  O campeão brasileiro de 2021 foi o Atlético Mineiro depois de 50 anos. O “Galo ganhou” com méritos. E ainda disputará a final da Copa do Brasil contra o Athético Paranaense e este foi campeão da Sul-americana vencendo num jogo único o Bragantino por 1x0. Parabéns a todos os vencedores!

Ø  Papa despediu-se da Grécia, concluindo sua 35ª Viagem Apostólica

O Pontífice deixa as terras helênicas, umas das etapas de sua 35ª Viagem Apostólica, que incluiu também Chipre.

O tapete vermelho, o entusiasmo do povo grego, com a memória dos rostos maravilhados e felizes dos imigrantes que colorem uma sociedade composta de humanidade ferida, mas que recebeu o conforto da comunidade eclesial universal.

O encontro com os jovens do Colégio São Dionísio das Irmãs Ursulinas de Atenas selou um caminho que quis dar impulso às novas gerações que lutam por um futuro marcado por incertezas e medos.

A esperança e o entusiasmo expressos nas palavras do Papa são a herança humana e espiritual do Sucessor de Pedro, que tocou nas chagas das populações cipriota e grega, bem como de todos aqueles que embarcam no que chamou de “odisseia moderna”, as migrações em busca de um futuro de felicidade e de uma vida digna negada em países em guerra e onde o êxodo parece ser a única forma de salvação.

No contexto de uma viagem marcada pelo diálogo ecumênico tão crucial nestas terras, se compõe mais uma peça de um magistério que quer construir pontes e abraçar os povos em um estilo de fraternidade baseada no Evangelho.

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-despede-se-da-grecia-concluindo-sua-35a-viagem-apostolica/

Ø  Cultura digital exige maturidade do cristão, diz pesquisadora

A rede não é um espaço neutro, mas qualificado pelas nossas ações, relações e interações nesse ambiente diz ao Vatican News a pesquisadora e comunicadora gaúcha, com formação em Jornalismo e Teologia. Para ela, uma pergunta a ser feita é como a Igreja pode servir a humanidade no mundo digital.

“Catequese digital, por onde começar?” é o título do livro da jornalista, também Mestra e Doutora em Teologia, Aline Amaro da Silva*, atualmente na Áustria para um período de pós-Doutorado. De passagem por Roma, a jovem gaúcha visitou a Rádio Vaticano/Vatican News, sendo entrevistada pelo padre Bruno Franguelli SJ.

Ademais, falando sobre a era digital e como a Igreja pode servir a humanidade fazendo uso da cultura digital, Aline constata que “a pandemia nos lançou na rede” e mesmo sacerdotes viram-se obrigados a aprender a lidar com o digital para catequeses, Missas, entre outros.

Mas essa vivência digital, destaca ela, exige para os cristãos autocontrole, maturidade e discernimento. A rede não é um espaço neutro, mas qualificado pelas nossas ações, relações e interações neste ambiente.

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-12/aline-amaro-silva-cultura-digital.html

Ø  Manuscritos fundacionais da Companhia de Jesus são restaurados

Nos documentos estão impressos por escrito um carisma que levou o cristianismo para todos os continentes do planeta. Os manuscritos contém uma escola que inspirou a vida de inumeráveis santos e mártires jesuítas, outros religiosos e religiosas, leigos e leigas durante os quase cinco séculos de existência.

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-12/companhia-jesus-restauracao-manuscritos-fundacionais.html

Ø  TV APARECIDA RECEBE TROFÉU CLARA DE ASSIS, POR CATEGORIA DOCUMENTÁRIO, DURANTE MISSA NO SANTUÁRIO NACIONAL

     A “Missa de Aparecida”, celebrada no domingo (05), às 18h, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), registrou uma importante conquista da TV Aparecida. Na ocasião, foi entregue o troféu do prêmio Clara de Assis, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na categoria Documentários, por conta da reportagem produzida pelo programa “Arquivo A – Desafios da Igreja – Realidade Indígenas”.
A celebração, transmitida pela emissora, mostrou a entrega do troféu pelas mãos do Superior Provincial dos Redentoristas de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva e do arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. O prêmio foi recebido pela jornalista Camila Morais e pelo repórter cinematográfico Diego Rosa.
https://www.cnbb.org.br/tv-aparecida-recebe-trofeu-clara-de-assis/

Ø  Cardeal Scherer ordenou 4 sacerdotes na Catedral da Sé

No sábado, 4 de dezembro, às 15h, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ordenou quatro sacerdotes para a Arquidiocese de São Paulo

Foram ordenados dois diáconos do Seminário de Teologia Bom Pastor e dois do Seminário Missionário Internacional Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, ligado ao Caminho Neocatecumenal e destinado à formação de padres diocesanos para a missão.

Diácono Álvaro Moreira Gonçalves, 27, é natural de São Paulo. Diácono Claudinês Venancio da Silva, 42, é de Jequiá da Praia (AL).

Diácono Ignacio Torres Julián, 30, é natural de Terual, na Espanha e Diácono Nicolò Stauble, 32, nasceu em Treviso, na Itália.

https://arquisp.org.br/vicariatoeducacao/noticias/cardeal-scherer-ordenara-4-sacerdotes-na-catedral-da-se

SB SABENDO BEM DO DOMINGO  E DA SEMANA

           01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA

      1.    Liturgia do 3.º Domingo do Advento-C

      2.    Notícias de SP, do Brasil e da Igreja;

02-  LEITURAS DA MISSA DO 3.º DOMINGO DO ADVENTO- C;

03-  LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04-  REFLEXÃO DOMINICAL I: O “DOMINGO DA ALEGRIA”;

05-  REFLEXÃO DOMINICAL II: ALEGRAI-VOS! O SENHOR ESTÁ PERTO!

06-  HISTÓRIA INSPIRADORA: A PARÁBOLA DA FLECHA ENVENENADA;

07-  INSPIRAÇÃO CATECUMENAL E CONVERSÃO PASTORAL (I);

08-  BATISMO NO ESPÍRITO SANTO;

09-  ECONOMIA: PANDEMIA AINDA PROVOCA IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO;

10-  ESPIRITUALIDADE: COMO VIVER A FÉ NO MEU COTIDIANO?

11-  PRÓXIMA PANDEMIA PODERÁ SER PIOR, DIZ CRIADORA DA VACINA DA ASTRAZENECA;

12-  SANTO AGOSTINHO: O ESPÍRITO SANTO E O AMOR FRATERNO;

13-  SUGESTÃO DE LEITURAS:

      1.    Meu Irmão crê diferente. Leituras Ecumênicas ( José Fernandes de Oliveira- Pe. Zezinho);

      2.    Perguntas e respostas sobre a fé(Pe. Alberto Luiz Gambarini).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!






Nenhum comentário:

Postar um comentário