sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

SÁBADO, 01 DE JANEIRO DE 2022

DIA MUNDIAL DA PAZ E DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

Oitava do Natal: Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria do Natal- ANO C

SANTA MÃE DE DEUS: MARIA DÁ AO MUNDO CRISTO, NOSSA PAZ.

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- Liturgia da Oitava do Natal: Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria do Natal- ANO C

Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas, todas importantes. Elas iluminam o mistério da encarnação que celebramos no Natal. Deus se fez homem e veio habitar entre nós em seu Filho Jesus Cristo. Jesus é o centro de nossa fé, porém, existe alguém, que faz parte de forma especial deste centro. É Maria sua mãe.

Celebra-se, neste primeiro dia do ano, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com sua disponibilidade, o seu “sim” ao projeto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.

Maria é a porta pela qual entra no mundo nosso Salvador Jesus Cristo. Nós o encontramos como os pastores, no colo de sua mãe. A figura de Maria, aparece como exemplo de fé e esperança para nós. Ela ouvia a Palavra e a meditava no silêncio de seu coração, a fim de estar sempre sintonizada com a vontade de Deus.

Também hoje celebra-se, o Dia Mundial da Paz. Em 1968, o Papa São Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. No primeiro dia do ano civil invocamos a paz de Deus sobre nós: é o início de uma caminhada a ser percorrida de mãos dadas, com esse Deus que nos ama, que em cada dia nos cumula com sua bênção e nos oferece a vida em plenitude.

A liturgia de hoje, na primeira leitura, sublinha-se a dimensão da presença contínua de Deus na nossa história e, recorda-nos que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude. Lá no AT esta oração/invocação da benção de Deus, suplica que Ele volte sua face misericordiosa sobre nós. Mas ninguém poderia ver a Deus e nem pronunciar seu nome.

Em Jesus Cristo esta benção se concretiza: Jesus é a imagem do Deus vivo, a quem ninguém jamais viu, Ele é a nossa Paz, á a face misericordiosa de Deus que se manifesta a nós, exigindo de nós uma resposta. Qual a resposta que você dá a esta manifestação de Deus em Jesus?

Na segunda leitura, a liturgia evoca, outra vez, o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e do pecado, para os tornar seus “filhos”. É nessa situação privilegiada de “filhos” livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-lhe “abbá” (“papai”).

O Evangelho mostra como a chegada do projeto libertador de Deus (que se tornou realidade plena no nosso mundo através de Jesus) provoca alegria e felicidade naqueles que não têm acesso à salvação: os pobres e os marginalizados. Convida-nos também a louvar a Deus pelo seu amor e a testemunhar o desígnio libertador de Deus para nós.

E aí então novamente Maria, a mulher que proporcionou o nosso encontro, o encontro da Humanidade com Jesus, é modelo para nós. Ela foi sensível ao projeto de Deus, soube ler os seus sinais na história, aceitou acolher a proposta de Deus no coração e colaborou com Deus na concretização do seu projeto de salvação para o mundo.

Encerramos o ano de 2021 com um saldo triste de mortes e dificuldades de toda ordem, mas a esperança não pode morrer. Em Jesus a vida venceu a morte e sua mãe Maria é a primeira testemunha da fé na vitória da vida sobre a morte. Somos desafiados a iniciar este ano confiando, esperando e agindo em favor do Reino de Deus.

Esta pandemia evidenciou o abismo profundo que divide nosso Brasil em ricos e miseráveis. O desemprego, a fome, o desespero, estão presentes. A Palavra de Deus exige de nós uma resposta urgente, para sermos promotores da justiça e da paz, vencendo o mal fazendo o bem, certos de que o Senhor está conosco, caminha conosco todos os dias.

Somos convidados como Igreja a voltar para o essencial: Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, os dez mandamentos e a lei do amor cristão. Somos convidados à uma vida humilde e simples, abrindo espaço para a solidariedade, pois sabemos que ninguém se salva sozinho. Somos convidados a cuidarmos uns dos outros.”.

O povo que estava nas trevas viu uma grande luz: Jesus, o Filho de Deus, nascido de Maria: “Ele é a nossa paz”( Ef 2,14).

*Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo da Diocese de Santo André

https://www.diocesesa.org.br/2021/01/homilia-solenidade-de-santa-maria-mae-de-deus-01-01-21/

2- TEMPO DO NATAL DURA ATÉ A FESTA DO BATISMO DO SENHOR


O Tempo do Natal é o prolongamento da solenidade celebrada nos dias 24 e 25 de dezembro, estendendo-se à Festa do Batismo do Senhor. Este é um dos 4 tempos solenes da igreja, juntamente com o Advento, a Quaresma e a Páscoa. Forma, com o Advento, o Ciclo do Natal, que compreende a preparação, a solenidade e o prolongamento do mistério da Encarnação do Senhor.

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no dia 1º de janeiro, Oitava do Natal. “(Os pastores) foram, então, às pressas, e encontraram Maria, José e o Recém-nascido deitado na manjedoura” (Lc 2,16). A Igreja contempla o Menino que nasceu em Belém e Nele reconhece o Deus eterno e perfeito, reclinado no colo de Maria. Por isso chama-a Mãe de Deus, quer dizer, Mãe do Filho de Deus feito homem! Dando este título à Virgem a Igreja, desde suas origens, professa sua fé na divindade de Jesus. Primeiro de Janeiro é uma das grandes festas marianas.

3- 1.º DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DA PAZ

Dia Mundial da Paz é comemora no dia 1 de janeiro, o Dia de Ano-Novo.

Inicialmente chamado somente de Dia da Paz, a celebração foi criada pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou a celebrar o Dia Mundial da Paz. É assim desde 1968.

De fato, isso vai a acontecer, com a celebração anual do Dia Mundial da Paz a 1 de janeiro, sob um tema escolhido pelo próprio Papa, que passa uma mensagem especial ao mundo neste dia.

4- MENSAGENS DE ANO NOVO DE 2022

1. Oração para abençoar o Ano Novo

Repitamos com fé e esperança as palavras do apóstolo: Cristo é a nossa paz! (Carta do Hebreus 2, 14)

Tenhamos confiança na ajuda do Senhor e na materna proteção de Maria, Rainha da paz.

Apoiemos essa nossa esperança em Jesus, nome de salvação dado aos povos de todas as línguas e raças.

Confessando o Seu nome, caminhemos confiantes rumo ao futuro.

Certos de que não ficaremos desiludidos se confiarmos no santíssimo nome de Jesus.

Amém!

Oração adaptada do livro “As mais belas preces de João Paulo II”.

 

PARA SER MAIS FELIZ EM 2022

1. “O Ano Novo ainda não tem pecado: é tão criança! Vamos embalá-lo... vamos todos cantar juntos em seu berço, de mãos dadas, a canção eterna da esperança.”
— Mário Quintana (poeta, tradutor e jornalista brasileiro)
2. “Escreva em seu coração que todo dia é o melhor dia do ano.”
— Ralph Waldo Emerson (filósofo e poeta americano)
3. “Não importa se a estação do ano muda... Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta... Conserva a vontade de viver, não se chega à parte alguma sem ela.”
— Fernando Pessoa (filósofo, poeta e dramaturgo português).
4. “Existem coisas no futuro que são muito melhores que aquelas abandonamos.”
— C.S. Lewis (professor e escritor inglês, autor de As Crônicas de Nárnia)
5. "Procuro uma alegria na mala vazia do fim do ano e eis que tenho na mão — flor do cotidiano — o voo de um pássaro e de uma canção.”
— Carlos Drummond de Andrade (poeta e cronista brasileiro)
6. “Que maravilhoso é imaginar que os melhores dias de nossas vidas ainda não aconteceram.”
— Anne Frank (adolescente alemã, vítima do Holocausto e autora de Diário de Anne Frank)
7. “Qualquer novo começo é forjado pelos fragmentos do passado, não pelo abandono do passado.”
— Craig D. Lounsbrough (autor e palestrante americano)
8. “A vida é muito curta! Passar por esse momento de forma vil seria um desperdício.”
— William Shakespeare (poeta e dramaturgo inglês)
9. “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova e um nariz novo; pés novos, uma coluna nova, novas orelhas, novos olhos. A menos que um homem faça promessas de Ano Novo, ele não resolverá nada. A menos que um homem comece tudo de novo, ele certamente não fará nada certo.”
— G. K. Chesterton (escritor, teólogo e jornalista inglês)
10. “O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.”
— Luís Fernando Veríssimo (escritor, humorista e roteirista brasileiro)
11. “O dia de Ano Novo é o aniversário de todo homem.”
— Charles Lamb (escritor inglês)
12. “Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos.”
— Luís Vaz de Camões (poeta português, autor de Os Lusíadas)
13. “Um otimista fica acordado até a meia-noite para ver a entrada do ano novo. Um pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi.”
— Bill Vaughn (colunista e escritor americano).
14. “O começo de cada Ano Novo é sempre a melhor época para dar outra chance aos seus talentos ignorados!”
— Mehmet Murat Ildan (escritor turco).
15. “Chega de velhas desculpas e velhas atitude! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.”
— Clarice Lispector (escritora e jornalista ucraniana-brasileira).
16. “Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro se chama Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de Ano Novo.”
— Edith Lovejoy Pierce (poetisa inglesa).
18. Renove-se sempre! A cada Ano Novo busque sua melhor versão, busque ser sempre melhor.
19. Que as escolhas sejam elegantes, os momentos marcantes e a vida cada dia mais interessante. Feliz Ano Novo!
20. Ano novo: é perceber que o ser humano precisa de ciclos para continuar tentando; é sentir que mais importante do que vestir uma cor, é vestir na alma a intenção de ser. Feliz Ano Novo! – João Doederlein
21. Chegou a hora de recomeçar! Feliz 2022!
22. Regras para o Ano Novo: ser feliz no presente e vivenciar todos os dias a fé, a alegria e a gratidão. Feliz 2022!

https://www.lottoland.com/br/revista/frases-de-ano-novo.html

SB SABENDO BEM DO DOMINGO E DA SEMANA


01-          OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1.              Liturgia da Oitava de Natal: Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, Maria do Natal;

2.    TEMPO DO NATAL DURA ATÉ A FESTA DO BATISMO DO SENHOR;

3.              1º de Janeiro: Dia Mundial da Paz;

4.              MENSAGENS DE ANO NOVO DE 2022

02-          JANEIRO BRANCO:  QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA;

03-    LEITURAS DA MISSA DA OITAVA DE NATAL: SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, MARIA DO NATAL;

04-          REFLEXÃO I: SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS;

05-          REFLEXÃO II: SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E O DIA MUNDIAL DA PAZ;

06-          RELIGIÃO: QUANDO REALMENTE ACABA O TEMPO DO NATAL?

07-  FELIZ ANO NOVO DE 2022;

08-          TEOLOGIA DO EVANGELHO DE LUCAS: UM CAMINHO SEMPRE ATUAL;

09-          ELEIÇÕES: CONHEÇA AS NOVAS REGRAS PARA A VOTAÇÃO DE 2022;

10-          MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DA PAZ - 01/01/2022:

“DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES, EDUCAÇÃO E TRABALHO:
INSTRUMENTOS PARA CONSTRUIR UMA PAZ DURADOURA”.

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!


JANEIRO BRANCO: QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário