sábado, 18 de dezembro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2021

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

4.º DOMINGO DO ADVENTO- ANO C

'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!'(Lc 1,42).

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO QUARTO DOMINGO DO ADVENTO– ANO C

No tempo de preparação para o Natal (Advento), a Liturgia nos fala e nos ensina por meio de três grandes guias: Isaías, João Batista e Maria; o profeta, o precursor e a mãe.

Hoje é a vez de Maria; ela nos ajuda a intensificar e a concentrar nossa espera: “Aquele que deve vir” já chegou; o mistério escondido desde séculos em Deus (Ef 3,9) faz nove meses se encontra no seio de Maria!

Maria é a Mãe bendita do Senhor. Por sua fé, vivida em profundidade, ela é realmente modelo dos cristãos. Pela missão que recebeu de ser Mãe da humanidade, ela intercede para que o plano de Deus se realize em nossa vida. Esse é um plano de amor que – por meio do Filho encarnado, que assumiu a história com todas as suas contradições – traz a todos o perdão, a comunhão com Deus. Cumpre-se, assim, a profecia de Miqueias acerca de um chefe que instaurará a paz.

Se Advento significa espera de Cristo, Maria é a espera em pessoa; a espera teve para ela o sentido realista e delicado que esta palavra tem para cada mulher que espera o nascimento de uma criança. É assim que devemos imaginar Nossa Senhora na iminência do Natal: com aquele olhar amável, dirigido mais para dentro do que para fora de si, que se nota numa mulher que carrega no seio uma criatura e parece que já a contempla e com ela dialoga. Maria manteve com seu filho uma comunhão ininterrupta de amor, como uma pessoa que recebeu a Eucaristia.

A devoção a Nossa Senhora é a maior garantia de que não nos faltarão os meios necessários para alcançarmos a felicidade eterna a que fomos destinados. Maria é verdadeiramente “porto dos que naufragam, consolo do mundo, resgate dos cativos, alegria dos enfermos” (Santo Afonso M. de Ligório). Nestes dias que precedem o Natal e sempre, peçamos-Lhe a graça de saber permanecer, cheios de fé, à espera do seu Filho Jesus Cristo, o Messias anunciado pelos Profetas.

https://www.icatolica.com/2015/12/homiletica-4-domingo-do-advento-ano-c.html

 

2- CELEBRAÇÃO DO NATAL – 25/12

 

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e nós vimos a sua glória..." (Jo 1,14).


A encarnação do Verbo de Deus assinala o início dos "últimos tempos", isto é, a redenção da humanidade por parte de Deus. Cega e afastada de Deus, a humanidade viu nascer a luz que mudou o rumo da sua história. O nascimento de Jesus é um fato real que marca a participação direta do ser humano na vida divina. Esta comemoração é a demonstração maior do amor misericordioso de Deus sobre cada um de nós, pois concedeu-nos a alegria de compartilhar com ele a encarnação de seu Filho Jesus, que se tornou um entre nós. Ele veio mostrar o caminho, a verdade e a vida, e vida eterna. A simbologia da festa do Natal é o nascimento do Menino-Deus. 


No início, o nascimento de Jesus era festejado em 6 de janeiro, especialmente no Oriente, com o nome de Epifania, ou seja, manifestação. Os cristãos comemoravam o natalício de Jesus junto com a chegada dos reis magos, mas sabiam que nessa data o Cristo já havia nascido havia alguns dias. Isso porque a data exata é um dado que não existe no Evangelho, que indica com precisão apenas o lugar do acontecimento, a cidade de Belém, na Palestina. Assim, aquele dia da Epifania também era o mais provável em conformidade com os acontecimentos bíblicos e por razões tradicionais do povo cristão dos primeiros tempos.


Entretanto, antes de Cristo, em Roma, a partir do imperador Júlio César, o 25 de dezembro era destinado aos pagãos para as comemorações do solstício de inverno, o "dia do sol invencível", como atestam antigos documentos. Era uma festa tradicional para celebrar o nascimento do Sol após a noite mais longa do ano no hemisfério Norte. Para eles, o sol era o deus do tempo e o seu nascimento nesse dia significava ter vencido a deusa das trevas, que era a noite.


Era, também, um dia de descanso para os escravos, quando os senhores se sentavam às mesas com eles e lhes davam presentes. Tudo para agradar o deus sol.


No século IV da era cristã, com a conversão do imperador Constantino, a celebração da vitória do sol sobre as trevas não fazia sentido. O único acontecimento importante que merecia ser recordado como a maior festividade era o nascimento do Filho de Deus, cerne da nossa redenção. Mas os cristãos já vinham, ao longo dos anos, aproveitando o dia da festa do "sol invencível" para celebrar o nascimento do único e verdadeiro sol dos cristãos: Jesus Cristo. De tal modo que, em 354, o papa Libério decretou, por lei eclesiástica, a data de 25 de dezembro como o Natal de Jesus Cristo.


A transferência da celebração motivou duas festas distintas para o povo cristão, a do nascimento de Jesus e a da Epifania. Com a mudança, veio, também, a tradição de presentear as crianças no Natal cristão, uma alusão às oferendas dos reis magos ao Menino Jesus na gruta de Belém. Aos poucos, o Oriente passou a comemorar o Natal também em 25 de dezembro.

 
Passados mais de dois milênios, a Noite de Natal é mais que uma festa cristã, é um símbolo universal celebrado por todas as famílias do mundo, até as não-cristãs. A humanidade fica tomada pelo supremo sentimento de amor ao próximo e a Terra fica impregnada do espírito sereno da paz de Cristo, que só existe entre os seres humanos de boa vontade. Portanto, hoje é dia de alegria, nasceu o Menino-Deus, nasceu o Salvador.

 

“Hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz.”

 

http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_ENATAL.htm


FELIZ NATAL!

Desejo aos leitores e leitoras do SB SABENDO BEM que o Menino Jesus ilumine o Natal com a esperança de dias melhores e momentos especiais na vida de cada um. Que Ele ilumine sua família para que jamais esqueça que a compreensão é a base de tudo.

Que este Natal seja mais do que um feriado, uma festa, mas sim, seja a Celebração de um recomeço cheio de paz e amor entre os homens e mulheres de boa vontade!

FELIZ NATAL!

SB SABENDO BEM DO DOMINGO  E DA SEMANA


01-  OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

       1.    Liturgia do 4.º Domingo do Advento- C;

       2.    Celebração do Natal.

02-  CICLO DO NATAL

03-  LEITURAS DA MISSA DO 4.º DOMINGO DO ADVENTO-C;

04-  LITURGIA DA SEMANA, LEITURAS DO NATAL E DATAS COMEMORATIVAS;

05-  REFLEXÃO DOMINICAL I-  NATAL: CELEBRAÇÃO DE FÉ E ESPERANÇA;

06-  REFLEXÃO DOMINICAL II: COMENTÁRIOS DE TEXTOS BÍBLICOS: Mq 5,1-4 a; Hb 10,5-10; Lc 1,39-45.

07-  REFLEXÃO HOMILÉTICA DO NATAL: “NASCEU PARA NÓS O DEUS-MENINO”.

08-  “HISTÓRIA OU ESTÓRIA: UM CONTO DE NATAL”;

09-  CATEQUESE: INSPIRAÇÃO CATECUMENAL E CONVERSÃO PASTORAL (II);

10-  RELIGIÃO: QUAL É O SENTIDO DO NATAL?

11-  NATAL SEM FOME;

12-  MENSAGEM DE NATAL DO PAPA FRANCISCO;

13-  SANTO AGOSTINHO E O NATAL: FESTA DA HUMILDADE;

14-  SUGESTÃO DE LEITURA:

       1.    Feliz Natal com Jesus (Padre Juarez de Castro);

       2.    Mulheres cheias de graça (Pe. Fábio de Melo).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário