sábado, 4 de dezembro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO  DE 2021

ANO DE SÃO JOSÉ / CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

2.º DOMINGO DO ADVENTO- ANO C 2021

Preparai os caminhos do Senhor!

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO– ANO C

Advento, tempo de conversão. É o apelo que a Igreja repete ao longo deste tempo litúrgico. Só convertidos, poderemos celebrar o Natal com verdade, com sinceridade, com amor.

No Evangelho de São Lucas, João Batista ensina os homens do seu tempo a receberem o Messias. A Igreja serve-se das palavras e dos exemplos do Precursor para preparar a vinda do Senhor.

Esta vinda exige um caminho: a mudança de vida, a conversão.

«Preparai o caminho, endireitai as veredas, aplanai os obstáculos». Isto é, convida-nos à conversão, como condição para recebermos o Messias Salvador. As palavras de João Batista continuam a ser no mundo um sinal forte de Deus a apontar-nos a responsabilidade de vivermos os tempos de Jesus Cristo. O Advento é pois uma chama a uma vida mais de acordo com a vontade salvadora de Deus.

Por isso, São Paulo, na segunda leitura, convida-nos a sermos firmes na fé e irrepreensíveis no modo de viver, para estarmos preparados para o dia definitivo, no fim dos tempos.

Fé que, quando plenamente assumida por nós pode constituir um desafio e uma ajuda para o mundo de hoje. Há pois que manter uma atitude de vigilância ativa e confiante: descobrindo a presença de Cristo nos acontecimentos que são sinais e devem ler-se à luz do Evangelho. Aproxima-se a salvação. Mas Deus não pode salvar os homens sem a sua colaboração, por isso espera que o homem lhe dê uma resposta pela fé e se volte para Ele pela conversão.

Hoje como ontem, a Palavra do Senhor quer operar no homem mudanças radicais.

Importa pois que descubramos continuamente o alcance de Jesus Cristo e do Evangelho que Ele deixou, para ser a nossa libertação e a nossa alegria. Desta alegria nos fala o profeta Baruc na primeira leitura. O profeta, depois de reconhecer que o exílio e o cativeiro do povo escolhido era fruto das faltas cometidas, lembra as promessas do Senhor Deus e manifesta a certeza de que elas se realizarão. A alegria e a esperança renascem naquele povo, porque a vinda do Senhor irá operar grandes transformações. O Senhor virá para destruir o mal e edificar o bem.

A história antiga do Povo de Deus repete-se ainda nos nossos dias. A esperança renasce no coração dos homens. É esta esperança que torna presente no nosso coração a festa do nascimento de Jesus Salvador. Por conseguinte a nossa esperança tem de ser ativa, dinâmica e criativa: que nos leve a uma renovação permanente. Somos um povo em marcha que fundamenta a sua esperança no amor de Deus, revelado em Jesus Cristo.

O verdadeiro crente sabe que Deus nunca o abandona, mesmo nos momentos mais difíceis. Por isso aguarda a vinda de Jesus com o coração cheio de alegria, porque sabe que só em Deus está a salvação. Deus continua a salvar, na história de hoje, na história de cada um de nós, por Jesus Cristo.

2- Dia 08/12: ENCERRAMENTO DO ANO DE SÃO JOSÉ

Na Igreja do mundo inteiro, celebramos hoje o encerramento do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco.

Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica feita pelo Beato Pio IX no dia 08 de dezembro de 1870, o Papa Francisco convocou o “Ano de São José” com a Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”.

Na carta, Francisco fala sobre São José a partir de sete aspectos: “Pai amado, na ternura, na obediência, no acolhimento, com coragem criativa, trabalhador e pai na sombra”.

O ano especial dedicado a São José teve início no dia 08 de dezembro de 2020 e se estenderá até o dia 08 de dezembro de 2021

Oração do Papa Francisco a São José

Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos
invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém!

São José, rogai por nós!


3- ALGUMAS NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA (01/12).

Ø  TOTAL DE MORTES POR COVID-19: 650 mil
Ø  Seis Estados não registraram óbito por Covid em 24 horas.
Ø  Média de mortes completou 30 dias abaixo de 300.
Ø  VACINAÇAO: O Brasil já vacinou 62% da população de forma completa.
Ø  Ministério da Saúde fechou acordo por 100 milhões de doses da Pfizer para 2022.
Ø  Farmacêuticas trabalham em vacinas específicas para a variante ômicron.
Ø  Já foram confirmados três casos de ômicron na cidade de São Paulo.
Ø  Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte não terão festa de réveillon.
Ø  Desemprego cai para 12,6%, mas ainda atinge 13,5 milhões, diz IBGE.

Ø  Governo notificou 625 mil pessoas a devolver o Auxílio Emergencial.

Ø  Diretor da Anvisa alerta para demora do governo em exigir vacina de quem entra no Brasil.

Ø  João Doria, governador de São Paulo reavalia liberação do uso de máscaras após confirmação da variante ômicron em SP.

Governo pediu novo parecer ao Comitê Científico, que deve ficar pronto na próxima semana. No dia 24/11 Doria havia anunciado fim da obrigatoriedade em ambientes abertos a partir de 11 de dezembro.

Ø  Presidente Bolsonaro assina filiação ao Partido Liberal(PL)
O ato de assinatura da ficha de filiação ocorreu na manhã do dia 30/11/2021.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-11/presidente-bolsonaro-assina-filiacao-ao-pl

Ø  Lava Jato: STJ anula condenações de Palocci, Vaccari e outros 11 réus e envia processo à Justiça Eleitoral

Decisão é do ministro Jesuíno Rissato. Ele mencionou decisão de 2019 do Supremo Tribunal Federal, segundo a qual casos relacionados a caixa 2 devem ser julgados pela Justiça Eleitoral..

https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2021/12/01/lava-jato-stj-anula-condenacoes-de-palloci-vaccari-e-outros-13-r

Ø  Na intenção de oração de dezembro, Papa reza pelos catequistas

Ser catequista é todo um modo de ser, destaca o Papa, agradecendo por essa missão realizada em todo o mundo

“Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé”. Essa é a reflexão inicial do Papa Francisco na intenção de oração para o mês de dezembro. O Vídeo do Papa com a intenção para o mês foi publicado na terça-feira, 30 de novembro.

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/na-intencao-de-oracao-de-dezembro-papa-reza-pelos-catequistas/

Ø  Papa pede confiança e esperança para famílias colocadas à prova

Nono episódio da série de “10 vídeos de Amoris Laetitia” refere-se ao capítulo oitavo da Exortação Apostólica: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade

“Hoje, a fragilidade das famílias é colocada severamente à prova. Somos todos frágeis, e separações, divórcios e convivências se tornaram uma realidade para muitas famílias no mundo. A Igreja tem a tarefa de ir ao encontro daqueles que desejam permanecer perto de Deus, para ajudá-los a transformar seus fracassos e sofrimentos em oportunidades de caminhar em direção à plenitude do Evangelho”. 

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-pede-confianca-e-esperanca-para-familias-colocadas-a-prova/

Ø  Assembleia Eclesial, mensagem final: a sinodalidade pertence à essência da Igreja, não é uma moda passageira

Com o desejo de reavivar o espírito de Aparecida e com o Jubileu Guadalupano em 2031 e o Jubileu da Redenção em 2033 no horizonte, a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe emitiu uma mensagem na qual a experiência desde 21 de novembro se reflete em um evento histórico e sem precedentes.

A Assembleia foi vivida, o documento afirma, como "uma verdadeira experiência de sinodalidade, em escuta mútua e discernimento comunitário do que o Espírito quer dizer a sua Igreja". Da "diversidade multifacetada", os participantes da Assembleia "voltaram-se para as realidades do continente, em suas dores e esperanças".

Leia mais em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-11/assembleia-eclesial-mensagem-final-sinodalidade-pertence-igreja.html

Ø  XIX Assembleia Geral Ordinária do CONIC
No dia 27 de novembro de 2021, segundo ano da pandemia da Covid-19, pela Plataforma Zoom, realizou-se a XIX Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), com a participação de delegados e delegadas das igrejas-membro, representações ecumênicas, regionais e estaduais, além de membros fraternos.
A inspiração para a Assembleia foi o lema bíblico da Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2022, preparado pelas igrejas do Oriente Médio. Segundo o texto do Evangelho de Mateus 2:2, os magos do Oriente avistam o anúncio do nascimento do Príncipe da Paz: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”.

Leia mais em: https://www.conic.org.br/portal/noticias/3949-mensagem-da-xix-assembleia-geral-ordinaria-do-conic

Ø  EM SESSÃO SOLENE, CNBB RECEBE A MAIS ALTA HONRARIA CONFERIDA PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO

Na sexta-feira, 26 de novembro, aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo, a sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O regional Sul 1 é composto por 6 arquidioceses, 36 dioceses e 6 regiões episcopais, divididas por 7 sub-regiões pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo e Sorocaba, sob a presidência de dom Pedro Stringhini.

SB SABENDO BEM DO DOMINGO E DA SEMANA

  01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:
       1.    Liturgia do 2.º Domingo do Advento – Ano C;
       2.    08/12: Encerramento do Ano de São José;
       3.    ALGUMAS NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA.
02-  LEITURAS DA MISSA DO 2.º DOMINGO DO ADVENTO –ANO C;
03-  LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;
04-  REFLEXÃO DOMINICAL I: JOÃO BATISTA NOS ALERTA PARA PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR: É PRECISO CONVERSÃO;
05-  REFLEXÃO DOMINICAL II: PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR- Lc 3,1-6;
06-  SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO – 08/12;
07-  10 DE DEZEMBRO: DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS;
08-  8 MANEIRAS DE AJUDAR SUA PARÓQUIA QUE PODEM NUNCA TER OCORRIDO A VOCÊ;
09-  “VEJAM COMO NÃO SE AMAM”: INTOLERÂNCIA INTRACATÓLICA E ANTIEVANGELIZAÇÃO EM REDE;
10-  A POLARIZAÇÃO NA IGREJA;
11-  SANTO AGOSTINHO: 3 PENSAMENTOS SOBRE A IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA;
12-  CORONAVÍRUS: O QUE SE SABE SOBRE A VAARIANTE ÕMICRON;
13-  SUGESTÃO DE LEITURA:
       1.    O mundo pós-pandemia: Reflexões sobre uma nova vida( José Roberto de Castro Neves, org.);
        2.    Encarnação, infância e nascimento de Jesus Cristo: meditações para o Advento e o Natal.

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!






Nenhum comentário:

Postar um comentário