sábado, 25 de dezembro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 26 DE DEZEMBRO DE 2021

SOLENIDADE DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

Jesus foi encontrado por seus pais no meio dos doutores.

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DA FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ- ANO C

Irmãos e irmãs, nesse clima festivo do Natal, o nosso olhar se volta para a humilde casa de Nazaré. Nela, contemplamos a Sagrada Família de Jesus, Maria e José, cuja Festa celebramos hoje. O Redentor do mundo quis escolher a família como lugar do seu nascimento e do seu crescimento. Jesus santifica com seu nascimento esta instituição fundamental de todas as sociedades.

O mundo é a família de Deus, pois Jesus se encarnou em nossa realidade, experimentando o drama e alegrias de todas as famílias humanas, conduzindo seu povo para a vida em plenitude. Com a festa da Sagrada Família, celebramos não só o sofrimento das famílias brasileiras em tempo de pandemia, mas, sobretudo a certeza de que estamos sendo guiados por Deus no caminho que conduz à vida e liberdade para todos. Agradecemos a Deus a alegria das esperanças realizadas e celebramos, desde já as expectativas para o próximo ano civil de que a paz, justiça, solidariedade e amor possam ser sentimentos e ações colocados em prática para o bem de todos.

2- O que é a Sagrada Família?

 

A sagrada família é constituída por Jesus Cristo; sua mãe, a Virgem Maria; e pelo seu pai adotivo e terreno, São José.

 

A festa da Sagrada Família remonta ao século XVII e consiste na celebração da família santa, como um exemplo de vida familiar para todas as famílias cristãs.

 

Amor incondicional, simplicidade, união, trabalho e sacrifício são algumas das lições a aprender com a Sagrada Família, "a primeira de muitas outras famílias santas", nas palavras de João Paulo II no Ano Internacional da Família, celebrado em 1994.

 

"Sagrada Família de Nazaré,
desperta na nossa sociedade a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
bem inestimável e insubstituível.
Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz
para as crianças e para os idosos,
para quem está doente e sozinho,
para quem é pobre e necessitado."

(Trecho da Oração do Papa Francisco à Sagrada Família)

 

Importância do Dia da Sagrada Família

Apesar das dificuldades enfrentadas diariamente, as famílias precisam se fortalecer para que a relação familiar não se resuma apenas a conflitos.


Por isso, este dia recorda a importância de valorizarmos os momentos em família, bem como da importância da educação familiar para vivermos em sociedade.

3- Ação de Graças pelo ano de 2021

 

O que falar do ano de 2021, agora que chegou ao fim? O que aprendemos perante todas as dificuldades e desafios que tivemos que superar e quais os aprendizados que traremos para 2022?

 

Uma coisa é certa: tivemos de desacelerar, em todos os sentidos. Aprendemos tantas coisas com a pandemia do novo coronavírus, mas talvez a principal dela foi descobrir que sozinhos não somos nada, nem ninguém. Ao desacelerar, tivemos tempo para prestar mais atenção no outro e em nós mesmos. Aprender a identificar e a lidar com nossas próprias emoções de uma forma nunca vista antes no mundo pós-moderno. A ter um olhar mais generoso em relação a si próprio e ao próximo.

 

Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz. Aos leitores/leitoras, amigos e familiares elevamos o nosso carinho, nosso muito obrigado por tudo e tenha boas festas.

 

Mais um ano se encerra e mais uma vez é hora de reacender as chamas da vida. É hora de agradecer a Deus por tudo que nos aconteceu neste ano único na nossa vida.


É hora de repensar as nossas atitudes, o modo como vivemos e mudar aquilo que precisa ser mudado. O tempo é o que de mais valioso temos, e é preciso aproveitá-lo. O tempo é a nossa vida.


E cada ano que se passa é um ano que não volta atrás. Não deixe os seus anos passarem em brancas nuvens. Aproveite as boas energias do fim do ano e o espírito de amor do Natal e reconcilie-se com você.


Perdoe-se por tudo aquilo que você julga ter feito mal, deixe todos os erros no passado. Destes erros, Deus saberá cuidar. Mas planeje o seu futuro. Siga as palavras de Deus para traçar o seu caminho, tenha uma vida feliz, de paz e amor.

SB SABENDO BEM DO DOMINGO E DA SEMANA


01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA

1.    Liturgia da Festa da Sagrada Família;

2.    O que é a Sagrada Família? A importância da Sagrada Família;

      3.    Ação de Graças pelo ano de 2021.

02- LEITURAS DA MISSA DA FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: JESUS NOS CONVIDA A ENTRA EM SUA CASA PARA APRENDER D’ELE E COM ELE OS VALORES DO EVANGELHO;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: SABEDORIA FAMILIAR;

06-  A FAMÍLIA NA ATUALIDADE;

07- SOCIOLOGIA – FAMÍLIA: CONCEITO, EVOLUÇÃO E TIPOS;

08-  RELIGIÃO: A DOR DOS PAIS PELOS FILHOS QUE NÃO QUEREM SABER DA IGREJA;

09-  ESPIRITUALIDADE: 5 SANTOS QUE NÃO SE DAVAM MUITO BEM COM SEUS FAMILIARES;

10-  FAMÍLIAS EM SEGUNDA UNIÃO: UM DESAFIO EVANGELIZADOR;

11-  PADRES DA IGREJA E O VALOR DA FAMÍLIA;

12- ATUALIDADE: GOLEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA PERDOA ATOR QUE O COMPAROU COM ASSASSINO POR REZAR EM CAMPO;

13- SUGESTÃO DE LEITURA:

1.    Família, Santuário da Vida- Prof. Felipe Aquino

2.    A família do cristão – Larry Christenson.

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário