sábado, 4 de dezembro de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL


JOÃO BATISTA NOS ALERTA PARA PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR: É PRECISO CONVERSÃO.

- Estamos vivenciando o tempo do Advento, um tempo específico de preparação, de conversão para acolhermos o Senhor que quer nascer em todo coração e fazer crescer em todos o seu amor salvífico. No tempo presente que estamos vivendo, muitas pessoas e também nós em muitos momentos, não nos importamos com a chegada do Senhor. Nota-se uma maior preocupação com os desejos pessoais em detrimento do bem social e dos valores do Reino de Deus. Neste sentido João Batista nos alerta para prepararmos o caminho do Senhor: é preciso conversão.

- A liturgia deste domingo nos possibilita vislumbrar uma grande esperança. Na primeira leitura ouvimos a história trágica de que o povo vivia no exílio da Babilônia. O profeta Baruc, em meio a uma realidade de desafios e de pecado, anuncia mensagens positivas e de esperança. Mudar de roupa significa o início da libertação, pois onde existia roupa de luto será colocada a glória esplendorosa: o manto da justiça do Senhor. Deus dá ao povo e a cidade um nome novo: "Paz da Justiça e Glória da piedade". Isso revela que a nova comunidade e as relações humanas devem ser fundadas na justiça e voltadas para paz. Além disso a volta para casa será preparada por Deus que dará alívio e proteção, mas que exige do povo atitudes de compromisso e vivência do amor.

- No Evangelho de hoje não vemos Jesus falando diretamente ao povo. É João Batista que fala de Jesus por meio do profeta Isaías. O coração da pregação do precursor está contido na afirmação: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas". O Evangelho nos revela que o caminho de Jesus começou com a história de João Batista no deserto. Ele é uma referência à experiência do povo no êxodo: saída do Egito. João prega um batismo de conversão. O batismo é o sinal que marca o início de uma nova história. Ele toma por base a profecia de Isaías e prega a preparação do caminho do Senhor. Desta forma a missão do precursor é proclamar o fim da história oficial e o início da história que Jesus construirá a partir dos pobres. Preparar e endireitar o caminho do Senhor, significa pôr-se a trabalhar na reforma de nossa vida para sermos pessoas comprometida com a vida nova, simbolizada na criança que nasce em Belém, o Deus feito homem. –

Na segunda leitura Paulo, feliz com a experiência espiritual vivida pela comunidade de Filipos, reza e faz um pedido. A oração expressa a alegria pela comunidade, que acredita, difunde o Evangelho e vive a solidariedade impulsionado por Deus. O pedido diz respeito a intenção de Paulo que o amor continue a crescer em conhecimento e clareza.

- Em nosso meio existem muitas colinas e montanhas. São os obstáculos que colocamos em nosso coração. Eles impedem o encontro com nossos irmãos e, portanto, com Deus. Quanto preconceito, mágoa, rancor, desejo de vingança que ainda guardamos em nosso coração! São obstáculos que impedem a chegada de Jesus. Existem espaços vazios em nosso coração, que precisam ser preenchidos com misericórdia, bondade, compreensão, perdão, gestos de aproximação. Que a Palavra de Deus ouvida neste tempo de Advento nos ajude e nos prepare para o que está por vir. Assim celebraremos dignamente a vinda do Salvador

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2021/09/05_12_21.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário