domingo, 10 de julho de 2022

11 DE JULHO SÃO BENTO

 

11 DE JULHO – SÃO BENTO




Conheça um pouco a história de São Bento

São Bento nos ajuda a compreender a vida como dom. Não é à toa que o lema é 'ora e trabalha'. São Bento nos ajuda a aprofundar o sentido da vida cristã.

Recebemos da tradição cristã o relato de que Bento viveu entre os anos de 480 e 547. Nasceu na cidade de Núrsia, na Itália. Pertencia à influente e nobre família Anícia e tinha uma irmã gêmea chamada Escolástica, também fundadora e Santa da Igreja.

Era ainda muito jovem quando foi enviado a Roma para aprender retórica e filosofia. No entanto, decepcionado com a vida mundana e superficial da cidade eterna, retirou-se para uma vida ascética e reclusa, passou a se dedicar ao estudo da Bíblia e do cristianismo.

Ainda não satisfeito, isolou-se numa gruta do Monte Subiaco. Assim viveu por três anos, na oração e na penitência, estudando muito. Depois, se agregou aos monges de Vicovaro, que logo o elegeram seu prior. Mas a disciplina exigida por Bento era tão rígida, que estes monges indolentes tentaram envenená-lo.

Bento abandonou então o convento e no sopé do Monte Cassino construiu o seu primeiro mosteiro. O símbolo e emblema que escolheu foram “ora et labora” (reza e trabalha) e a cruz e o arado passaram a ser o exemplo da vida católica dali em diante.

Deste modo, se estabelecia o ritmo da vida monástica: o justo equilíbrio do corpo, da alma e do espírito, para manter o homem em comunhão com Deus. Ainda registrou que o monge deve ser: “não soberbo, não violento, não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não detrator, não murmurador”.

Este monge propôs um novo modelo de homem: aquele que vive em completa união com Deus, através do seu próprio trabalho, fabricando os próprios instrumentos para lavrar a terra. Celebrado pela Igreja no dia 11 de julho, São Bento foi declarado patrono principal de toda a Europa, pelo Papa Paulo VI em 1964.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 REFLEXÃO

Bento, modelo de santo, foge da tentação para levar uma vida de atenção à presença de Deus. Através de um esquema equilibrado de vida e oração, chegou ao ponto de se aproximar da glória de Deus. Seu lema “ora et labora” (“reza e trabalha”) não perdeu, ainda hoje, a sua importância e eficácia como desafio e modelo de santidade perfeita.

ORAÇÃO 

Glorioso São Bento, conhecido por vossa santidade e sabedoria, amparai os eremitas que hoje vivem à procura de uma íntima comunhão com Deus. Dai-lhes força em seus combates espirituais e a graça de perseverarem até o fim, no caminho da santidade. Amém!

https://conventodapenha.org.br/sao-bento-11-de-julho/

A Regra Beneditina ou Regra de São Bento

São Bento criaria após muitos anos de estudos aquela que é conhecida até hoje como Regra Beneditina, que formava cristãos santos, através da prática dos mandamentos e ensinamentos de Jesus Cristo, além dos conselhos do evangelho. Logo após sua criação as Regras de São Bento tomaram inúmeros mosteiros Europa a fora com a máxima "Ora et Labora" (Ore e Trabalhe).

De acordo com São Bento para uma vida comunitária saudável depende do total equilíbrio psicológico: sendo assim vários mosteiros além de ajudar a espalhar a palavra de Deus se tornaram locais de ciência, escolas de agricultura e muito mais.

Morte e canonização

São bento faleceu aos 67 anos, e seu dia é comemorado em onze de julho (11/07).

https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/sao-bento.html

Imagem de São Bento - Significados e Símbolos

A Imagem de São Bento nos remete a vida e obra do Santo que é considerado o Pai dos Monges, além de Padroeiro da Europa, e Fundador da Ordem dos Beneditinos, sendo conhecido por fundar inúmeros mosteiros em todo o "velho continente".

Porém para entendermos o ícone da imagem de São Bento, precisamos entender todos os objetos que se encontram em suas imagens.

 

A Taça

Certa vez São Bento foi convidado a dirigir um monastério onde os monges viviam uma vida desregrada e torta, sendo assim, ao longo do tempo realizou um trabalho árduo governando aquele local como Abade.

Porém certo dia descontentes com  modelo de retidão, e disciplina de São Bento, alguns monges tentaram envenená-lo, porém ao fazer o sinal da cruz como de costume antes do vinho, a taça se quebrou mostrando que aquela bebida oferecia risco a vida do Santo. Sendo assim após este evento São Bento compreendeu que nada poderia mais ser feito por aqueles homens que não conseguiam se adaptar às suas regras e deixou aquele mosteiro.

 

 

O Livro

 

A imagem de São Bento também pode ter a representação de um livro. O livro representa as regras de São Bento, ou (em latim Regula Benetict), juntando todos os preceitos considerados essenciais para a vivência em uma comunidade monástica cristã, sob a regência de um abade, sendo simples e direta até hoje é seguida por todos os mosteiros beneditinos.

De uma maneira resumida a Regra de São Bento parte do conceito de "Orar e Trabalhar", pois trabalhando a mente do homem está ocupada, causando crescimento e desenvolvimento. Definindo corretamente os tempos de trabalho e oração dos monges beneditinos.

 

O Hábito Preto

 

Além de símbolo de sobriedade e humildade, o hábito preto é ainda o principal simbolo da ordem beneditina, utilizado até hoje por todos os monges desta ordem.

 

O Cajado

 

Como um pastor usa seu cajado para guiar seu rebanho, as regras e ensinamentos de São Bento guiam todos os membros da ordem beneditina.

A Mão Abençoando

Em sua imagem São bento também pode ser representado com uma mão abençoando, isso se deve ao fato de seguir um ensinamento precioso "Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança" (Pedro 3:9).

 

A Barba de São Bento

 

Assim como muitos sábios de seu tempo São Bento, a barba grande e branca remete a sua sabedoria, experiência e retidão.

 

Oração de Benção da Medalha de São Bento

 – O nosso auxílio está no nome do Senhor

– Que fez o céu e a terra.

 – Exorcizo-te, Medalha, por Deus Pai + onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que contêm.

Todas as forças malignas e todos os exércitos diabólicos, com todos os seus poderes e persuasões sejam afugentados e extirpados por meio da fé e do uso desta Medalha, a fim de que todos os que a usam tenham saúde de corpo e de espírito: Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito Santo +. Amém.

 – Ouvi, Senhor, a minha oração.

– E chegue a vós o meu clamor.

– O Senhor esteja convosco,

– E com o teu espírito.

 Pai Nosso…

 Oremos.

 Deus eterno e todo-poderoso, pela intercessão de Nosso Pai São Bento, vos suplicamos: seja esta Sacra Medalha com suas inscrições e caracteres abençoada por Vós +, a fim de que seus portadores, movidos pela fé, possam realizar boas obras, obter santidade de corpo e de alma, receber a graça da santificação e as indulgências concedidas, ter o vosso auxílio para afugentar o maligno com suas fraudes e ciladas e um dia comparecer à vossa presença santos e imaculados. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração a São Bento para a obtenção de graças

Normalmente feita junto da medalha ou da Cruz de São Bento é uma oração poderosa, que auxilia na obtenção de graças 

Oração de São Bento

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo a vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições. Que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; afastem-se todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos, obtendo-nos finalmente que, ao terminar nossa vista neste vale de lágrimas, possamos louvar a Deus.

https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/oracao-a-sao-bento-para-a-obtencao-de-gracas.html

 

 

SÃO BENTO, ROGAI POR NÓS!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário