sábado, 23 de julho de 2022

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

SEJA BEM-VINDO!

 

A necessidade da oração confiante e perseverante

Segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos - “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

S

“Senhor, ensina-nos a rezar!”(Lc 11,1)

DOMINGO, 24 DE JULHO DE 2022

 

17.º DOMNGO DO TEMPO COMUM – ANO C

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

Somos seres comunicativos. Normalmente, sentimos necessidade de falar com os outros, especialmente com os pais, com os amigos, com os companheiros de trabalho. E precisamos falar com Deus através da oração pessoal, familiar e comunitária. O Mestre da oração é o próprio Cristo, que a cultivou com muita frequência, suscitando nos seus discípulos o pedido para que os ensinasse a rezar. Com Ele, aqui estamos para nossa celebração dominical, neste dia mundial dos avós e idosos e das comemorações dos agricultores e motoristas.

 

01- Liturgia do 17.º Domingo do Tempo Comum- Ano C

Neste domingo, prosseguindo seus ensinamentos, Jesus nos instrui sobre a oração. No decorrer da Sagrada Escritura percebemos que a oração tem um papel fundamental, pois conserva a estreita relação com Deus. A celebração litúrgica é o lugar privilegiado para o encontro com o Senhor. Ele habita em seu templo santo e nos reúne para nos ensinar. Hoje, como comunidade reunida, recebemos de Jesus e dos apóstolos a oração que é alimento para nossa vida cristã e fonte de forças no caminho rumo ao Reino de Deus.

“A oração é o tema central da liturgia deste 17º Domingo do Tempo Comum. A 1ª Leitura (Gn 18,20-32) descreve a conversa entre Deus e Abraão, que intercede por Sodoma e Gomorra. Deus está disposto a salvar essas cidades, mas se depara com uma realidade perpassada pela injustiça em todos os âmbitos. Assim, percebemos que a oração não consiste em esperar receber tudo de Deus, sem estarmos dispostos a mudar, a colocar a mão na massa.

No Evangelho de Lucas (Lc 11,1-13) Jesus é apresentado como aquele que reza ao Pai, e no ensinamento dado aos discípulos somos exortados a orar com perseverança (vv. 5-8) e com confiança (vv. 9-13). O Pai-Nosso traz os aspectos fundamentais da existência humana e os caracterizam os desejos dos seguidores de Jesus. É um itinerário espiritual.

Chamar Deus de Pai é descobrir um novo horizonte de vida e tomar consciência de que Ele tem um projeto para nós e evoca sua misericórdia e bondade. A santificação do nome de Deus e a vinda de seu Reino expressam o louvor e a esperança de que sua ação salvífica seja reconhecida na história (v. 2) e de que o Reino de Deus, anunciado por Jesus, seja manifestado. Mas para isso é necessário que o cristão se comprometa em construir uma sociedade marcada pelos valores evangélicos.

Quais são esses valores? Eles são apresentados nos outros pedidos na oração de Jesus: o partilhar, a solidariedade, o lutar contra a desigualdade entre as pessoas, a comunhão fraterna, e o perdão. Atitudes que devem caracterizar os discípulos e discípulas de Jesus. O último pedido expressa a consciência da fraqueza humana diante da tentação de desanimar, de abandonar o projeto do Pai (22,46). Assim, ser cristão não significa ser isento das dificuldades, mas ter esperança de que Deus está conosco e nos dará o Espírito Santo.

Carta aos Colossenses (Cl 2,12-14) apresenta a confiança no amor de Deus, na atuação do Espírito em nós e na participação na vitória definitiva de Cristo, dons que se iniciam no batismo e se expressam na coragem cristã de construir o Reino de Deus, que é de vida para todos.

Ter no coração a plenitude do projeto do Pai, descrito nas leituras deste domingo e na oração que Jesus nos ensinou, é ter dentro de nós o constante apelo a entregar a nossa vida ao serviço do irmão. É desejar que por meio de nós esse reino de Deus se torne realidade em todos os recantos do mundo.

Diante dessa liturgia, podemos nos perguntar:

- Qual é o conteúdo das nossas orações?

- O projeto do Pai descrito nos pedidos da oração que Jesus nos ensinou afeta a minha vida e a vida da minha comunidade?

- Qual é a relação entre ser batizado e rezar a oração que Jesus ensinou para os discípulos e que caracteriza aqueles que o seguem?

Que possamos sempre mais acolher os apelos que a liturgia nos faz neste domingo, e que a Palavra de Deus seja sempre mais amada, vivida e testemunhada”.

 

Zuleica Aparecida Silvano, fsp

https://www.ihu.unisinos.br/categorias/182-ministerio-da-palavra-na-voz-das-mulheres/590953-17-domingo-do-tempo-comum-ano-c-senhor-ensina-nos-a-rezar

 

02-  Aniversariantes do mês de Julho: Parabéns!

Feliz aniversário! Hoje é o seu dia especial, pois completar mais um ano de vida é um momento de alegria, de celebrar junto dos que mais ama, junto daqueles que têm um sorriso e um abraço sinceros para compartilhar com você neste dia de festa.



Abra o seu coração para todas as felicitações, para a alegria que é a dádiva da vida e usufrua dela o melhor que conseguir.



Parabéns e muitas felicidades! Que a vida continue sorrindo e presenteando você com as melhores graças, com muito amor, com muita saúde, amizade e felicidades mil. Desejos de um dia muito feliz e que você possa celebrar a vida hoje e sempre, e celebrar-se a si todos os dias da sua vida.


https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/feliz-aniversario.html?utm_source=email&utm_medium=referral

 Dia 23 é o aniversário da minha irmã Ana Elza(Deda) e dia 24, neste Domingo é o aniversário do Cidimar. Contudo, todos os familiares que já fizeram aniversário sintam-se parabenizados: Renato Bruno, Luciane, Zezé, Adelayne,

Neusa, Giovanni, Nathany, Thuany, Marilena, Jholine, Maísa,  Carmelina, Geovânia, Heloísa, Yuri, Lohainy,Marino, Regirlene, André, Francesco, Ivan, Marcelle

Tenho felicitado os amigos e amigas do whatsapp e também os do Facebook, que são muitos todos os dias. Neste dia 23 de julho: Ana Rosa, Teresa Pereira, Sandra Melo, Gislaine Ferreira, Eliene Côco, Marino Supeleto, Maria Madalena, Fabiano Moreira, Márcia Alves, Tiago Ferreira, Nivaldo, Carlos Eduardo, Sebastião Zanelato, Andreia Santin, Jadson Andreão, Luciano Martins, Glauber Camilo e Elaine Cristina. De hoje até o dia 31 de julho sintam-se todos felicitados pelo dom da vida, gratidão a Deus e a convivência com os familiares e amigos(as).

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário