sexta-feira, 15 de julho de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL II: A HOSPITALIDADE E A CONTEMPLAÇÃO, ATITUDES NECESSÁRIAS DO CR

 

REFLEXÃO DOMINICAL II

HOSPITALIDADE E CONTEMPLAÇÃO, ATITUDES NECESSÁRIAS DO CRISTÃO

- São Lucas nos apresenta na liturgia de hoje duas atitudes que devem fazer parte da vida do cristão. Apresentando Jesus que visita Marta e Maria, irmãs de Lázaro, revela duas ações: Marta, que está muito preocupada em preparar as "coisas" da casa para acolher melhor o mestre; e Maria, que numa atitude de discipulado, coloca-se à escuta da Boa Nova trazida por Jesus.

- A atitude de contemplação não era comum naquele tempo, muito menos entre os judeus. Por isso o contemplar de Maria é uma preparação para colocar em prática tudo aquilo que for ensinado pelo mestre Jesus. Assim não podemos julgar a Maria pela escolha que fez, pois também ela se colocará a serviço de Jesus testemunhando entre os irmãos aquilo que dele aprendeu.

- A hospitalidade é um elemento muito importante para qualquer cultura, povo ou nação. Saber acolher o outro em nossas casas é sinal de boa educação e de um autêntico agir cristão, onde, fiéis ao mandato do Mestre de amar ao próximo como a nós mesmos, seremos neste mundo, tão marcado pela violência e a indiferença, sinal do amor de Deus.

- Cada vez mais o ser humano busca fechar-se em seu mundo, na sua casa, sua comunidade, sua Igreja, sem preocupar-se com os outros, com a realidade das outras pessoas que são vítimas de um sistema tão exclusivista, que coloca à margem da sociedade um número cada vez maior de pessoas. Somos convidados a cultivar em nossas vidas a mesma atitude de Maria, ouvindo a Palavra de Deus para depois colocá-la em prática em nossas casas, família, trabalho, comunidade etc. Testemunhando assim com a própria vida aquilo que recebemos de Jesus.

- Abraão ainda antes de Jesus, já cultivava em seu coração, em sua casa a hospitalidade gratuita, colocando-se totalmente a serviço do outro, numa atitude de humildade. Ele reconhece na figura dos três estrangeiros a presença do próprio Deus, que vem ao seu encontro para poder cumprir a sua promessa dando a ele uma descendência, um filho, nascido de sua esposa Sara, já com idade avançada.

- Na segunda leitura o apóstolo Paulo é sinal visível de alguém que soube escutar o apelo do Senhor e se colocar totalmente a serviço do anúncio do Evangelho, sem restrições. Trabalhou incansavelmente para tornar conhecido o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos e nações.

- Busquemos, sobretudo neste momento da história, sermos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, revelando aos irmãos e irmãs tudo aquilo que dele aprendermos. Esta atitude de discipulado nos tornará autênticos missionários do Evangelho, com uma profunda espiritualidade fundamentada no agir de Jesus. Nessa íntima relação entre a contemplação e a ação é que nos tornarmos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus através do anúncio do Reino de Deus a todos.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/05/17_07_22.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário