sábado, 26 de novembro de 2022

FORMAÇÃO O que os santos dizem sobre o Tempo do Advento?

 

FORMAÇÃO

O que os santos dizem sobre o Tempo do Advento?

Para conhecer melhor o Advento, vamos conferir o que São Cirilo de Jerusalém, São João Paulo II e Santo Agostinho nos ensinam.

Na Igreja Católica, o início do Tempo do Advento marco o começo de um novo ano litúrgico. E esse período é especial para os cristãos no mundo inteiro, pois é quando eles podem renovar a esperança no Senhor que vem. Ao longo da história, muitos homens e mulheres foram impactados pela graça própria desse período. Para conhecer melhor o Advento, vamos conferir o que São Cirilo de Jerusalém, São João Paulo II e Santo Agostinho nos ensinam.

A vinda do menino e do rei Jesus

São Cirilo de Jerusalém fala que o Advento é um tempo que exala a vinda de Jesus, do pequeno menino e também do rei revestido de glória. “Ele virá, portanto, do alto dos Céus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Virá no fim deste mundo, em sua glória, no último dia. Será então o fim deste mundo criado e o início de um mundo novo”. Por isso, somos chamados a anunciar Cristo com ainda mais intrepidez nesse período.

“Anunciamos o advento de Cristo. Não, porém, um só, mas também o segundo, muito mais glorioso que o primeiro. Aquele revestiu um aspecto de sofrimento; este trará consigo o diadema do reino divino”, diz São Cirilo.

Ele ainda continua: “não nos detemos, portanto, a meditar só no primeiro advento, mas vivemos na esperança do segundo. Assim como aclamamos no primeiro: Bendito o que vem em nome do Senhor, exclamaremos também no segundo”.

A esperança própria do Natal

Já São João Paulo II nos fala sobre a beleza e o mistério do Natal. “O mistério do Natal, que daqui a poucos dias reviveremos, garante-nos que Deus é o Emanuel Deus conosco. Por isso nunca nos devemos sentir sozinhos”.

Ele ainda acrescenta que Jesus partilhou a nossa peregrinação na terra, garantindo-nos a consecução daquela alegria e daquela paz, que desejamos do fundo do nosso ser.

“O sentido da esperança cristã, reproposta pelo Advento, é o da expectativa confiante, da disponibilidade laboriosa e da abertura jubilosa ao encontro com o Senhor. Em Belém Ele veio para permanecer conosco para sempre”, ressalta São João Paulo II.

E não para por aí, pois ele ainda nos ensina que “o Advento mantém viva a expectativa de Cristo, que nos virá visitar com a sua salvação, realizando plenamente o seu Reino de justiça e de paz”.

Por isso, a recordação anual do nascimento do Messias em Belém renova no coração dos crentes a certeza de que Deus é fiel às suas promessas.

Vigiar é preciso no Tempo do Advento

Por fim, Santo Agostinho deixa um aviso importante: “o dia final surpreenderá mal preparado a quem o último dia de sua vida tiver encontrado despreparado”. Portanto, Agostinho adverte: “todo cristão há de manter-se vigilante, para que a vinda do Senhor não o surpreenda mal preparado”.

https://comshalom.org/o-que-os-santos-dizem-sobre-o-tempo-do-advento/

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário