sábado, 5 de novembro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL I COMUNHÃO DOS SANTOS

 

REFLEXÃO DOMINICAL I

COMUNHÃO DOS SANTOS

- Deus é Santo e, desde o início do mundo, decidiu comunicar a sua santidade ao ser humano. Elegeu um povo, definiu patriarcas, chamou os profetas, escolheu algumas mulheres. Na plenitude dos tempos, Jesus, Filho de Deus, que também é Senhor e é Santo, transmitiu a sua santidade à Igreja, por meio dos sacramentos, que trazem aos homens a vida de Deus. Por Seu Espírito sustenta e santifica toda a humanidade. Desta forma a santidade cristã está aberta a todos.

 - Hoje, celebramos o mistério da comunhão dos santos. Eles estão junto de Deus como nossos intercessores, pois compõem o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja dos bem-aventurados. Os santos estão junto de nós com seus testemunhos, a caridade que viveram que nos servem de inspiração. Partindo deste princípio podemos refletir sobre a vida dos santos e sobre seus testemunhos. Estes não são seres especiais, são homens e mulheres como nós, que souberam doar suas vidas na obediência ao Senhor e no serviço aos irmãos. Então quem pode ser santo? Deus faz este chamado a cada um de nós. Pelo Batismo recebemos essa graça. O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica "Alegrai-vos e Exultai: Sobre o chamado à santidade no mundo atual" nos diz: "Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra" (n.14). O chamado é para todos. A santidade não é o fruto do esforço humano. Por mais que tentemos, sozinhos não conseguiremos. A santidade é um dom do amor de Deus. É a resposta do homem à iniciativa divina.

- Jesus utilizou o termo "Bem-aventurados", para definir aqueles que fazem a vontade do Pai, aqueles que são santos e vivem a santidade. Esse termo não é tido aqui como um prêmio, mas como uma condição de vida, um compromisso, uma missão. As bem-aventuranças são a promulgação da nova constituição do povo de Deus. Não tem discriminação, nem fronteiras. A Nova Aliança é estabelecida com os pobres, aflitos, mansos, famintos e sedentos de justiça. Características dos que são chamados a viverem a misericórdia, a solidariedade, a pureza e a paz. A Nova e Eterna Aliança é com todos e para todos. Assim, também é a santidade. Santos são: os pobres em espírito, aqueles que confiam plenamente em Deus e rejeitam toda espécie de idolatria (poder, fama, riqueza, imoralidades etc). São os aflitos aqueles que compartilham o sofrimento dos outros e consolam-se em Deus; são os mansos, ou seja, os que não respondem à violência com violência e sim com amor; são os famintos e sedentos de justiça, pois a desejam e praticam; são os misericordiosos: os que voltam o seu coração para o pobre, o miserável; são os puros de coração que conservaram a integridade e não agem com segundas intenções; são os que promovem a paz, pois criam laços de amizade; são os perseguidos por causa da justiça: os que sofrem para que o projeto de Deus continue firme. Só consegue viver as Bem-aventuranças quem se deixa conduzir e sustentar pelo Espírito Santo. Os santos e santas são pessoas que souberam escutar o chamado do Senhor e foram fiéis a Ele.

- E quanto a nós o que podemos fazer? Se conseguirmos ser assim, vivendo os valores do Evangelho e seguindo o testemunho dos santos, herdaremos o grande presente de Deus: seremos chamados seus filhos (2ª leitura), contados entre o número dos eleitos. Considerados como os que fizeram a experiência de Jesus Cristo (1ª leitura).

 

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/10/06_11_22.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário