sábado, 19 de novembro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL I FESTA DE CRISTO-REI: FESTA DA SOBERANIA

 

REFLEXÃO DOMINICAL I             

FESTA DE CRISTO-REI: FESTA DA SOBERANIA

- A primeira leitura apresenta-nos o momento em que Davi se tornou rei de todo o Israel. Com ele, iniciou-se um tempo de felicidade, de abundância, de paz, que ficou na memória de todo o Povo de Deus. Com o passar do tempo, o Povo sonhava com o regresso dessa era de felicidade e com a restauração do reino de Davi; e os profetas prometeram a chegada de um descendente que iria realizar esse sonho.

- A segunda leitura apresenta um hino que celebra a realeza e a soberania de Cristo sobre toda a criação. Além disso, põe em destaque o seu papel fundamental como fonte de vida para o homem. Razão de gratidão e alegria: não somos mais submissos aos poderes das trevas, mas vivemos na luz de Deus.

- A festa de Cristo Rei, que encerra o ano litúrgico, celebra a soberania e o poder de Cristo sobre toda a criação. O Evangelho nos apresenta a realização dessa promessa: Jesus é o Messias, o Rei enviado por Deus, que veio tornar realidade o sonho do Povo de Deus e apresentar aos homens o Reino. No entanto, o Reino que Jesus propôs não é construído pela força, violência, imposição, mas sobre o amor, o perdão e o dom da vida.

- O Evangelho situa-nos diante da cruz. É o final da caminhada terrena de Jesus. A cena apresenta-nos Jesus crucificado ao lado de dois malfeitores, os chefes dos judeus que caçoavam de Jesus, os soldados que zombavam dos condenados e o povo silencioso e perplexo.

- Celebrar a Festa de Cristo Rei do Universo não é celebrar um Deus forte, dominador que se impõe aos homens do alto da sua onipotência e que os assusta com gestos espetaculares. É celebrar um Deus que serve, que acolhe e que reina nos corações com a força desarmada do amor.

- A cruz, ponto de chegada de uma vida gasta na construção do Reino é o trono de um Deus que recusa qualquer poder e escolhe reinar no coração dos homens através do amor e do dom da vida. Isto equivale a definir Cristo como o centro da vida e da história. Cristo deve ter essa centralidade na vida dos homens e mulheres do nosso tempo. Não devemos ter a centralidade de nossa vida voltada aos outros deuses e referências que usurparam o seu lugar. Esta solenidade nos questiona: Cristo é o centro da minha vida e a referência fundamental onde ela se constrói?

 - A Festa de Cristo Rei é a festa da soberania de Cristo sobre a comunidade cristã. A Igreja é um corpo, do qual Cristo é a cabeça. É Cristo que reúne os vários membros numa comunidade de irmãos que vivem no amor. É Ele que a todos alimenta e dá vida. Somos convidados a repensar a nossa existência e os nossos valores. Celebrar esta solenidade é dar graças a Deus pela sua generosidade de se fazer Nosso Senhor e Salvador, o Redentor do Mundo! O Reinado de Jesus é um convite para vivermos como Ele: uma vida a serviço do outro, do irmão, na busca da reconciliação. O reino e o reinado de Jesus é o reinado do amor, da partilha e da misericórdia.

 

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/10/20_11_22.pdf

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário