sábado, 5 de novembro de 2022

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 Neste domingo celebramos a comunhão dos santos. Homens e mulheres que fizeram a opção fundamental por Deus, vivendo o amor junto aos irmãos. Eles são nossos exemplos e estímulos na vivência da fé. Pelo Batismo, somos convidados a viver e testemunhar a santidade de Deus em nosso cotidiano. Assim, celebrar a festa de Todos os Santos é uma oportunidade de revermos nossa caminhada cristã e, ao mesmo tempo, planejarmos os futuros passos da missão. Somos filhos e filhas de Deus, chamados a praticar a justiça, vivendo as bem-aventuranças! . Neste domingo celebramos a comunhão dos santos. Homens e mulheres que fizeram a opção fundamental por Deus, vivendo o amor junto aos irmãos. Eles são nossos exemplos e estímulos na vivência da fé. Pelo Batismo, somos convidados a viver e testemunhar a santidade de Deus em nosso cotidiano. Assim, celebrar a festa de Todos os Santos é uma oportunidade de revermos nossa caminhada cristã e, ao mesmo tempo, planejarmos os futuros passos da missão. Somos filhos e filhas de Deus, chamados a praticar a justiça, vivendo as bem-aventuranças!

01- Liturgia da Solenidade de Todos os Santos-C

Hoje a Igreja nos convida a celebrar a Solenidade de Todos os Santos. Deus se apresenta na Escritura do Antigo Testamento como aquele que é Santo. O termo hebraico para designar “santo” tem o significado básico de “separado”. Deus é “Santo” porque é o totalmente outro, separado do mundo. Deus não é a soma do que há no mundo, mas tudo o que existe está submetido a Ele, porque Ele existe antes de tudo e é o criador de todas as coisas. Deus, que é Santo, cria o mundo e o homem e deseja comunicar ao homem a sua santidade. Deus, que é totalmente separado de nós, quer se unir a nós. Depois de várias tentativas de restabelecer com a humanidade a aliança que foi terrivelmente rompida com o pecado original, Deus escolhe um povo e o separa, o consagra para si. Através da sua fé e da sua vida moral Israel se demonstra como o “povo santo de Deus”, um povo separado, diferente dos outros povos, que deveria ser para os outros povos um sinal, um sacramento da santidade do próprio Deus.

Todavia, Israel corria um grande risco. O risco de achar que a santidade consiste na mera prática exterior de ritos e normas religiosas. Israel corria o risco de achar que ele mesmo era a fonte da sua santidade. Assim sendo, Israel não seria mais um sacramento da santidade de Deus, seria apenas um povo soberbo por se considerar mais “perfeito” que os outros povos.

Cristo vem nos apresentar uma grande boa-nova. Esta boa-nova é a certeza de que é Ele quem nos santifica. Paulo exprime essa certeza da santificação que nos é oferecida em Cristo na sua primeira carta aos Coríntios, quando diz: “Ora, é por ele que vós sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria proveniente de Deus, justiça, santificação e redenção…” (cf. 1Cor 1,30) e ainda na sua carta aos Colossenses: “Vós éreis outrora estrangeiros e inimigos, pelo pensamento e pelas obras más, mas agora, pela morte, ele vos reconciliou no seu corpo de carne, entregando-o à morte para diante dele vos apresentar santos, imaculados e irrepreensíveis…” (Cl 1,21-22)

Se no Antigo Testamento o homem procurava se aproximar da santidade de Deus através de práticas exteriores, agora é Deus quem toma a iniciativa. Ao homem era impossível alcançar a verdadeira santidade. Cristo no-la concedeu assumindo a nossa natureza e nos aproximando definitivamente de Deus. N’Ele, em Cristo, nós nos tornamos santos. Nós já somos santos em Cristo. A santidade é uma realidade na nossa vida. A santidade não é simplesmente algo a alcançar, porque Ele já nos tornou santos. Vemos isso claramente nas cartas do NT, sobretudo nas de Paulo, quando ele se refere aos cristãos das comunidades, ainda vivos e, é claro, pecadores, como “santos”. Nós somos o Corpo de Cristo e Ele é a nossa cabeça. Se a Cabeça é Santa, todo o Corpo se torna Santo por causa d’Aquele que é a sua Cabeça.

http://www.materecclesiae.com.br/solenidade-de-todos-os-santos/

02-  Amar Cristo e seus irmãos

Na quarta-feira, dia de Finados, fizemos memória de nossos familiares e amigos já    falecidos. Nesse dia, predominou o sentimento de saudade.Hoje também recordamos pessoas já falecidas,mas com outros sentimentos. Lembramos e homenageamos todas as pessoas que souberam amar Cristo e seus irmãos– como rezamos às vezes na missa; pessoas que, como nos diz o Evangelho das bem-aventuranças, praticaram a justiça e viveram a fraternidade; que derramaram seu sangue por amor a seus irmãos, por amor à vida, por amor a Deus.Trata-se de todos os santos e santas que já estão definitivamente com Deus. E temos a certeza deque são multidões incontáveis, como nos sugere o texto do Apocalipse que ouvimos na 1ª leitura.Gente de todas as raças e povos, jovens, crianças,adultos e idosos, de todas as épocas da História.A Igreja canoniza, ou seja,declara santos apenas alguns dos filhos e filhas de Deus. Mas ela sempre teve a certeza de que há muito mais santos e santas do que os poucos da lista oficial. E não poderia ser diferente, pois ser santo não é algo tão extraordinário, nem depende tanto desta ou daquela religião. Pelo contrário, a santidade consiste numa vida assumida com gratidão, amor e responsabilidade. Consiste na capacidade de ser sensível às alegrias e aos sofrimentos dos outros, especialmente dos pobres e excluídos da sociedade. Temos certeza, por isso, de que sempre houve, que hoje também há e nunca deixará de haver muita santidade anônima, muitas pequenas e grandes estrelas brilhando no “céu”deste mundo. Quando alguém de nós consegue conquistar algo de bom, nós o cumprimentamos,nós lhe damos os parabéns e nos alegramos com ele ou com ela. Hoje queremos homenagear todos os santos, nossos irmãos e irmãs que estão na glória de Deus. Que eles torçam e rezem por nós,para que também consigamos viver no espírito das bem-aventuranças e saibamos construir nossas vidas de modo a sermos santos como eles.Todos os santos e santas de Deus, rogai por nós!

Pe. Léo Zeno Konzen

https://www.dropbox.com/s/6uha8tr2f4ax772/06%20%20nov%202022.pdf?dl=0

03-  Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem

Novembro Azul é uma campanha muito importante para o cuidado e a atenção com a saúde do homem. O movimento visa conscientizar sobre a relevância do câncer de próstata, a sua incidência na população masculina e, sobretudo, incentivar a sua prevenção.

Na verdade, esse é um tema ainda cercado por muitos tabus, cujos dados e estatísticas são alarmantes. A incidência da doença é tão alta que, para cada 9 homens, um terá o diagnóstico da doença ao longo da sua vida.

As empresas têm um importante papel nessa estratégia e precisam abraçar a ideia de cuidar dos seus colaboradores e promover um impacto positivo na sociedade. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse assunto e conferir sugestões de como aderir ao Novembro Azul.

Saiba mais em: https://beecorp.com.br/novembro-azul/

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário