sábado, 26 de novembro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL I E DE NOVO HÁ DE VIR

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL I             

E DE NOVO HÁ DE VIR

E de novo há de vir o tempo do Advento e, com ele, a preparação para celebrar o Natal de Jesus mais uma vez. O Advento é marcado pela esperança alegre do cumprimento das promessas de Deus, que vem ao nosso encontro como Salvador. Este tempo recorda-nos a fidelidade de Deus, que não abandona o seu povo e cumpre suas promessas de salvação. Preparando-nos para celebrar o Natal mais uma vez, somos convidados a renovar nossa esperança e nossa confiança em Deus. O Advento, no entanto, tem uma segunda dimensão importante: este tempo litúrgico nos coloca diante da promessa de Jesus, que um dia virá gloriosamente para julgar os vivos e os mortos e para inaugurar o reino definitivo. Isso faz parte da fé da Igreja e está baseado na firme promessa de Jesus: ele levará a sua obra ao seu cumprimento final; o tempo presente ainda não é o definitivo, mas caminhamos, passo a passo, na direção da realização plena do reino de Deus. As leituras de hoje falam disso de diversos modos. O profeta Isaías anuncia os dias do Messias e do seu reino como tempos de paz completa e de superação de todos os males, quando todos se deixarão guiar pela luz de Deus. São Paulo, na 2ª leitura, fala do tempo que passa depressa, e convida os fiéis a viverem honestamente, deixando de lado toda forma indigna de viver, mas “revestindo-se” de Cristo, para estarem sempre prontos para o encontro com o Senhor, quando ele vier. No Evangelho, Jesus ensina que a sua vinda gloriosa será surpreendente e ninguém sabe quando isso acontecerá. O que importa, é estar sempre vigilantes e preparados: “Na hora em que menos esperardes, o Filho do Homem virá”. O Advento nos convida também à vigilância cristã, que é a atitude de prontidão e do discernimento a todo instante, para não abandonar o caminho do bem, caindo em tentação. Advento significa chegada. Este tempo refere-se à primeira vinda (chegada) do Salvador, que recordamos cheios de alegria e gratidão, aderindo a ela com fé renovada. E anuncia a segunda vinda do Salvador, para a qual ainda nos preparamos. Esta segunda vinda acontecerá, para cada um, individualmente, na hora da morte. E um dia, no futuro de Deus, acontecerá gloriosamente e definitivamente. Para ambos esses momentos de nossa fé devemos estar sempre preparados. Ninguém sabe o dia nem a hora. Única coisa que sabemos, é que vai acontecer para cada um e que devemos estar sempre prontos para esse momento de Deus em nossas vidas. Que este tempo do Advento nos ajude a viver vigilantes e sempre preparados. Desejo boa celebração do Advento para todos!

Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo

 

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-47-a-01-1-domingo-do-advento_0.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário