sábado, 19 de novembro de 2022

SANTO AGOSTINHO E O CRISTO REI DO UNIVERSO

 

SANTO AGOSTINHO E O CRISTO REI DO UNIVERSO

 

“Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: ‘És tu o rei dos judeus?’ Jesus respondeu: ‘Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim? O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo’. Perguntou-lhe então Pilatos: ‘És, portanto, rei?’ Respondeu Jesus: ‘Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz’.” (São João 18, 32-37)

Podemos, diante desta afirmação de Jesus, perguntar-nos: Ele é nosso Rei? Nós vivemos esta verdade ou outros nos disseram Dele? Somos da Verdade e, por isso, ouvimos Sua voz? Ou as vozes que nos governam são ainda do mundo? São as vozes daqueles de nosso sangue, que pensam diferente de Cristo? Ou vozes diabólicas que nos fazem cair em tentação, que nos enlaçam com o Mal?

Jesus veio para revelar e trazer uma nova realeza: a Realeza de Deus, que foi arrancada do coração do homem e da mulher desde o pecado original. Enganados pelo maligno, passaram a adorar a criatura em vez do Criador. Com sua morte e ressurreição, Jesus sobe aos céus e toma o devido lugar.

“Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o Nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor” (Filipenses 2, 8-11).


Ele é Rei de todo o Universo, mesmo que a humanidade não O queira. É Rei de todos os povos e nações, mesmo que estes O desconheçam ou O neguem, pelo simples fato de que Ele é Jesus, o Eu Sou, o Filho do Deus Vivo e Verdadeiro. A oração do Creio nos ensina: “Está sentado à direita de Deus Pai, de onde virá julgar os vivos e os mortos”.

Voltemos nosso olhar mais uma vez para dentro e nos perguntemos: em nosso interior está a realeza de Deus, por meio de Jesus Rei ? O Soberano e Senhor retomou seu lugar em nossas decisões, em nossa maneira de pensar, de sentir, de nos relacionar? Jesus Cristo é o Centro? O que Reina? Ele é, para mim, o absoluto e minha vida está sobre o que Ele diz?

Com estas perguntas, possamos gritar a Ele: Salva-nos! Vem, Senhor Jesus! Maranatha! Tu és nosso Rei, mas te pedimos, vença-nos, vem destronar e despedaçar os ídolos que estão dentro de nossa mente e coração, como diz Santo Agostinho.

https://comunidadeoasis.org.br/jesus-cristo-e-nosso-rei/

Nenhum comentário:

Postar um comentário