segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

          Sejam todos bem-vindos à casa do Pai! Nesta Quarta-feira de Cinzas iniciamos o Tempo da Quaresma. Busquemos viver este tempo de graça com intensidade.

          Com o sinal da cinza em nossa fronte, expressamos nossa necessidade da graça divina e manifestamos nossa disposição de vivermos a conversão quaresmal para a celebração central da vida cristã, a Páscoa, com a ajuda da Campanha da Fraternidade. Ela nos lembra a grave realidade da fome e a ordem de Jesus de se dar de comer a quem não tem alimento. Vivendo mais intensamente a oração, o jejum, a prática do amor solidário, tornaremos nosso coração mais aberto à graça de Deus.

         A Quaresma é um tempo que nos convida à conversão e mudança de vida. Pelo jejum, oração e caridade nos colocamos neste caminho. Com o tempo quaresmal, damos abertura à Campanha da Fraternidade que este ano tem como tema: "Fraternidade e Fome", e o lema: "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16). Vivendo este tempo, nos deixemos interpelar por esta triste realidade e busquemos ações concretas para transformação.

01- Liturgia da Quarta-Feira de Cinzas–Ano A

 O profeta Joel prepara o Povo de Deus para o «Dia do Senhor», chamando-o à conversão pessoal. O texto que vai ser proclamado é uma oração sacerdotal, implorando o perdão para o Povo de Israel.

Revistamo-nos dos sentimentos que manifesta e avancemos confiantes na misericórdia do Senhor.

 

 Começa a Quaresma com um forte apelo à conversão e de esperança no perdão do Senhor, extraído do final da primeira parte do livro do profeta Joel (1, 2 – 2, 17). Num estilo solene e apocalíptico, fala de uma invasão de gafanhotos medonhos, mas sem ficar claro se fala em sentido próprio ou figurado. Se a obra é anterior ao exílio de Babilônia, aludiria a invasões de exércitos inimigos; se é posterior, tratar-se-ia de alguma praga agrícola. Joel não se detém a denunciar os pecados concretos do povo, como é costume dos grandes profetas. Diante da enorme calamidade apresentada como castigo divino, o profeta apela para uma sincera conversão, a começar pela dos sacerdotes (1, 13).

 

Também S. Paulo, na segunda Carta aos fieis da Igreja de Corinto, nos dirige um insistente convite à conversão pessoal, depois de nos dizer que o convite não vem dele, mas de Deus: «Nós vo-lo pedimos por amor de Cristo: reconciliai-vos com Deus

Possa este convite ressoar aos nossos ouvidos durante estes quarenta dias da Quaresma que hoje começa.

Toda a vida do cristão é tempo favorável para se converter, mas este da Quaresma é-o especialmente, pelas graças que nos são concedidas.

Manifestemos a nossa generosidade, aclamando o Evangelho que nos ensina este caminho de conversão pessoal.

 

 No Evangelho(Mt 6,1-6.16-18) Jesus pede aos seus discípulos uma justiça superior à dos escribas e fariseus, mesmo quando praticam as mesmas obras que eles.: “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles”. Agora aplica esse princípio a algumas práticas religiosas do seu tempo: a esmola, o jejum e a oração. Há que estar atentos às motivações que nos levam a dar esmola, a orar, a jejuar, porque o Pai vê o que está oculto, os sentimentos profundos do coração. Se buscamos o aplauso dos homens, a vanglória, Deus nada tem para nos dar. Mas se buscamos a relação íntima e pessoal com Ele, a comunhão com Ele, seremos recompensados. Se não fizermos as boas obras com reta intenção somos pessoas ímpias, de acordo com o uso hebraico do termo. Com São Mateus, aprendemos de Jesus a ficar atentos, a fim de que os sinais externos expressem verdadeiramente o que se passa em nosso coração e jamais possam ser motivo de vanglória.

A esmola, a oração e o jejum são sinais exodais que nos recordam o passado e abrem nossa mente e corações para a coragem de refazer o caminho ou mesmo de iniciar um caminho novo, em que a presença e a força do Senhor vão ao nosso lado e não nos deixar tropeçar. Acolhamos este tempo novo, como tempo maravilhoso da graça do Senhor, que, uma vez mais, vem ao nosso encontro.

02- A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

       A Campanha da Fraternidade – é o modo brasileiro de celebra a Quaresma; Ela não esgota a Quaresma. Dá-lhe, porém, o tom, mostrando, a partir de uma situação bem específica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentamos. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social. Este ano, com o tema “Fraternidade e Fome”, somos convocados a considerar a fome como referência para nossa reflexão e nosso propósito de conversão. Temos, sem dúvida, fome de Deus. Desejamos star com Ele e poder participar de seu amor e de sua misericórdia. Temos fome de paz, fraternidade, verdade, concórdia e tudo mais que efetivamente nos humaniza. Durante o tempo da pandemia, no qual, por medidas sanitárias que buscavam nos preservar, não pudemos ir às igrejas para comungar, sentimos fome do Pão do Céu. ... Que esta Quaresma seja vivida em forte espírito de solidariedade. Que nosso jejum abra nosso coração aos irmãos e irmãs que sofrem com a fome. Que nossa solidariedade seja intensificada. Que saibamos encontrar soluções criativas para a superação da fome, seja no nível mais imediato, assistencial, seja no nível de toda a sociedade. Que, efetivamente, se cumpra a responsabilidade dos governantes, em seus diversos níveis, concretizando políticas públicas que atinjam a raiz deste vergonhoso flagelo... Objetivos permanentes da Campanha da Fraternidade (CF): - Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; - Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; - Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja). Objetivo geral da CF 2023: Sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo. Objetivos específicos: - Compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; desvelar as causas estruturais da fome no Brasil; indicar as contradições de uma economia que mata pela fome; aprofundar o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome; acolher o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna; investir esforços concretos em iniciativas individuais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil; estimular iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis; reconhecer e fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.(Texto- -Base da CF2023, apresentação e objetivos, p. 5 a 9) “E o Brasil sente fome. Milhões de brasileiros e brasileiras experimentam a triste e humilhante situação de não poder se alimentar nem dar aos seus filhos e filhas o alimento indispensável a cada dia.” (Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, apresentação, p. 7)

https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-379-2.missasfevereiro-2023.pdf

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário