quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL II “VÓS SOIS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO”(Mt 5,13)

 

REFLEXÃO DOMINICAL II

 

“VÓS SOIS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO”(Mt 5,13)

 

- Hoje, somos convidados a repensar como vivemos concretamente nossa fé. Quando ela é madura, sincera, manifesta-se em nossos gestos, palavras e ações.

 

- Isaías fala ao povo de Deus no momento em que eles estavam chegando de volta à pátria, depois de um longo e doloroso período de exílio. Todos estavam completamente empenhados na reconstrução da cidade e do Templo, pois tudo havia sido destruído pelo inimigo. O projeto de reconstrução previa um novo templo esplendoroso. O fim da escravidão, o retorno para a pátria, a reconstrução, criou um clima de euforia e aos poucos o povo foi se desviando daquilo que era mais importante: o cuidado com a fé no Deus Salvador. A observação das normas provindas da Lei foram aos poucos transformando-se em meras regras exteriores que já não tocavam mais os corações dos fiéis. A exterioridade e a superficialidade com que estavam vivendo a Lei do Senhor, tinha reduzido a fé do antigo povo a um simples ritualismo mágico, que não tocava nem chegava mais ao íntimo dos corações. Deus logo percebeu o agir incorreto do povo e imediatamente enviou-lhes seus servos profetas para que alertassem a comunidade e a chamasse de volta para os caminhos do Senhor.

 

- O profeta Isaías diz que aquilo que agrada o Senhor e atrai a sua graça sobre nós, não é a pura e simples observação exterior das normas da Lei, nem a grandeza e o esplendor do Templo, mas nossa capacidade de repartir o pão com o faminto, acolher o peregrino estrangeiro, vestir o nu, socorrer o necessitado e acolher de coração aberto o indigente. Agrada ao Senhor, abandonar todo tipo de opressão, não abusar do poder, não agir com autoritarismo, evitar linguagem maldosa, não difamar ou atentar contra a dignidade do próximo. Em síntese, é o amor gratuito ao próximo, precedido e acompanhado do amor a Deus, que agrada o Senhor. Amar e servir a Deus na pessoa do próximo necessitado é a condição básica para que brilhe em nós a luz de Deus e a manifestemos em nosso ser e agir.

 

- Provavelmente, se formos examinar com honestidade a vivência de nossa fé, haveremos de reconhecer que aquilo que o profeta falava ao antigo povo, serve também para nós. Em um sincero exame de consciência, reconheceremos vários sinais de superficialidade na vivência de nossa fé.

 

- Na segunda leitura, São Paulo fala daquilo que devemos cuidar quando vamos pregar em nome do Senhor Jesus. Antes de tudo, o pregador deve ter bem claro que deverá anunciar Jesus crucificado: loucura para os que não creem e salvação para os que acreditam e temem ao Senhor. Certamente, esse anúncio não agradará a muitos dos ouvintes, mas o pregador do evangelho nem deve ter a preocupação de agradar. Sua preocupação deve ser somente aquela de ser fiel ao Senhor. Depois, o apóstolo recorda que não devemos confiar e nem recorrer somente a nossa sabedoria humana. Pois, a fé e a salvação são acima de tudo, dons do Pai. Somos nós que anunciamos, mas é a graça que torna frutuoso o nosso anúncio. O que realmente importa para o pregador, é que seja dócil à voz de Deus e obediente ao Espírito Santo, ou seja, ser um bom instrumento da graça.

 - O Evangelho resume em poucas palavras aquilo que deve ser nossa missão enquanto colaboradores do Senhor: "vós sois o sal da terra e a luz do mundo" (Mt 5,13). Deus criou este mundo maravilhoso e o entregou em nossas mãos, para que através do nosso trabalho e inteligência, possamos transformá-lo. Com a entrada do pecado no mundo, também as coisas contrárias ao plano de Deus passaram a fazer parte do mundo. O maligno plantou suas sementes no canteiro de Deus. Foi exatamente para reverter tudo isto que Deus nos chamou e enviou para sermos sal e luz. Temos que ser no mundo uma presença qualitativa e transformadora. Não podemos nos contentar de sermos iguais aos demais. Temos que superar os problemas deste mundo, pois nossa meta é a santidade do Pai, imprimindo o gosto e a marca de Deus em tudo o que somos e fazemos.

 

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/11/05_02_23.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário