sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL II VOCAÇÃO À SANTIDADE

 

REFLEXÃO DOMINICAL II         

VOCAÇÃO À SANTIDADE

Em nome da Trindade Santa nos reunimos para celebrar, formamos comunidade, Igreja que caminha juntos, na escuta da Palavra e na partilha do pão, construindo o Reino de Deus. Nossa grande vocação é o chamado à santidade, ser perfeitos como nosso Pai do céu é perfeito. A santidade é uma relação profunda de amor entre Deus, que nos ama, e nós, que retribuímos a este amor, com amor, um verdadeiro ato de fé. Somos, então, chamados a amar a todos, à semelhança do Pai. A primeira leitura (Lv 19,1-2.17- 18) nos mostra de que forma podemos nos relacionar com Deus, ou seja, como ser santo como Deus é santo: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. E o texto diz em que consiste esta santidade: uma atitude responsável em relação ao próximo, que tem por pressuposto a libertação do coração do ódio e da vingança, que se reverte no amor ao próximo, em fazer sempre o bem e evitar o mal. De fato, “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O texto do santo Evangelho (Mt 5,38-48) prossegue o discurso das bem-aventuranças (Mt 5, 1-11), pois somos chamados a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Para acabar com toda violência se deve superar a prática da retribuição do mal pelo mal, pois a violência gera mais violência. A “estratégia” evangélica, da nova Lei, é retribuir o mal com o bem, desarmar o violento com a força do amor. De fato, aos pobres em espírito e aos perseguidos por causa da justiça o Senhor confiou o seu Reino. E no Reino de Deus a lei suprema é o amor, e até o amor aos inimigos. Para acabar com este círculo vicioso de inimizade e ódio Jesus apresenta o modo perfeito de ser seu discípulo, o amor aos inimigos e oração por eles. Este é o modo de ser de Deus, que deve ser o nosso também: “Sede, portanto, perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito”. A segunda leitura (1 Cor 3,16-23) nos lembra que a comunidade é o lugar onde se encontra Deus e se presta culto a ele: “Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” Os conflitos comunitários são resolvidos com o discernimento espiritual. Os evangelizadores pertencem à comunidade e estão a serviço dela, porque “vós sois de Cristo e Cristo é de Deus”. Nossa fundamental vocação é a santidade. À luz da Palavra de Deus que hoje alimenta nossa vida cristã, é importante recordar o que nos diz o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate – sobre o chamado à santidade no mundo atual. “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada m se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho a serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais” (n. 14). Eis aqui algumas nelas indicações concretas, e assim sermos santos e perfeitos como nosso Pai do céu é perfeito.

Dom Angelo Ademir Mezzari, RCJ Bispo Auxiliar de São Paulo.

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_47a-17-7-domingo-do-tempo-comum.pdf

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário