sexta-feira, 31 de março de 2023

ATO DE CONTRIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA PARA SE CONFESSAR

 

 

ATO DE CONTRIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA PARA SE CONFESSAR

 

Por Fábio Castro 

Conheça o Ato de Contrição da Igreja Católica para se confessar

Ato de Contrição faz parte do Sacramento da Penitência. “Meu Deus eu me arrependo” e “confesso a Deus todo poderoso são palavras recitadas na oração de confissão. O Catecismo da Igreja Católica observa que “entre os atos do penitente, a contrição ocupa o primeiro lugar. A contrição é ‘tristeza da alma e detestação pelo pecado cometido juntamente com a resolução de não pecar novamente”.

 

 

“Senhor tenha piedade de mim. Não olhe para os meus pecados, mas tire toda minha culpa. Crie em mim um coração limpo e renova dentro de mim um espírito reto. Amém! ”

Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém.

O que é o Ato de Contrição?

Conforme muito bem trabalhado pelos palestrantes do Evento Catequistas Brasil, em um nível básico, é uma oração formal recitada durante a Confissão, geralmente antes do padre dizer: “Eu os absolvo de seus pecados, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Em algumas situações, pode ser rezado antes ou depois da Confissão, até mesmo à parte da própria Confissão, especialmente antes de dormir.

O chamado de Jesus à conversão e à penitência, como o dos profetas diante dEle, não visa primeiro as obras exteriores, ‘pano de saco e cinzas’, jejum e mortificação, mas a conversão do coração, conversão interior. Sem isso, essas penitências permanecem estéreis e falsas; no entanto, a conversão interior exige expressão em sinais visíveis, gestos e obras de penitência.

Ato perfeito ou imperfeito?

A teologia católica clássica chamou o primeiro tipo de “contrição imperfeita” e o segundo tipo de “contrição perfeita”. Embora devêssemos sempre tentar despertar genuína tristeza motivada unicamente por nosso amor a Deus, a tristeza que advém do medo da punição e do reconhecimento da loucura do pecado é suficiente para nos converter ao Senhor, que deseja nos perdoar. Quando surge de um amor pelo qual Deus é amado acima de tudo, a contrição é chamada de “perfeita” (contrição da caridade), que remete pecados veniais; também obtém perdão dos pecados mortais, se incluir a firme resolução de recorrer a confissão sacramental o mais rápido possível “(CCC 1451-1452). [6]

Padre Kerper, que trabalhava como pároco em New Hampshire, diocese de Manchester, EUA, escreveu que o Ato de Contrição perfeito surgiu na resposta de uma pergunta em uma de suas cartas: “Tenho vergonha de dizer que não tenho ideia do que é o Ato de Contrição. O que é, e por que é tão importante? ” Muitas vezes os padres usam palavras difíceis e assumem que todos sabem o que querem dizer, mas nem sempre é assim.

Como rezar o Ato de Contrição?

O Ato de Contrição não é primariamente uma fórmula mágica elaborada sem pensar para garantir perdão instantâneo. Em vez disso, expressa em palavras um ato profundamente pessoal que envolve os afetos e a vontade de uma pessoa. As palavras, por mais precisas que sejam recitadas, não fazem nada sem o ato. Podemos dizer que este ato tem três etapas essenciais que veremos logo abaixo.

Passo 1: Desculpe-se pelos seus pecados

“Contrição” vem do latim contristare, “estar com tristeza”. E assim começamos a oração dizendo: “Ó meu Deus, lamento muito por tê-lo ofendido. ” Aqui expressamos a Deus nosso sentimento de tristeza que flui de nosso reconhecimento sincero do pecado. Essa tristeza, que deve ser uma emoção enraizada no coração, é o primeiro passo para o perdão. De fato, sem essa resposta emocional de ofender a Deus, nunca nos preocuparíamos em confessar nossos pecados.

A oração menciona dois tipos de tristeza. Este primeiro é baseado no medo. Dizemos: “Por causa de seus justos castigos. ” O segundo surge do amor genuíno do Senhor. Dizemos: “Porque meus pecados ofendem você, meu Deus, a quem eu deveria amar acima de todas as coisas”.

 

Etapa 2: renunciar ao pecado

Depois de expressar nossa tristeza, então nos voltamos contra o próprio pecado, dizendo: “E detesto todos os meus pecados.” Em outras palavras, ninguém pode alcançar um compromisso acolhedor entre Deus e o pecado, tentando manter os dois como parte da vida de alguém. Isso, é claro, não significa que todo pecado desapareça instantaneamente. Não vai. Antes, embora o pecado possa persistir, devemos sempre desprezar e resistir a ele. Isso nos leva ao passo mais difícil.

 

Etapa 3: resolva alterar sua vida

Todo ato autêntico de contrição deve incluir uma promessa solene de parar de pecar. A forma tradicional tem as seguintes palavras: “Com firmeza, com a ajuda de Tua graça, resolvo não pecar mais e evitar as próximas ocasiões de pecado.” Muitas pessoas, é claro, se recusam a essa promessa, alegando que inevitavelmente pecará novamente. Ainda devo fazer uma promessa? Sim!

 

Essa promessa coloca firmemente a vontade de alguém contra o pecado. Como tal, representa um afastamento livre e consciente do pecado e em direção a Deus. Esta reafirmação do compromisso básico de alguém com Deus é essencial. Sem ele, uma pessoa fica para sempre na barreira entre Deus e o pecado. Pior ainda, confessar um pecado ao planejar cometer novamente bloqueia o perdão de Deus. Isso reduz o sacramento da penitência a uma “licença para pecar”.

Infelizmente, algumas pessoas se envolvem em um padrão de pecado grave seguido pela Confissão, depois repetem o pecado, vão para a Confissão novamente e assim por diante. Isso geralmente significa que falta o firme propósito de emendar e que o pecador entendeu seriamente como o sacramento da Penitência funciona.

Agora, observe a frase “para evitar as próximas ocasiões de pecado”. Isso é crucial para qualquer estratégia que mantenha a promessa de parar de pecar. O termo “ocasiões de pecado” refere-se a pessoas, lugares e coisas que sabemos que resultam em pecado. Existem muitos exemplos para essa catequese:

§  Alguém com um problema com a bebida não deve ir a festas;

§  Que fica furioso com os assuntos atuais não deve ouvir programas de entrevistas no rádio;

§  Pessoas que tenha problemas com a castidade não deve ter acesso fácil à Internet;

§  Aquele que calunia outras pessoas não deve se sentar com pessoas que gostam de fofocar.

Oração forte

Como você pode ver agora, o Ato de Contrição é muito mais do que uma oração fixa. No verdadeiro sentido, está no centro da vida cristã, que começou no dia do nosso batismo. Naquela época, nossos pais e padrinhos renunciaram formalmente ao pecado em nosso favor. De fato, eles declararam que o pecado e a graça de Deus são completamente incompatíveis. Sempre que dizemos o Ato de Contrição, reafirmamos essa verdade essencial, expressamos nossa tristeza pelos pecados passados ​​e declaramos nossa esperança de que a graça de Deus certamente triunfará dentro de nós.

O arrependimento interior é uma reorientação radical de toda a nossa vida, um retorno, uma conversão a Deus de todo o coração, um fim do pecado, um afastamento do mal, com repugnância pelas más ações que cometemos. Ao mesmo tempo, implica o desejo e a resolução de mudar a vida, com esperança na misericórdia de Deus e confiança na ajuda de Sua graça. ” – do Catecismo da Igreja Católica; 1430-31.

 

Ato de contrição pequeno

Ó meu Deus, sinto muito por ter Te ofendido e detesto todos os meus pecados, porque temo a perda do céu e as dores do inferno; mas acima de tudo, porque Te ofendem, meu Deus, que são todos bons e merecem todo o meu amor. Decido firmemente, com a ajuda de Tua graça, confessar meus pecados, fazer penitência e alterar minha vida.

Ato de contrição simples

Meu Deus, sinto muito pelos meus pecados de todo o coração. Ao escolher fazer o errado e deixar de fazer o bem, pequei contra Vós a quem devo amar acima de todas as coisas. Pretendo firmemente, com Sua ajuda, fazer penitência, não pecar mais e evitar o que me leva a pecar. Nosso Salvador Jesus Cristo sofreu e morreu por nós. Em Seu nome, meu Deus, tenha piedade.

Ato de contrição curto

Ó meu Deus, sinto muito pelos meus pecados porque Te ofendi. Eu sei que deveria Te amar acima de todas as coisas. Ajude-me a fazer penitência, a fazer melhor e a evitar qualquer coisa que possa me levar ao pecado.

Ato de contrição tradicional

Ó meu Deus, sinto muito por ter te ofendido e detesto todos os meus pecados, porque temo a perda do Céu e as dores do inferno, mas acima de tudo porque eles te ofendem, meu Deus, que é tudo de bom e merecedor de todo meu amor. Com firmeza, resolvo com a ajuda de Tua graça confessar meus pecados, fazer penitência e alterar minha vida. Amém.

https://catequistasbrasil.com.br/ato-de-contricao-para-confissao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário