quinta-feira, 16 de março de 2023

LEITURAS DA MISSA QUARTO DOMINGO DA QUARESMA- ANO A

 

 

LEITURAS DA MISSA

 

                  QUARTO DOMINGO DA QUARESMA- ANO A

A – A Palavra nos ensina a enxergar o mundo com os olhos de Deus. Escutemos.

 PRIMEIRA LEITURA

Leitura do Primeiro Livro de Samuel (16,1b.6-7.10-13a)

 – Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1b“Enche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus fi lhos”. 6 Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7 Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 10Jessé fez vir seus sete fi lhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus fi lhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.

– Palavra do Senhor. T – Graças a Deus.

SALMO 22 (23) (Salmos e Aclamações / ano A: 12.10 – vol. II, p. 16)

O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma.

 1 O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. /

2 Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha, /

3ae restaura as minhas forças. 3bEle me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome. /

4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança!

 5 Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda.

6 Felicidade e todo bem hão de seguirme, / por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei / pelos tempos infinitos.

 

 

 SEGUNDA LEITURA

 Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (5,8-14)

– Irmãos, 8 outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como fi lhos da luz. 9 E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 11O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo. 13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá!”

 – Palavra do Senhor. T – Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Salmos e Aclamações / ano A: 12.10 – vol. II, p. 17)

 Louvor e honra a vós, / Senhor Jesus, / Senhor Jesus. Pois, eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; / e vai ter a luz da Vida quem se faz meu seguidor!

P – O Senhor esteja convosco. T – Ele está no meio de nós.

P – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T – Glória a vós, Senhor. (9,1.6-9.13-17.34-38)

 – Naquele tempo, 1 ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6 E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7 E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8 Os vizinhos e os que costumavam ver o cego − pois ele era mendigo − diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9 Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!” 13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!” 16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?” 17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”. 34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade. 35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou- -lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

– Palavra da Salvação. T – Glória a vós, Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário