quinta-feira, 13 de abril de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL II JESUS RESSUSCITOU

 

REFLEXÃO DOMINICAL II

JESUS RESSUSCITOU

Por Frei João de Araújo Santiago

Jesus ressuscitou! A ressurreição não é simplesmente voltar a ter a vida que se tinha, mas, ao contrário, é superar definitivamente a morte, é “conquistar” um corpo glorioso, é entrar no mundo do Eterno. Isso se deu com Jesus de Nazaré quando realizou sua “Páscoa” definitiva. Celebrar a “Páscoa” - não nos esqueçamos - é celebrar a “páscoa” de cada um de nós, pois peregrinamos nesta vida ancorados em Cristo Ressuscitado: ... morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Col 3, 3); “Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus” (Ef 2, 6).

Portas trancadas por medo. Lembro de uma vez ter dito ao pároco da paróquia na qual se localizava uma escola na qual tinha estudado: “Estudei três anos naquela escola e jamais recebemos a visita de alguém da paróquia”. Infelizmente, as comunidades cristãs se ausentam (Por medo? Por preguiça? Por falta de zelo e entusiasmo?) de ambientes, de pessoas, de temáticas e situações, de instituições que parecem “desconfortáveis”. Por medo, nós também não iluminamos nossas trevas interiores e passamos a viver escravos de frases ditas (“Não acredito mais”; “Tenho medo de errar, de ser traído (a)”; “O que será de mim amanhã?”). E, assim, o nosso mundo, interior e exterior, continua sem luz, sem a força do Espírito, sem a Palavra. E Assim a gente vai levando....

O Evangelho nos mostra o Senhor que vem em nosso socorro na maior das escuridões, no maior de nossos medos. Os apóstolos sofriam por medo de serem presos e mortos, sofriam pelo sentimento de culpa por terem abandonado o Mestre. Por isso estavam ali, enclausurados, trancados, acuados: que vida!!! Vida que não é viver, vida que não mais espera, que não imagina mais nada de novo. Encontrar o Senhor, o Ressuscitado, é deixar que Ele ilumine nossa história de vida, nossos desencontros, nossos medos, pecados, fragilidades e trevas.

Por que o medo? Por que passaram a nada esperar quando viram Jesus assumir a Cruz? Por que não acreditaram no mistério de uma vida marcada pelas chagas? Por que não acreditaram na força presente no mistério que se esconde atrás de uma vida que se faz alimento, que acaricia os desconsolados, que ensina a verdade, que não se deixa chantagear, que ensina a partilhar o pão, que defende e consola as mulheres da época, que chama de amigos aos seus seguidores, que confia em dar o bem mais precioso, a vida, por puro amor, até aos inimigos? O “Vivo para sempre”, o Ressuscitado, é a revelação desse mistério: em doando a vida se entra no mundo do Eterno. Trata-se de crer que uma vida feita semente não é perdida.

- “... mostrou-lhes as suas mãos e o lado”. A recepção do Espírito está em relação com as chagas. Cabe a nós considerar fortemente Nosso Senhor enquanto chagado e ferido de amor, isto é, enquanto nosso amante, aceitando o quilate do seu amor por nós. Para não se confundir o Espírito Santo com “tantas emoções”, devemos afirmar que a marca do Espírito do Senhor é que ele provém das chagas do Cristo e nos conduzem às chagas presentes na comunidade (Cf. Jo 16). Em outras palavras, o Espírito será sempre Espírito de serviço, de reconciliação. 

Jesus mostra-lhes as mãos chagadas e o peito ferido, mãos que serviram, ampararam, consolaram, e o “peito-coração” de onde saiu para nós a Vida, o Espírito.  No final de nossas vidas haveremos de mostrar nossas mãos (cf. Mt 25, 32ss): que fizemos? Que deixamos de fazer? Deixamos quais marcas por onde passamos e nas pessoas que nos conheceram? Quando apresentamos um amigo para outra pessoa, eles se olham, faces se veem. No Evangelho de hoje, Jesus se apresenta mostrando sua “face”, isto é, suas mãos e costado. É como se Jesus dissesse: “Vejam... sou eu, eu sou mãos que servem e coração que ama”. E tu? Quem és?

“... Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo’...”. Jesus sopra o Espírito dentro da intimidade de cada discípulo e este Espírito nos faz entender que o amor triunfa: aqui está a fé na ressurreição. Isto é muito grave! Por vezes professamos a fé, cremos na ressurreição tal como afirmamos que existiram Moisés e Abraão. Mas apostar que o amor, o bem, a verdade e a honestidade triunfam, nem sempre apostamos. E não apostamos quando, por motivo de decepção e traição ou os mais diversos tipos de injustiças, nos resignamos a viver uma vida qualquer ou até mesmo quando passamos a nutrir sentimentos maldosos e a praticar más ações.

Jesus sopra o Espírito dentro da intimidade de cada discípulo e este Espírito nos faz entender que o amor triunfa. A palavra “Amor” significa vencer a morte (a-mortis). Queremos dizer que não se trata de crer na imortalidade simplesmente, pois, mais do que isso, trata-se de apostar a vida em algo que vence a morte e que nos faz entrar no reino do Eterno: “Quem ama (quem age em promovendo o outro) passou da morte para a vida” (1Jo 3). Não esqueçamos que “amar” é um verbo, exige ação, não meramente um proclamar a fé. Não se trata meramente de professar uma fé, mas de viver como ressuscitados também: “Quem crer em mim jamais morrerá” (Jo 11, 26). Crer em Jesus é apostar no que ele fez, decidiu, procurou.

Receber o Espírito do Ressuscitado, celebrar a “Páscoa”, é realizar o “matrimônio espiritual”, é formar “uma só carne” com o Senhor. O Espírito doado não é calculado por quem doa, assim também não deveria ser calculado por quem recebe. O “Espírito” vencedor da morte foi nos dado em sua plenitude (“... soprou sobre eles dizendo-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo’”): resta-nos recebê-lo também plenamente, não obstaculizar sua vinda e estadia.

Alguém diz que o sentido de nossa vida passa pela acolhida ao dom do Espírito, isto é, sem viver no Espírito é-nos impossível, mais cedo ou mais tarde, suportar a vida com os seus “aperreios”.

Jesus disse: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.  O perdão dos pecados é entregue à Igreja. O Espírito soprado sobre nós nos impulsiona a uma missão. O homem é missão: eu tenho minha “face” (rosto) para “encarar” outras faces (dirigir-se a outros). O que fazemos com nossas faces? Nosso Pai é o Pai de muitos filhos. Então... sendo filho d´Ele tenho muitos irmãos. Que minha face se dirija aos irmãos como irmãos, não como adversários, pois assim vivo como filho do Pai que tem muitos filhos dos quais sou irmão.

Todo discípulo recebe o Espírito, o poder de Deus que perdoa, e, assim, encontra-se capacitado para combater o mal, o pecado. Trata-se de agir a fim de que o mal não cresça entre nós, a fim de que abandonemos a estrada errada. E se o discípulo não agir neste sentido, estará colaborando para que o mal reine.

Imagine-se agarrando uma caça que tenta escapar de suas mãos: você poderá liberá-la ou não. Caso decida pelo “não” liberar o perdão, termina-se agarrado ou preso a muitas feridas, a ofensas causadas por tantos tipos de agressões, retendo tudo isso, não perdoando: e assim caminha a humanidade intoxicada pelo veneno das ofensas recíprocas que geram pessoas áridas, travadas num passado infértil e sem vitalidade. Caso decida por liberar a caça, estará perdoando, e, assim, a vida nova chega; desenlaça-se de nós cegos; bons ares nos alcançam. O perdão liberta: aprendamos a nos perdoar, a receber o perdão e também a perdoar a fim de que o mal, o pecado e a morte eterna não triunfem.

O perdão é medicinal, nos livra das trevas, pois é no perdão que toda e qualquer “miséria” recebe uma nova história. É no perdão que toda relação se fortalece e onde o próprio mal se torna, por isso mesmo, revelação de um amor maior do que o mal. Com o perdão, o mal não tem a última palavra: “... o outro (malfeitor) disse a Jesus: ‘Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino’. E disse-lhe Jesus: ‘Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso’” (Lc 23, 39-43).

- “... àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos...”: Por vezes a comunidade cristã, a Igreja, declara o “não perdão”. É uma ação a fim de que o pecador tome consciência do mal praticado contra o irmão, a fim de que o pecador não continue se ufanando e desdenhando da vítima que sofre por causa dele. O mal deve ser denunciado: é, sim, um grande ato de misericórdia, tornar evidente que o mal é mal e faz mal. Quem não lembra o que disse Natã a Davi? E se Natã não tivesse dito nada, Davi não teria se tornado um homem novo e verdadeiro.

No Evangelho deste domingo, temos a figura de Tomé.   Tomé, também chamado Dídimo (Dídimo significa gêmeo, isto é, somos parecidos com ele) não estava reunido com os demais. Estava entre os incrédulos, fora da comunidade. Talvez estivesse desanimado como tantos discípulos hoje em dia. Desanimado por fofocas internas ou qualquer escândalo que acontece, por vezes, nas nossas comunidades. Pode ser também que simplesmente não quis ficar trancado por medo como os outros discípulos, mas preferiu fazer sua vida de outro jeito já que aquela apregoada por Jesus, até onde ele pensava, não tinha dado certo, mas dado em perseguição, morte, fracasso. Tomé pode representar aquelas pessoas que, apesar de “tocarem” suas vidas, e de até fazerem o bem, julgam que o bem se acaba e que o fim é mesmo o fracasso, a morte sem sentido.

Para Tomé, Jesus diz: “Não seja incrédulo, entra na fé (põe teu dedo nas minhas mãos chagadas), entra dentro desse círculo amoroso de doação que eu vivi e por isso estou vivo e sou o Vivo, o Ressuscitado”. Entrar nas chagas é entrar em Deus: no Deus eternamente ferido de amor pelo homem, obra sua. As chagas são aberturas, fendas: no mistério de uma vida que ama e que se dedica, trabalha e pena também, se entra no reino do Eterno.

Tomé estava ausente, não partilhando a vida com os irmãos. Depois encontrou o Senhor depois de ter regressado à comunidade. Por mais que se defenda uma felicidade quando se leva uma vida que só pensa em si (Vejam-se os que identificam felicidade com ostentação), a experiência do Senhor vivo que nos faz vivos, somente se faz valer quando a vida é vida partilhada. Aprendamos a partilhar nossos medos e fraquezas com os irmãos de comunidade: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, lá estarei”, disse Jesus.

Crer sem ver. Quando Jesus diz: “Lázaro, sai para fora ... desatai-o e deixai-o partir”, Jesus desafia Lázaro a fazer a própria vida, quase que dizendo: “Encontrar-me-ás vivo e ressuscitado quando viverás a tua vida, quando o que tens de mais precioso dentro de ti se fará carne, se fará dia-a-dia: amar, servir, promover o outro”. Isso é “crer sem ver”, é felicidade (“Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!"), pois leva o discípulo a realizar a própria páscoa realizando a própria vida. (Uma coisa é você assistir alguém colando grau, outra coisa é você colar grau!). “Crer sem ver” é a alegria de sentir a vida do Ressuscitado em nós e ao mesmo tempo ir se fazendo ressuscitado também. “Crer sem ver” é a nossa chance! Quando teremos “acreditado totalmente” sem ver, aí, sim, veremos “face a face”. “Crer sem ver” é um chamado, é um desafio, é sofrer a forte atração pela Palavra que nos chama para “águas mais profundas”.

Crer sem ter visto, crer “somente” escutando a Palavra transmitida pelos irmãos, vivendo em comunidade, engajado na Igreja. Temos aqui uma fé (um acreditar) vital, que se faz vida, cotidiano, relação com os demais, sentimentos, pensamentos, emoções, que se faz prece, oração, júbilo, força diante das tribulações. É crendo desta maneira que eu me faço encontrar com o Ressuscitado, “entro” naquelas feridas (tal como Tomé), entro em comunhão com Ele, acolho o seu Espírito e o Seu Amor.

https://www.capuchinhosrs.org.br/promapa/artigos/detalhes/espiritualidade/homilia-do-ii-domingo-da-pascoa-ano-a-frei-joao-santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário