terça-feira, 4 de abril de 2023

REFLEXÃO IV A Ceia que Cristo realizou é exemplo de amor e partilha entre os irmãos

 

 

 

REFLEXÃO IV

A Ceia que Cristo realizou é exemplo de amor e partilha entre os irmãos

- No livro do Êxodo fazemos a memória da primeira ceia. Também é um belíssimo texto Eucarístico. Deus protege o seu povo. Neste ritual, encontramos a alegria da partilha. Alguns detalhes nos fazem perceber como é valiosa a comunhão entre as pessoas: a escolha de um animal sem defeito, que deve ser partilhado com o vizinho; a união das famílias, caso sejam pequenas, manifestando a igualdade; a importância de que todos participem do Banquete; as ervas amargas que eram comidas para lembrar dos sofrimentos e não se deixar escravizar e nem ser como os opressores que escravizam o povo.

 

- Na Carta aos Coríntios lemos um dos textos mais antigos sobre a Eucaristia. Um relato do que Cristo viveu, e que está presente em cada Missa que participamos. O Cordeiro se faz Pão e Vinho, comida e bebida. Ele nos alimenta e nos dá força. A comunidade de Corinto que estava vivendo a divisão e dúvidas, é convidada a experimentar e viver a partilha. A Ceia que Cristo realizou é exemplo de amor e partilha entre os irmãos. Quando a celebramos com esta intenção e vivência entre nós, encontramos o real sentido da Eucaristia. Também esta mesa nos inspira na busca do pão material partilhado; vivência e promoção de uma cultura da justiça e da paz. Paulo insiste aos irmãos de Corinto que todos devem amar e praticar o amor como o próprio Cristo: até o fim.

 

- O Evangelho destaca o grande gesto do serviço realizado por Jesus: Ele, sendo Deus e Mestre, abaixa-se e lava os pés dos discípulos. Nem todos compreendem este gesto. Por isso é que em Pedro vemos a figura de todos aqueles que ainda estão presos na busca de status e poder que oprime e marginaliza etc. Para estes, Jesus tem paciência e esclarece que o "poder" deve ser vivido e transformado em serviço aos irmãos. Quem entende a mensagem de Jesus, se entrega totalmente à missão. Esta foi a conversão de Pedro e de tantos discípulos de Jesus.

 

- O Cristo que se dá no Banquete Eucarístico torna-se o verdadeiro cordeiro. Ele nos ensina a partilhar e nos mostra que o mais importante não é ser servido, mas sim estar a serviço do outro. Ele nos ensina o essencial de sua pregação: Amar até o fim. Com o sacramento da Eucaristia temos a certeza de que Cristo nunca nos abandonará. Também encontramos força e sabedoria para a construção de uma cultura da paz. Assim a violência não terá a última sentença, mas sim a vida. Em Cristo somos todos irmãos. Nele encontramos o motivo para testemunharmos esta certeza a todos.

 

- Este ano a Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB ajudou-nos a refletir sobre a triste realidade da fome no Brasil. O tema "Fraternidade e fome", e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16) norteou todas as reflexões, orações e ações em favor da vida. O Brasil é considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge mais de 33,1 milhões de Brasileiros. Celebrar a Ceia do Senhor é abrir as mãos para repartir e dar vida à solidariedade guiada pela fé. A solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros, mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. É o próprio Jesus quem nos convida: "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16).

 

- Poderão ser apresentadas ações realizadas a partir da CF 2023 ou aquelas que estão em andamento para conhecimento e participação de todos.

 

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/02/06_04_23.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário