sábado, 8 de abril de 2023

RELIGIÃO É Páscoa! O maior acontecimento da história do Cristianismo

 

 

RELIGIÃO

É Páscoa! O maior acontecimento da história do Cristianismo

 

Vanderlei de Lima 

A ressurreição de Jesus é o alicerce sobre o qual se apoia toda a nossa fé

Prezado(a) irmão(ã), chegamos à Páscoa do Senhor Jesus, ou seja, à sua ressurreição gloriosa. É sobre esse acontecimento – o maior da história do Cristianismo – que desejo refletir com você.

A ressurreição de Jesus é o alicerce sobre o qual se apoia toda a nossa fé, de modo que o grande Apóstolo São Paulo pode afirmar: “Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, ilusória é a vossa fé; ainda estais no vosso pecado” (1 Coríntios 15,13.17).

O testemunho mais grandioso e original da fé das primeiras comunidades cristãs na ressurreição de Cristo está em 1 Coríntios 15,3-8: “Transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, a maioria dos quais ainda vive, enquanto alguns já adormeceram. Posteriormente apareceu a Tiago, e depois a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim, como a um abortivo”.

Note, prezado(a) irmão(ã), que Paulo escreveu esta mensagem no ano 56, ou seja, pouco mais de 20 anos apenas após a ressurreição do Senhor Jesus. Ele redigiu o que antes – nos anos 51-52 provavelmente –, já tinha pregado de viva voz ao povo de Corinto, conforme recebera da Igreja nascente (ler: 1 Coríntios 15,1-2.3-4).

Portanto, já nos primeiros tempos, após a Ascensão do Senhor ao céu, há entre os fiéis a crença firme na ressurreição corporal de Cristo que pode ser provada, inclusive com muitos testemunhos (mais de 500 pessoas).

O sepulcro vazio (ler Marcos 16,1-8), conforme encontrado pelas santas mulheres, é outro testemunho da ressurreição corporal de Jesus. E por que o é?

Por quatro pontos importantes: a) o sepulcro, pertencente a José de Arimateia, estava em local conhecido, de modo que as mulheres puderam visitá-lo de madrugada e sem medo; b) o fato de as mulheres não terem encontrado o corpo é real, pois, se fosse invenção das primeiras comunidades cristãs, logo seria colocado no ridículo pelos judeus de então, que não acreditavam na palavra de mulheres.

Aliás, os próprios Apóstolos não deram fácil crédito: só Pedro foi ao túmulo (ler Lucas 24,10-12); c) os inimigos de Jesus – que não eram poucos – nunca puderam negar a ressurreição em si, apenas inventaram uma desculpa esfarrapada: os guardas que vigiavam o túmulo dormiram e alguém veio e roubou o corpo.

Ora, se dormiam, como viram o roubo? Se não dormiam, por que deixaram que o corpo fosse levado? Onde estaria esse corpo? Por que não o recuperaram?  d) a ressurreição tem de ser, por todos os dados expostos, um fato histórico e é nesse fato real que a Igreja sempre acreditou, e por isso o pregou sem medo a todos, apesar das muitas perseguições (ler Atos 10,37-42).

Feliz e santa Páscoa! A vida venceu a morte!

 

https://pt.aleteia.org/2020/04/12/e-pascoa-o-maior-acontecimento-da-historia-do-cristianismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário