sábado, 8 de abril de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL II PARTILHANDO A PALAVRA DO DOMINGO DA PÁSCOA

 

REFLEXÃO DOMINICAL II

PARTILHANDO A PALAVRA DO DOMINGO DA PÁSCOA

- Aquele que vimos envolto em sangue, tomado pelas dores da traição, do abandono e da morte na Sexta-feira, e que velamos no silêncio do Sábado, agora proclamamos Ressuscitado, Vitorioso e Glorioso! "Eis o dia que o Senhor fez para nós!"

- Na liturgia de hoje, vemos que pela manhã, "quando ainda estava escuro", as mulheres foram ao túmulo e encontraram-no aberto e vazio! Apavoradas, foram contar a Simão Pedro. Ele foi também ao túmulo com o outro discípulo, aquele que Jesus amava: viram as faixas de linho no chão e o túmulo vazio e voltaram para contar a todos o que aconteceu.

- O primeiro dia dessa nova humanidade começa com uma cena de caráter nupcial. A busca e o encontro de Maria Madalena, figura da comunidade/ esposa, com Jesus, o Messias/Esposo, no jardim, leva-nos de volta ao primeiro jardim da existência. Deus continua tentando salvar a humanidade. Diz o texto que a noite não havia terminado, era ainda trevas e Madalena tem pressa de chegar. Tal cena nos leva também ao livro do Cântico dos Cânticos, em que a noiva procura o amado por toda a rua desde a madrugada.

- Outro elemento chama a atenção neste relato, o túmulo está vazio e os panos estão dobrados. Na cultura judaica, quando o senhor da casa deixava o pano que usava dobrado sobre a mesa durante a refeição, significava que ele iria voltar para continuar sua refeição. Desse modo, o autor sagrado nos faz saber que o Cristo que nos deixou naquela ceia para viver sua paixão e morte, agora ressuscitado voltará para continuar a ceia com seus discípulos. Porém, dessa vez, nada o deterá, pois seu corpo glorioso não está mais preso à fragilidade humana.

- A notícia da Ressurreição de Jesus mudou totalmente a nossa vida. Nós vivemos pela fé na ressurreição e por ela somos cristãos, isto é, somos de Cristo e estamos dispostos a seguir seus passos. Jesus entrou na glória do Pai e nós continuamos sua missão aqui na terra. Ele não está mais preso ao nosso tempo e espaço e não enfrenta nossa limitação. Ao entrar na glória, abriu-nos as portas da eternidade. Ao atravessar o doloroso vale da morte, deu-nos vida nova. Aquele que experimentou a derrota humana, tem agora o poder de nos dar a vitória divina.

- Para nos fazer experimentar isso, deu-nos no Batismo o seu Espírito de ressurreição e com este mesmo Espírito, nós também ressuscitaremos um dia. Assim nos diz a carta aos colossenses: "Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos para alcançar as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus!" Por isso, nesta liturgia renovaremos nossa fé batismal. - Vivamos uma vida nova em Cristo, pois crer na ressurreição é viver com um olhar na Eternidade. Como Madalena e os discípulos celebremos esta solenidade e busquemos fazer chegar a todos os cantos da terra a notícia que Cristo Ressuscitou.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/02/09_04_23-1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário