1- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA.
Irmãos
e irmãs, bem-vindos à casa de Deus! Alegres, reunimo-nos para louvar e
agradecer ao Senhor da vida pelo Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia
da Infância Missionária. A missão nasce do coração da Trindade Santa. É ela que
nos chama e envia para anunciar o seu amor ao mundo inteiro.
Jesus
nos questiona sobre a escolha que fazemos frente à dimensão do serviço: servir
ao Reino de Deus ou aos poderes opressores? Servir ao Reino não significa sair
do mundo, mas agir no mundo dando testemunho do Evangelho colocando-o em
primeiro lugar. Neste Dia Mundial das Missões recordamos que a missão é o
diferencial da Igreja de Jesus Cristo. Seus discípulos missionários são
continuamente enviados a proclamar a Boa Nova do Reino. Rezemos para que o Espírito
Santo sustente todos os missionários no anúncio do Evangelho e que sejamos
sensíveis aos seus apelos por uma Igreja decididamente missionária.
No Dia
Mundial das Missões e da Infância e Adolescência Missionária, em seus 180 anos
de atuação, louvamos a Deus, a quem tudo pertence, pela alegria do Evangelho,
renovando nosso compromisso de anunciá-lo a todos os povos pela ação da Igreja.
Fazendo de nossa vida uma missão, retribuiremos a Deus que nos chama pelo nome
e conta conosco para realizar seu projeto de amor. (... Dia Mundial das Missões
e da Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária – “Ide! Da Igreja
local aos confins do mundo” – inspiração bíblica: “Corações ardentes, pés a
caminho” (cf. Lc 24,13-35) / ...).
https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-410-10.missasoutubro.pdf
irmãos e irmãs, diante
de Deus, nosso Pai, aqui nos encontramos para celebrar a obra de salvação que
seu Divino Filho nos ofereceu, na força do Espírito. Neste dia dedicado ao
Senhor, oferecemos a Ele o esforço de nossa caridade e a firmeza de nossa
esperança que nos faz afirmar, na fé, que cremos firmemente em Deus e no seu Amor
por nós.(Folheto Dominical O POVO DE DEUS );
Hoje celebramos na Igreja o Dia Mundial das
Missões e da Infância Missionária: abramo- nos à ação do Espírito que nos faz
missionários e missionárias do seu Reino!
02- liturgia do 29.º Domingo do Tempo Comum- Ano A
- Atualmente, o que é de
"César" e o que é de "Deus"? Hoje as leituras nos ajudam a
refletir sobre a escolha fundamental que devemos fazer em nossa vida e no
exercício de nossa missão. Somos convidados a voltar para Deus no serviço do
seu Reino ou optar pelo mundo. Somos criados por Deus à sua imagem e
semelhança. Por isso estamos no mundo, mas não somos do mundo. Todavia, isto
não impede de agirmos no mundo.
- A leitura de Isaías
que escutamos conta que Ciro, rei dos persas, derrubou o império babilônico e
possibilitou ao povo israelita, que estava na escravidão, voltar para a sua
terra e reconstruir o Templo e a cidade de Jerusalém. O edito de Ciro, em 538
a. C., é uma espécie de anistia; ele está devolvendo a Deus o que lhe pertence:
o povo sofrido que fora liberto da escravidão do Egito. O rei da Pérsia recebeu
o título de "Ungido do Senhor" por este feito. O profeta viu nesta
ação a presença de Deus agindo na história.
- No Evangelho encontramos Jesus que é abordado pelos fariseus e
herodianos: "é lícito ou não pagar imposto a César?". Como os
fariseus não gostavam de Jesus e muito menos de Herodes, eles se servem do
grupo dos herodianos para condenar Jesus. Esta pergunta toca a vertente
econômica, na qual entra em jogo a lealdade e a submissão ao poder imperial de
Roma, além de ter uma conotação religiosa, pois na moeda estava escrito:
"Tibério, filho do divino Augusto" ou "Filho Augusto e
Divino". O imperador de Roma colocou-se no lugar de Deus. Jesus está
diante de um impasse: se ele respondesse "sim" à pergunta, estaria
contra os fariseus e o povo; se dissesse "não", os herodianos o
acusariam de subversivo.
- Sutilmente Jesus percebe que se eles
estão com uma moeda no bolso é porque aceitaram a dominação romana. Estavam
comprometidos com o sistema opressor do Imperador. É claro que Jesus não é a
favor da dominação! Neste caso, Jesus, o Mestre da Justiça, modifica a questão
sobre o "pagar". Ele responde com o "devolver". Com esta
resposta ele separa César de Deus, removendo o caráter divino do imperador.
César é diferente de Deus. "César" representa a ambição do dinheiro e
do poder. Já Deus é misericórdia, amor e vida. Libertar-se do dinheiro e
comprometer-se com Deus é o projeto de Jesus.
- Os cristãos que se engajam na
política não são fiéis a Deus se o compromisso é com o sistema que oprime e
mata. A política e a economia devem ser instrumentos para a realização da
justiça, do direito à vida, conforme a vontade de Deus. Quando o dinheiro
domina a pessoa, fica perdida a noção de dignidade, direito, justiça e
respeito. Como na política e economia, todos os setores da vida particular e
pública devem ser discernidos à luz do Evangelho para que os valores do Reino
sejam colocados em prática.
- Ao final, Jesus encerra a questão
dizendo que cabe a eles julgarem o que é de César e o que é de Deus. Sem
dúvida, poderão perceber que "devolver a César o que é de César" é
erradicar de suas mentes toda ambição de riqueza e a idolatria do dinheiro e
"devolver a Deus o que é de Deus" é libertar seu povo e promover-lhe
a vida, o que é a verdadeira expressão do amor divino. - Hoje a vida que
devemos devolver a Deus é: a proteção da natureza; a vida dos jovens; famílias
saudáveis; impostos convertidos em saúde e educação de qualidade para todos;
liberdade religiosa; Domingo como dia de descanso; a solidariedade; erradicação
da fome e tantos outros gestos concretos de que o Reino já está entre nós.
- A Deus não temos como pagar, mas
podemos devolver-lhe uma esperança de uma sociedade mais justa e igualitária
para todos, fruto de nossa fé e caridade testemunhadas em ações cotidianas. A
missão de todos nós é sermos agentes de transformação nas realidades que nos
cercam segundo a Palavra que meditamos e os Sacramentos que celebramos. Jesus
conta com nossa colaboração neste mês missionário e sempre!
https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/09/22_10_23.pdf
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