09- SANTOS DA SEMANA
12 de
outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL
Celebramos a solenidade de Nossa
Senhora Aparecida, mãe do povo brasileiro. Maria é mãe sempre atenta às
necessidades de seus filhos e filhas, mestra do serviço e da gratuidade. Com
alegria, louvemos aquela que sempre soube dizer sim a Deus e nos anima a cumprir
a palavra de seu Filho. Nesta grande festa dos trezentos anos do encontro da
sua imagem, a padroeira do Brasil nos cobre com seu manto e nos ensina a ser
verdadeiros discípulos missionários de Jesus.
Primeira Leitura: Ester
5,1-2; 7,2-3
Leitura do livro de Ester – 1Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi
colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O
rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou
para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester
aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2Então o rei lhe
disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses
a metade do meu reino, ela te seria concedida”. 3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças,
ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida, eis o meu pedido, e a vida do
meu povo, eis o meu desejo!” – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 44(45)
Escutai, minha filha, olhai, ouvi
isto: / que o rei se encante com vossa beleza!
1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi
isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o rei se encante com vossa
beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso senhor! – R.
2. O povo de Tiro vos traz seus presentes,
/ os grandes do povo vos pedem favores. / Majestosa, a princesa real vem
chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. – R.
3. Em vestes vistosas ao rei se
dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo; / entre cantos de festa e com
grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. – R.
Segunda Leitura: Apocalipse
12,1.5.13.15-16
Leitura do livro do Apocalipse de
são João – 1Apareceu no céu um grande sinal:
uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma
coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz
um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas
o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o
dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15A serpente, então, vomitou como um rio de água
atrás da mulher a fim de a submergir. 16A terra, porém,
veio em socorro da mulher. – Palavra do Senhor.
Evangelho: João 2,1-11
Proclamação do evangelho de Jesus
Cristo segundo João – Naquele tempo, 1houve um
casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido
convidados para o casamento. 3Como o vinho veio
a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a
mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos
que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a
purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou
menos cem litros. 7Jesus disse aos
que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a
boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E
eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a
água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os
que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse:
“Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão
embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até
agora!” 11Este foi o início dos sinais de
Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus
discípulos creram nele. – Palavra da salvação.
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/dia-12-quinta-feira-10/#.ZGjXQM5KjIU
REFLEXÃO: INTERCESSORA JUNTO A JESUS E PADROEIRA DO BRASIL
Por Pe.
Johan Konings, sj
I. INTRODUÇÃO GERAL
A liturgia de hoje é
marcada pela ideia da intercessão de Maria, padroeira principal do Brasil. Ao
mesmo tempo, a lembrança de sua imaculada conceição sugere a dedicação “sem
reticência” que ela desenvolve junto a seu filho Jesus, que é o Filho de Deus.
É nesse sentido que a liturgia de hoje orienta nosso pensamento.
II. COMENTÁRIO DOS TEXTOS BÍBLICOS
1. I leitura (Est 5,1b-2; 7,2b-3)
A 1ª leitura lembra a
intercessão da rainha Ester junto ao rei Assuero em favor do povo judeu, ao
qual ela mesma pertencia. Ao mesmo tempo, menciona-se a graciosa beleza desta
“flor de seu povo”.
Se é verdade que Deus
encarna seu amor, deve encarná-lo também na realidade que é uma nação. No
Antigo Testamento, a consciência da encarnação do amor de Deus praticamente não
ultrapassava as fronteiras de Israel. Um dos momentos em que se notificou esse
amor encarnado na proteção da nação foi a atuação da rainha Ester, judia que,
graças às suas reais qualidades e à presença de Deus em sua vida, conseguiu
proteção para o povo dominado. Esse tema pode ser interpretado como um símbolo
do amor que Deus dedica a qualquer povo que expressa sua confiança nele e toma
sua vontade e justiça como rumo de seu caminho.
Para a liturgia de hoje,
a “rainha” por excelência é Maria, mediadora junto a Jesus e a Deus, e
solidária com o povo. Como Ester, ela reza: “Salva meu povo”.
2. II leitura (Ap 12,1.5.13a.15.16a)
A 2ª leitura é a mesma
da festa da Assunção. O texto litúrgico se compõe de recortes do capítulo 12 do
Apocalipse, que põe em cena a Mulher-Povo de Deus. Ela dá à luz o Messias e é perseguida
pelo Dragão, que representa o anti-Reino. Da alegoria da Mulher-Povo de Deus
(Ap 12) utilizam-se, na interpretação litúrgica, aqueles versículos que
sublinham a grandeza e a realeza da Mulher-Maria (Mãe do Messias), como também
a solidariedade da “terra” com sua luta (12,16a).
Destaca-se o papel
protetor que a Mulher exerce com relação ao Filho messiânico. Se, no sentido
primeiro, a Mulher é a Igreja-povo de Deus, a intuição da fé, aplicando essa
leitura a Maria, percebe-se a analogia entre o papel da Igreja e o de Maria.
Gerar e levar o Salvador ao mundo, e presenciar sua vitória, eis o que Maria e
a Igreja têm em comum. Destacando a figura de Maria, a Igreja assume, até certo
grau, o que foi a obra de Maria. Isso vale também com relação à proteção do
povo, que não é algo mágico, mas algo que se realiza mediante as nossas mãos:
nosso empenho por uma sociedade melhor, mas justa, mais conforme à vontade de
Deus.
2. Evangelho (Jo 2,1-11)
O evangelho de hoje é
escolhido em função da ideia da intercessão de Maria, como aparece no “milagre
do vinho”, nas bodas de Caná.
Maria é apresentada aí
como a “senhora mãe” (é o que significa, na linguagem bíblica, o termo de
tratamento “mulher”). Ela se sente responsável pelo que diz respeito à sua família:
a presença de seu filho Jesus e de seus amigos faz com que se preocupe com a
falta de vinho na festa. Conhecendo seu filho, intercede junto a ele para
apontar essa situação. Quando Jesus, então, pergunta pelo sentido dessa
situação (“Que significa para ti e para mim, mulher?”) e observa que “ainda não
chegou sua hora” (para sua grande obra) (Jo 2,4), Maria confia os serventes à
providência dele (“Fazei tudo o que ele vos disser”, cf. Gn 41,55, a respeito
de José do Egito). Talvez às cegas, mas confiante no projeto de Deus e no filho
que Deus lhe deu, Maria assume sua missão de confiar o mundo a ele.
A partir daí, Jesus vai
realizar não um simples “milagre”, mas um “sinal”, como João gosta de dizer –
um sinal de sua missão, sinal de que Deus está com ele, sinal-símbolo do dom
que ele mesmo é. Pois a história que João conta, como todo seu evangelho, não é
propriamente mariológico, mas cristológico. Mostra Jesus dando início (2,11)
aos sinais da sua grande obra, antes que se realize a sua “hora” (2,4), que á a
hora da cruz (cf. 12,23.27; 13,1; 17,1). Nessa hora aparecerá na cena, pela
segunda e última vez no evangelho de João, a “mãe de Jesus”, sendo chamada com
o mesmo título de 2,4: “Mulher” (19,26). A “mulher, mãe de Jesus” emoldura,
assim, toda a “obra” dele, desde o “início dos sinais”
(2,11) até a obra
“consumada” (19,30). Alguns Santos Padres interpretaram isso no sentido de que,
em Maria, o povo do Antigo Testamento, representado pela imagem da mulher,
passa para a comunidade do Novo Testamento, quando a “Mulher-Mãe” é amparada
pelo Discípulo por excelência, que “a acolheu no que era seu” (Jo 19,27).
A abundância de vinho é
um sinal de que Jesus vem cumprir a missão messiânica (cf. a abundância de
vinho no tempo messiânico, Am 9,13-14 etc.), mas esta missão só é levada a
termo na “hora” da morte e glorificação (cf. Jo 13,1ss; 17,5 etc.).
III. PISTAS PARA REFLEXÃO
Essa festa nos oferece
um ensejo para explicar o sentido do pedir graças a Deus mediante a intercessão
de N. Senhora. Geralmente as graças que se pedem são benefícios materiais. Mas
Deus e Maria não têm como tarefa específica resolver nossos problemas
materiais. As graças materiais são apenas sinais de que Deus nos quer bem. Ora,
ele nos quer bem sempre, também no sofrimento e na ausência de benefícios
materiais! Por outro lado, nem todo benefício material pode ser interpretado
como sinal do bem-querer de Deus, pois há muita gente materialmente bem provida
e cujo coração está longe de Deus!
Reflitamos, pois, a
partir do presente evangelho, sobre o sentido desse pedir graças mediante a
intercessão de N. Senhora. Em Caná, Maria pede uma intervenção material, e esta
se realiza, porém, não como um fim em si, mas como sinal da grande obra do
Cristo, sua morte, na “hora” que naquele momento ainda não havia chegado (2,4;
cf. 13,1). Assim também o que nós pedimos pela intervenção de N. Senhora, quer
sejamos atendidos de acordo com o pedido ou de outro modo, torna-se sinal do
amor até morrer que seu Filho nos dedica. É assim que devem ser interpretadas as
preces de súplica: “Dai-nos, Senhor, um sinal de vosso amor”.
A ideia da intercessão,
na presente liturgia, concerne sobretudo à pátria brasileira, portanto uma
realidade histórico-material. Pode-se, então, pedir a Maria que a ninguém
faltem as condições necessárias para viver dignamente. Mas esse pedido deve
traduzir também nossa disponibilidade para colaborar e participar na grande
obra de amor que Cristo iniciou e assinalou em seu primeiro “sinal”, em Caná.
Ou seja, os pedidos devem exprimir a vontade de colaborar no reino de paz e
amor, pois esse reino é o meio mais seguro para fazer acontecer a realização
daquilo que pedimos. Se pedimos bênçãos pela pátria, devemos estar dispostos a
nos tornarmos instrumentos daquilo que pedimos (integração de todos numa
sociedade justa e fraterna etc.).
A titular da festa é
“Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil”. O povo a chama
simplesmente de Nossa Senhora Aparecida. Para a “Imaculada Conceição” temos
outra festa, em 8 de dezembro. Todavia, vale a pena, apoiados na liturgia,
estabelecer um nexo entre a “imaculada conceição” (=a eleição de Maria desde a
sua concepção) e seu papel de intercessora e padroeira do nosso povo. Tal nexo
se encontra na ideia da “eleição”. Maria não é intercessora e padroeira por
mérito próprio, mas porque Deus assim quis que fosse e a elegeu para colaborar
na obra a ser levada a termo pelo filho. Toda a vida de Maria foi dedicada a
Deus: este é o sentido de sua concepção sem o pecado original, conforme a
Tradição da Igreja. E nesta total dedicação a Deus se baseia a sua “liberdade
régia” (cf. Ester) para intervir junto a seu filho – o filho de Deus –, para
apontar a necessidade de seu povo, como narra o evangelho de hoje.
Pe. Johan
Konings, sj
Nascido na Bélgica, reside há muitos anos no Brasil, onde
leciona desde 1972. É doutor em Teologia e licenciado em Filosofia e em
Filologia Bíblica pela Universidade Católica de Leuven (Lovaina). Atualmente, é
professor de Exegese Bíblica na Faje, em Belo Horizonte. Entre outras obras,
publicou: Descobrir a Bíblia a partir da liturgia; A Palavra se fez livro;
Liturgia dominical: mistério de Cristo e formação dos fiéis – anos A - B - C;
Ser cristão; Evangelho segundo João: amor e fidelidade; A Bíblia nas suas
origens e hoje. E-mail: konings@faculdadejesuita.edu.br.
https://www.vidapastoral.com.br/roteiros/12-de-outubro-nossa-senhora-aparecida/
BÊNÇÃO PARA AS CRIANÇAS
Convidar as crianças
para ficarem diante do Altar. As de colo são apresentadas pelos pais. V. A
nossa proteção está no nome do Senhor. R. Que fez o céu e a terra! V. Ouvi,
Senhor, a nossa oração. R. E chegue até vós o nosso clamor. Oremos: Senhor,
nosso Deus, que da boca das crianças preparastes um louvor do vosso nome, olhai
para estas crianças, que a fé da Igreja recomenda à vossa piedade. Como o vosso
Filho, nascido da Virgem, recebia com amor as crianças, abraçando-as e
abençoando-as e propôs o exemplo delas à imitação de todos, assim, ó Pai,
derramai sobre elas a vossa bênção. Que sejam fortalecidas pelo dom da fé e,
quando crescerem através de uma boa convivência com os homens e com a
cooperação da força do Espírito Santo, se tornem testemunhas de Cristo no mundo
e saibam espalhar e defender o vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. -
Faz-se a aspersão com água benta e depois a oração da Ave Maria e o Glória ao
Pai.
. BÊNÇÃO E DESPEDIDA
D. O Senhor esteja
convosco. T. Ele está no meio de nós.
D. Por intercessão de
Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, abençoe-nos e guarde-nos
o Senhor Todo-Poderoso e cheio de misericórdia: Pai e Filho e Espírito Santo.
T. Amém.
D. Levando ao mundo a
alegria deste nosso encontro de irmãos: Ide em paz, e o Senhor nos acompanhe.
T. Graças a Deus. –
. CANTO Viva a Mãe de Deus e nossa..
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