sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Olá! Pra começo de conversa I

 

 

1-    Olá! Pra começo de conversa I

01- Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

Na noite deste domingo e nos próximos dias, ao celebrarmos o nascimento de Jesus, contemplaremos o mistério de sua encarnação no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. Louvemos a Deus pelo sim de Maria e de muitas outras pessoas, pelas quais a obra da salvação continua no mundo. Um canto diz: “Deus se fez humano e veio procurar corações amigos, onde começar seu santo reino de liberação”. Que nosso coração seja o melhor presépio para Jesus no seu Natal. (final da preparação ao Natal; troca de presentes, expressando o grande presente de Deus para todos /...).

A vinda do Senhor se aproxima! Ao assumir a nossa humanidade, o Filho de Deus inicia a realização das profecias do Antigo Testamento. Fiel às suas promessas, Ele vai à nossa frente indicando-nos o caminho. A corajosa menina de Nazaré, Maria, nos trouxe o Filho de Deus, o redentor da humanidade. Neste domingo rezamos pelas vocações e, como Maria, somos chamados a responder corajosamente: "Faça-se em mim segundo a tua Palavra". Sejamos sinal do amor de Deus e anunciadores da Boa Notícia do Evangelho.

02- O sim de Maria

Neste quarto e último domingo de Advento, o Evangelho propõe- -nos, mais uma vez, a narração da Anunciação. “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo”, diz o anjo a Maria, “Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus” (Lc 1, 28.31). Parece ser um anúncio de mera alegria, destinado a fazer feliz a Virgem: quem, entre as mulheres da época, não desejava ser a mãe do Messias? Mas, juntamente com a alegria, estas palavras prenunciam a Maria uma grande provação. Por quê? Porque naquele momento ela era “noiva” (v. 27). Em tal situação, a Lei de Moisés estabelecia que não deveria haver qualquer relação nem coabitação. Portanto, tendo um filho, Maria teria transgredido a Lei, e as penas para as mulheres eram terríveis: era previsto o apedrejamento (cf. Dt 22, 20-21). Certamente a mensagem divina encheu o coração de Maria de luz e força; no entanto, teve que se confrontar com uma escolha crucial: dizer “sim” a Deus, arriscando tudo, inclusive a própria vida, ou recusar o convite e seguir o seu caminho normal. O que fez ela? Respondeu assim: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Faça- -se (fiat). Mas na língua em que o Evangelho está escrito não é simplesmente um “faça-se”. A expressão verbal indica um forte desejo, indica a vontade de que algo se cumpra. Por outras palavras, Maria não diz: “Se tiver que ser, assim seja..., se não há outra solução...”. Não se trata de resignação. Ela não exprime uma aceitação fraca e submissa, mas um desejo forte, um desejo vivo. Não é passiva, mas ativa. Ela não se submete a Deus, ela adere a Deus. Ela é uma apaixonada disposta a servir o seu Senhor em tudo e imediatamente.... ela não pediu tempo, não fez Deus esperar, não adiou. Quantas vezes - pensemos agora em nós - quantas vezes a nossa vida é feita de adiamentos, até a nossa vida espiritual! Por exemplo: sei que é bom para mim rezar, mas hoje não tenho tempo...

 (Papa Francisco, oração do Ângelus, 20/12/2020)

https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-423-12missasdezembro-.pdf

03- Liturgia do Quarto Domingo do Advento- Ano B;

 

- A liturgia da Palavra deste 4º domingo do Advento tem como centro um projeto de vida plena: a salvação definitiva de Deus para os homens. Este projeto do Amor divino é anunciado desde o Antigo Testamento. A primeira Leitura expõe a promessa de que Deus jamais abandonará o povo de Israel e o conduzirá à felicidade e a vida plena. O Evangelho de Lucas destaca a encarnação do Verbo de Deus no seio da humanidade e apresenta a pedagogia salvífica de Pai que conta com a participação da humanidade para a edificação do seu projeto de salvação.

 

 - Davi, o pastor de ovelhas, deseja construir uma habitação digna para nela depositar a Arca, sinal da Aliança e da presença de Deus no meio do povo. Contudo, o Senhor intervém, por meio do profeta Natã, e manifesta que a Aliança estabelecida com Israel e com a família de Davi é uma iniciativa do amor divino que garante estabilidade, segurança e paz para o povo de Deus. Esta aliança é para o povo sinal de: proximidade entre Deus e a família de Davi (cf. 2Sm 7,14); garantia que o próprio Deus conduzirá o povo pela história por meio dos descendentes de Davi (cf. 2Sm 7,8-12); prosperidade, paz e justiça (cf. 2Sm 7,10) e eternidade da família davídica e da nação. Esta é uma promessa de fidelidade entre Deus e o seu povo, que expressa cuidado, desejo de salvar, libertar e guiar o povo no caminho da vida e da salvação.

 

- O diálogo entre o Anjo do Senhor e a virgem de Nazaré inicia-se com o 'Ave cheia de graça', uma saudação que ressoa os anúncios da salvação. De fato, é por meio dela que o salvador virá, e ela possui a predileção e o amor de Deus. Nos textos vocacionais do Antigo Testamento aparecem a expressão "o Senhor é contigo" (cf. Ex 3,12; Jr 1,8) indicando que aqueles a quem o Senhor chama contam com o seu auxílio na missão. Este também é o chamado vocacional de Maria. Deus a chamou para ser a mãe do Messias, o Salvador, o Filho do Altíssimo. O seu Filho será o herdeiro do trono de Davi cujo reinado 'não terá fim'. Nele todos encontrarão vida e salvação para sempre.

 

 - A resposta de Maria, assim como a de outros (cf. Is 6,5), começa com uma interrogação, até natural diante desse grandioso mistério: 'como vai acontecer isso?' O anjo responde que o Espírito Santo a cobrirá com sua sombra. Esta sombra nos remete àquela 'coluna de nuvem' (cf. Ex 13,21) que cobria o povo peregrino pelo deserto. Deus escolhe Maria, apesar de sua fragilidade, para se fazer presente no mundo e ofertar a toda humanidade a salvação. 'Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra' é a resposta de Maria. Ser 'serva' é mais que ser humilde, é antes reconhecer que foi eleita por Deus, que disse sim ao seu chamado e está disposta a enfrentar tudo para cumprir as responsabilidades e enfrentar os desafios da missão.

 

- Neste domingo no qual rezamos pelas vocações, o Senhor convida todos os homens e mulheres para o seguir e, com fidelidade, assumir a missão e o compromisso cristão de evangelizar. É missão de todos nós anunciar a Boa Nova do Reino revelada em Cristo Jesus a todos os povos trazendo dignidade e salvação em muitas realidades desumanas e desiguais. Sejamos cristãos corajosos e respondamos ao chamado que o Senhor nos dirige como Maria: "faça-se em mim segundo a sua palavra"..

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/11/24_12_23-adv.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário