sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR “HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR”

 

 

I-             SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

 

“HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR

 

01- LEITURAS

Dia 25, 2ªf, NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: Missa da noite: Is 9,1-6; Sl 95(96); Tt 2,11-14; Lc 2,1-14; Missa da aurora: Is 62,11-12; Sl 96(97); Tt 3,4-7; Lc 2,15- 20; Missa do dia: Is 52,7-10; Sl 97(98); Hb 1,1-6; Jo 1,1-18;

 

02-          Comentários e Sugestões

 

- Em CRISTO nascido entre nós, a luz da justiça e a vida em plenitude

 

(Sugere-se o “anúncio do Natal” antes do glória [resumido da p. 40 do Diretório da Liturgia]; para após o Evangelho, a bênção do presépio / Na missa do dia, leituras: Is 52,7-10; Sl 97(98); Hb 1,1-6; Jo 1,1-18)

 

Toda família vibra de alegria com o nascimento de uma criança. A Igreja, nova família congregada na fé em Cristo, exulta de júbilo na celebração do nascimento d’Ele. Não só veio até nós, mas se fez um de nós pelo sim de Maria, pela ação do Espírito Santo, trazendo-nos a luz da Verdade e a vida em plenitude. Na Criança do presépio de Belém, brilha o rosto da misericórdia do Pai. (... Natal, tempo de encontros familiares, felicitações, troca de presentes pela grande felicidade e pelo grande presente do Pai à humanidade, seu Filho / Natal no processo sinodal...).

 

 “Nasceu-nos hoje um Menino, o Filho nos foi dado”!

 

 Esta é a nossa certeza neste dia que o Senhor preparou para que experimentássemos a sua fidelidade no cumprimento de suas promessas. O Esperado das Nações, o Cristo prometido, veio armar sua tenda entre nós. A divindade invisível tornou-se visível em nossa carne, dando à nossa história um novo sentido. Com este nascimento, nossa es- perança é renovada e nossa fé robustecida pela certeza de que Deus nos ama e que, nascendo pobre, fez-se pobre entre os mais pobres para realizar seu plano de salvação.

 

ANÚNCIO DO NATAL

 

C. Transcorridos muitos séculos desde que Deus criou o mundo e fez o homem à sua imagem; séculos depois de haver cessado o dilúvio, quando o Altíssimo fez resplandecer o arco-íris, sinal de aliança e de paz; D. Vinte e um séculos depois da migração de Abraão, nosso pai na fé, treze séculos depois da saída de Israel do Egito sob a guia de Moisés; cerca de mil anos depois da unção de Davi como rei de Israel;

 

C. Na sexagésima quinta semana segundo a profecia de Daniel; na Olimpíada centésima nonagésima quarta de Atenas; no ano 752 da fundação de Roma; no ano 538 do edito de Ciro autorizando a volta do exílio e a reconstrução de Jerusalém;

 D. No quadragésimo segundo ano do império de César Otaviano Augusto, enquanto reinava a paz sobre a terra, na sexta idade do mundo,

 

JESUS CRISTO DEUS ETERNO E FILHO DO ETERNO PAI, querendo santificar o mundo com a sua vinda, nove meses depois de sua concepção, nasceu em Belém de Judá, da Virgem Maria, feito homem; nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne. - Vinde cristãos, vinde a porfia... nº 1.177

 

- A Imagem é descoberta e apresentada a todos. Todos aclamam com palmas. As luzes são acesas. Crianças vestidas de anjos podem tocar sinos. Os participantes são convidados a beijarem ou fazerem um gesto de Nº 2.648 (Ano B\Branco) Noite de Natal 24 de dezembro de 2023

 

“HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR” reverência à Imagem. Flores são trazidas e colocadas em lugares preparados.

 

Hoje celebramos o cumprimento da promessa de Deus que é realizar aliança com a humanidade e estabelecer o seu Reino. Fazemos isto recordando o nascimento de Jesus em Belém, Pobre entre os pobres. Acolhemos o anúncio dos anjos aos pastores e a promessa de paz que Ele traz à humanidade.

Missa da aurora

PRIMEIRA LEITURA

Missa do dia

Anim. É Cristo, Palavra Eterna e Encarnada, feito homem para nos salvar, que ouviremos agora. Acolhamos na manjedoura de nosso coração sua presença viva nas leituras que serão proclamadas.

 PRIMEIRA LEITURA (Is 52,7-10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

 7 Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!” 8 Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem  que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9 Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; to- dos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.

 - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

SALMO 97(98)

 Os confins do universo contemplaram / a Salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo * alcançaram-lhe a vitória.

2. O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel * pela casa de Israel.

3. Os confins do universo contemplaram * a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * alegrai-vos e exultai!

 4. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa * e da cítara suave! / Aclamai, com os clarins e as trombetas, * ao Senhor, o nosso Rei!

SEGUNDA LEITURA (Hb 1,1-6)

Leitura da Carta aos Hebreus.

 1 Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2 nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o uni- verso. 3 Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4 Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5 De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho”? 6 Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”

- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Despontou o santo dia para nós: / Ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, / porque hoje grande luz brilhou na terra!

EVANGELHO (Jo 1,1-18 - mais longo)

P. O Senhor esteja convosco! T. Ele está no meio de nós

. P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

 P. 1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Pala- vra era Deus. 2 No princípio estava ela com Deus. 3 Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9 Daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Pa- lavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho Unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia an- tes de mim”. 16De sua plenitude to- dos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. –

Palavra da Salvação. T. Glória a Vós, Senhor.

REFLEXÃO

GRANDE ALEGRIA PARA TODO O POVO!

Na noite do nascimento de Jesus, o anjo anunciou aos pastores nos campos de Belém: “não tenham medo. Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será alegria também para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é Cristo Senhor” (Lc 2,9-10). A notícia do anjo encheu os pastores de alegria e animação. Eles foram logo ver o que Deus fez para eles e encontraram o menino Jesus, envolto em panos e deitado numa manjedoura, com sua mãe e José. Viram e ficaram maravilhados e cheios de esperança e saíram a contar para todos os que encontravam. Nesses nossos tempos conturba- dos de guerras e tensões entre povos, grupos e pessoas, estamos necessitados de boas notícias, que tragam alegria, conforto e esperança para continuarmos nosso caminho, firmes no esforço por melhorar este mundo. O Natal é uma boa notícia para todos nós! Saber que Deus olha para nossa pobreza e confusão e tem compaixão de nós, que nos envia seu Filho para trazer luz e paz aos homens “de boa vontade” e ensinar os caminhos de jus- tiça e de paz enche-nos de alegria e esperança. Como é bom lembrar que não estamos sós e abandonados neste mundo imenso! Quem criou e sustenta este mundo olha para nós, cuida com sua providência do curso da vida e da história! Como é bom, saber que este mundo tem solução e esperança e não está entregue à sua própria sorte, destinado ao eterno caos e à ruína irreparável! Deus veio ao nosso encontro e se fez “Deus-conosco – Emanuel”. Neste Natal, renovemos em nós a fé em Deus e agradeçamos pela sua providência paterna. E reafirmemos nosso desejo de ser “pessoas de boa vontade”, prontas a acolher os desígnios de Deus a nos- so respeito e a respeito do mundo. Neste Natal, o mundo deveria “ressetar”, começar de novo a partir do que “Deus viu que era bom”. Trazemos esse desejo no profundo do coração, como uma saudade de algo que se perdeu, mas que ainda pode ser encontrado e reconstruí- do. O Natal é para nós a promessa da renovação de todas as coisas. Podemos começar neste Natal... Desejo a todos os filhos desta Ar- quidiocese um feliz e abençoado Natal de Jesus. Que seja festa para todos, na fé, alegria e na fraternidade! Que seja festa em família, pois o Filho de Deus entrou numa família humana e abençoou todas as famílias. Que seja festa das crianças, que têm o coração aberto ao mistério grande que celebramos. Que os aflitos, doentes, pobres e pessoas sem casa e sem liberdade não fiquem esquecidas. Que seja um feliz e santo Natal para todos!

Dom Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-48b-06-natal-missa-do-dia.pdf

- Ainda hoje muitas pessoas vivem situações de escuridão e trevas. Não conseguem enxergar o caminho certo para um crescimento pessoal, comunitário e social porque se recusam a acolher a verdadeira luz que é Jesus, o Filho amado do Pai que a nós foi enviado. Já descrevia em sua encíclica "Deus é Amor" o Papa emérito Bento XVI a triste situação do mundo atual no qual o nome de Deus é muitas vezes associado à vingança ou mesmo ao dever do ódio e da violência.

 - No tempo do profeta Isaías não era diferente! A desobediência ao projeto de Deus levou toda aquela gente ao exílio, ao sofrimento. A dominação estrangeira é muito grande e por isso não há paz. O profeta anuncia que tempos novos virão quando o povo terá um chefe sábio, fiel a Deus, duradouro e pacífico. Todas as virtudes dos heróis de Israel são atribuídas ao menino que nasceu para nós: tem a sabedoria de Salomão, a coragem de Davi, a piedade de Moisés e dos patriarcas; é o verdadeiro Emanuel!

 - Para nós, o Emanuel é Jesus Cristo, o filho de Maria! Nesta Solenidade anunciamos com grande alegria que chegou para todos a salvação. Assim cantamos no Salmo 95(96): "Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo o Senhor". Esta é a nossa alegre certeza: um Menino nasceu para nós, o seu nome é "Deus, vem salvar-nos". "Salvador" é em nossa língua o nome mais elevado para Jesus de Nazaré, o Filho de Deus.

 - Para reconquistar-nos e para nos elevar em dignidade, Deus veio a este mundo como uma criança. Nesta "grandiosa fragilidade" podemos sufocar os primeiros ecos do Verbo Encarnado fazendo do Natal a festa da sociedade de consumo, do esbanjamento institucionalizado; festa dos presentes e das decorações luminosas sem partilha e solidariedade; festa de certa poesia de bondade generalizada sem comprometimento com a vida do irmão, de um difuso sentimentalismo com verniz de generosidade e emoção. O sentido verdadeiro do Natal é celebrar a Encarnação da Palavra eterna do Pai em nossa carne. Todas as luzes, presentes e festas de Natal terão sentido quando vivermos o que Jesus deixou para nós, especialmente quando promovemos a justiça e a paz.

 - Vivamos as alegrias do Natal sem nos esquecermos do que nos fala São Paulo no trecho da carta a Tito: a graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos nós. Por isso, abandonemos a impiedade e as paixões mundanas para vivermos neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade. Cristo nos resgatou de toda maldade e nos purificou para sermos Povo de Deus e praticantes do bem. Então, celebrar o Natal é deixar que a força da luz de Jesus vença todas as sombras. É alimentar nossa esperança numa qualidade de vida mais justa para os pobres deste mundo. É lutar pela dignidade dos filhos e filhas do Pai, pois, como diz Santo Agostinho "a glória de Deus é o homem vivo". Cada vez que um ser humano se liberta dos seus próprios pecados, cada vez que um ser humano é promovido e respeitado em sua dignidade é Natal acontecendo!

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/11/24_12_23-noite-de-natal.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário