sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

REFLEXÃO DOMINICAL III PORTANTO, VIGIAI!

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL  III

PORTANTO, VIGIAI!

 Com o 1º Domingo do Advento, iniciamos a preparação das festas do Natal de Nosso Senhor deste ano. É um tempo de alegre espera do Deus que vem ao nosso encontro; tempo de penitência para nos dispormos a acolher bem a sua chegada entre nós. Tempo de lembrar: Deus está sempre perto e não nos deixa sós nem abandonados neste mundo. As leituras deste 1º Domingo do Advento são muito bonitas e nos falam que, apesar de sermos pecadores, “Deus faz resplandecer sobre nós a sua face”, pois Ele é bom e misericordioso. A segunda leitura convida a ficar firmes na fé e a perseverar nos caminhos de Deus, pois Jesus Cristo a salvação que buscamos e esperamos será manifestada a nós por Jesus Cristo Salvador. No Evangelho, Jesus recomenda a atitude necessária para esse tempo de espera do cumprimento das promessas de Deus: vigiar, não se distrair ou desviar do caminho, permanecer firmes, pois ninguém sabe o dia e a hora em que o Senhor virá ao nosso encontro. O importante é estar sempre prontos para ir ao seu encontro, quando ele vier. Vivamos, pois, este tempo bonito do Advento “firmes na fé, vigilantes na oração e praticando as boas obras”. A partir deste 1º Domingo do Advento, a Igreja no Brasil passa a celebrar a Missa usando a 3ª edição do Missal Romano. Alguns dizem que é um Missal “novo”, mas não é assim. O Papa João Paulo II já havia pedido que todas as Conferências Episcopais fizessem a revisão da tradução do Missal Romano, a partir da edição latina oficial do Missal. E isso foi feito também no Brasil pela CNBB, num trabalho que durou vários anos. Não mudou tudo, mas algumas expressões mudaram e vamos nos acostumando com isso bem depressa. É importante lembrar que os textos da Liturgia são aprovados criteriosamente pelo Magistério da Igreja e, por isso, devem ser respeitados por todos. Na liturgia nós celebramos a fé da Igreja. Ao mesmo tempo, a liturgia é meio de preservar e transmitir a fé e a herança espiritual da Igreja, ao longo dos séculos, de geração em geração. A nova edição do Missal procurou respeitar, da melhor forma possível, o significado, a beleza e a profundidade dos textos litúrgicos. A Liturgia é sempre oração da Igreja e, quando participamos das celebrações, nossa voz e nossas intenções unem-se à voz e às intenções de Cristo, que é o grande Sacerdote e intercessor da humanidade diante de Deus Pai. Por isso, a oração litúrgica possui um valor inestimável para nós.

 Dom Cardeal Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-48b-65-1o-domingo-do-advento.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário