sábado, 9 de maio de 2020

CELEBRAÇÕES ONLINE

CELEBRAÇÕES ONLINE COMO ALTERNATIVA À QUARENTENA POR CAUSA DO CORONAVÍRUS

         Com a quarentena pela pandemia do Corona vírus em todo o Brasil, as igrejas estão fechadas e uma alternativa para que as pessoas tenham acesso às celebrações, são as transmissões pela internet, através das redes sociais.

         Sendo assim, a alternativa encontrada foi realizar missas e cultos com ajuda da tecnologia: áudios no WhatsApp, mensagens e passagens bíblicas postadas nas redes sociais e celebrações por meio de vídeos no YouTube. A alternativa até pode parecer estranha, mas tem ajudado as pessoas a manterem a fé e espalhado palavras de solidariedade e carinho para aqueles que estão passando por dificuldades.

         Assistir à missa de domingo online e ao vivo é uma alternativa durante o isolamento social promovido para a contenção da transmissão do novo Corona vírus. A medida fez com que as igrejas católicas cancelassem as celebrações eucarísticas com a presença do público, para evitar o contato físico entre os fiéis. No entanto, as missas continuam sendo celebradas normalmente nas paróquias, a portas fechadas. Para levar um momento de fé aos cristãos que estão em casa, algumas emissoras de TV religiosas estão transmitindo as celebrações ao vivo pela Internet em diferentes horários, como a TV Canção Nova, a TV Aparecida e a Rede Vida.

         O Vaticano também está transmitindo as missas celebradas pelo Papa Francisco ao vivo durante a quarentena em exibições especiais no site oficial da sede da Igreja Católica. Além disso, a Santa Missa com o Padre Marcelo Rossi, exibida aos domingos na TV Globo, também é reproduzida em tempo real na Internet, via Globoplay.


         A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Vila Hamburguesa, zona oeste de São Paulo, transmitiu todas as Cerimônias da Semana Santa dentro da capela do Seminário Santa Mônica através do Facebook e YouTube. Inclusive, assim como outras paróquias brasileiras, fez procissões com o Santíssimo Sacramento na Quinta-Feira Santa, com a Imagem do Cristo Morto, na Sexta-Feira Santa e com a Imagem de Cristo Ressuscitado no Domingo de Páscoa, após a Celebração da Santa Missa das 10h. Durante a semana, os Freis Marcus Vinicius e Sérgio Peres celebram missa às 19h na segunda, terça, quarta e sexta. Na quinta-feira o horário é às 7h; no sábado às 18h e no Domingo, às 10h e 18h.

         Fazemos a Comunhão Espiritual, mas, além da presença nas Missas, sentimos falta da Comunhão Eucarística. Contudo, de modo especial, a Igreja Católica está seguindo obedientemente as ordens da quarentena. Em algumas igrejas evangélicas, já são celebrados Cultos, com distanciamento das pessoas nas cadeiras e com o uso de máscaras e na entrada do Templo, os fiéis recebem nas mãos o álcool em gel.

         Enquanto, não podemos sair de casa, o jeito é ver pela televisão ou acompanhar nas redes sociais. Na semana passada, no sábado, na Rede Vida vi a Missa com o Padre Marcelo e o Bispo Dom José Negri, de Santo Amaro. No Domingo, a missa das 8h na TV Aparecida e às 9h, a Missa da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com o Frei Marcus e às 11h, a carreata com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, por algumas ruas do bairro da Vila Hamburguesa e Vila Leopoldina, da vizinha Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Por ser o mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, o padre e mais alguns fiéis acompanhados de cânticos marianos percorreram as ruas e o povo acompanhava nas calçadas ou janelas. Toda a comitiva estava com máscara e mantendo o distanciamento social. Ou seja, desde que todos colaborem, é possível demonstrar que se pode viver publicamente a fé.

         Assim como toda sociedade, as paróquias e os templos estão com dificuldades financeiras porque tudo fechado, não há ofertas e pouco dízimo porque muitos fieis por estar sem trabalhar porque quase tudo está fechado. Os padres e pastores têm que ser criativos no Anúncio Evangélico e na propaganda. Os que têm canal de TV à disposição pedem ajuda a todo momento. Resumindo: a pandemia está afetando todos. Menos mal, que as orações confortam a todos. E, na verdade, desesperar é pior.  É hora de união e solidariedade entre todos na nossa sociedade e em nossa Comunidade para que a fome não vença a pandemia do novo Corona vírus. Aliás, precisamos de um equilíbrio para o bom combate à epidemia na salvação de vidas e, à volta ao trabalho (ainda que aos poucos) para a salvação também de vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário