domingo, 17 de maio de 2020

SANTA RITA DE CÁSSIA

SANTA RITA DE CÁSSIA, A SANTA DOS IMPOSSÍVEIS E ADVOGADA DAS CAUSAS PERDIDAS

 

Santa Rita de Cássia é o exemplo de virtude em todos os estados de vida pelo qual passou. Sua intercessão é tão poderosa, que se tornou advogada de pessoas com problemas insolúveis.

Dedicação e amor a Des talvez sejam as qualidades que ais definam o caráter de Santa Rita de Cássia; essa humaníssima aguentou como poucos a "tragédia da dor e da miséria, moral e social".

O povo de Cássia, atento ao que acontecia no mosteiro, percebia que havia algo de diferente em Rita. Muitos iam até ela e pediam a sua intercessão, e eram atendidos. Em pouco tempo sua fama de santidade se espalhou pela região.

Os milagres

Muitos fatos extraordinários e milagres de Deus são atribuídos à intercessão de Santa Rita, conhecida como a SANTA DOS IMPOSSÍVEIS.

São muitas as pessoas que visitam a capela onde Rita recebeu o espinho da coroa de Cristo, bem como a igreja de Cássia, onde está o seu corpo. São inúmeros os testemunhos de conversão, milagres e curas.

A devoção mundial

A devoção a Rita não ficou restrita a Cássia, nem a Itália. Espalhou-se por todo o mundo. Muitas são as igrejas dedicadas a ela.

As lições deixadas por Rita de Cássia

Eis algumas dentre muitas outras lições que podemos tirar da vida de Santa Rita de Cássia:

            - Ela colocou a vontade de Deus acima de tudo;
            - Ela foi perseverante na oração e no perdão;
            - Ela sempre esteve a serviço dos enfermos e dos pobres;
            - Ela foi fiel à Igreja;
            - Ela amou a sua família;
            - Ela transformou o sofrimento em amadurecimento humano e espiritual;
            - Ela praticou o jejum como caminho para a doação ao próximo e como comunhão com Deus;
            - Ela alimentava-se da Eucaristia, de onde tirava coragem e força;
            - Ela acreditou no amor de Des em todos os momentos da vida e, Ela nunca se cansou de interceder por aqueles que pediam a sua intercessão.

" Rita foi reconhecida 'santa' não tanto pela fama dos milagres que a devoção popular atribui à eficácia de sua intercessão junto de Deus todo-poderoso, porém, muito mais pela sua assombrosa 'normalidade' da existência quotidiana, por ela vivida como esposa e mãe, depois como viúva e enfim como monja agostiniana" (João Paulo II, no centenário da canonização de Santa Rita de Cássia).

_______________________
Fonte: BONADIMAN, Sérgio. - A Santa dos Impossíveis, IN: Mensageiro de Santa Rita, Revista Trimestral, n.781, 2017- Ano 87, p.18-19.

Dia 22 de maio a Igreja celebra o dia de Santa Rita de Cássia.

Eis a famosa Oração da Santa das Causas Impossíveis:

Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos Casos Impossíveis e Desesperados.

Ó cara santa interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça que tanto necessito (faça o pedido).

Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido.

Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste.

Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.

Santa Rita, Advogada dos Impossíveis, rogai por nós.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário