sábado, 9 de maio de 2020

ORAÇÕES PARA A QUARENTENA

SUGESTÕES DE ORAÇÕES PARA SEREM FEITAS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID 19)

Jen Pollock Michel(*)

Sem dúvida esta lista não é completa, mas vai servir como um bom ponto de partida. Minha esperança é a de que ela possa nos fornecer palavras apropriadas ao orarmos coletivamente (e também virtualmente!) como corpo de Cristo. Cremos que existe um Deus que inclina os seus ouvidos para ouvir, e por isso oramos:

1. Para os doentes e infectados: Deus, os cure e ajude. Sustente seus corpos e espíritos. E contenha a propagação da infecção.

2. Para as populações vulneráveis: Deus, proteja nossos idosos e aqueles que sofrem de doenças crônicas. Sustente os pobres, especialmente os que não possuem acesso ao sistema público de saúde, ou planos privados.

3. Para os jovens e os fortes: Deus, dê a eles o cuidado necessário para impedir que eles espalhem involuntariamente esta doença. Os inspire a colaborar.

4. Para nossos governos locais, estaduais e federais: Deus, ajude nossos políticos eleitos à alocarem de forma sábia os recursos necessários para combater essa pandemia. E os ajude a disponibilizarem mais testes de contaminação pelo vírus.

5. Para a nossa comunidade científica, que lidera a tarefa de compreender com profundidade a doença e comunicar sua gravidade: Deus, dê a eles conhecimento, sabedoria e uma voz persuasiva.

6. Para a mídia, comprometida em fornecer informações atualizadas: Deus, ajude-a a se comunicar com a seriedade apropriada, sem causar pânico.

7. Para os que confiam na mídia, procurando estar bem informados: Deus, os ajude a encontrar as informações mais úteis que os prepare para serem bons vizinhos. Os mantenha afastados da ansiedade e do pânico e os permita implementar as recomendações dadas, mesmo que isso custe algo para eles mesmos.

8. Para aqueles com problemas de saúde mental que se sentem isolados, ansiosos e desamparados: Deus, dê a eles todo o apoio e suporte de que necessitam.

9. Para os sem-teto, incapazes de praticar os protocolos de distanciamento social: Deus, proteja-os de doenças e forneça a cada um deles abrigos que sirva de isolamento em todas as cidades.

10. Para viajantes internacionais retidos em países estrangeiros: Deus, ajude-os a voltar para casa com segurança e rapidez.

11. Para os missionários cristãos em todo o mundo, especialmente em áreas com altas taxas de infecção: Deus, forneça a eles palavras de esperança e os capacite para amar e servir as pessoas ao seu redor.

12. Para trabalhadores das variadas indústrias que enfrentam demissões e dificuldades financeiras: Deus, livre-os do pânico e capacite sua igreja para apoiá-los generosamente.

13. Para famílias com crianças pequenas em casa: Deus, ajude mães e pais a se unirem criativamente para o cuidado e o desenvolvimento de seus filhos. Para mães e pais solteiros, amplie suas redes de apoio.

14. Para pais que não conseguem trabalhar de casa, mas precisam cuidar de seus filhos: Deus, dê a eles a capacidade para elaborar soluções criativas.

15. Para aqueles que precisam de terapias e tratamentos regulares que por esse tempo precisam ser adiados: Deus, ajude-os a permanecer pacientes e esperançosos.

16. Para os empresários que tomam decisões difíceis que afetam a vida de seus funcionários: Deus, dê sabedoria a essas mulheres e homens e ajude-os a liderar sacrificialmente.

17. Para os pastores e líderes de igrejas confrontados com os desafios do distanciamento social: Deus, ajude-os a imaginar criativamente como pastorear suas congregações e ao mesmo tempo amar as pessoas de suas cidades.

18. Para os estudantes cujos cursos estão sendo alterados, ou as vagas estão sendo canceladas, e cuja graduação é incerta: Deus, mostre a eles que, embora a vida seja incerta, a confiança deles está no Senhor.

19. Para cristãos em todos os bairros, comunidades e cidades: Que seu Espírito Santo os inspire a orar, a doar, a amar, a servir e a proclamar o evangelho, para que o nome de Jesus Cristo seja glorificado em todo o mundo.

20. Para os profissionais de saúde da linha de frente, agradecemos o chamado vocacional para nos servir. E oramos também:

- Deus, mantenha-os seguros e saudáveis. Mantenha suas famílias seguras e saudáveis.

- Deus, ajude-os a conhecer o diagnóstico e o tratamento desta doença, bem como a mudança de protocolos.

- Deus, ajude-os a conhecer o diagnóstico e o tratamento desta doença, bem como a mudança de protocolos.

- Deus, ajude-os a manter a mente atenta no meio do pânico ao redor.

- Deus, liberte-os da ansiedade pelos seus entes queridos (pais idosos, filhos, cônjuges, colegas).

- Deus, dê-lhes compaixão por todos os pacientes sob seus cuidados.

- Deus, providencie para eles o sustento financeiro, especialmente se adoecerem e forem incapazes de trabalhar.

- Deus, ajude os cristãos na área da saúde a exibirem uma "paz além de todo entendimento", para que muitos perguntem sobre o motivo de sua esperança.

- Dê-lhes oportunidades para proclamar o evangelho.

Deus, confiamos que o Senhor é bom e sempre faz o bem. Nos ensine a ser seu povo fiel, neste momento de crise global. Nos ajude a seguir os passos de nosso fiel pastor Jesus, que deu sua vida por amor. Glorifique o seu nome ao nos capacitar com tudo o que for necessário para fazer a sua vontade. Amém.

_________

(*) Jen Pollock Michel é a autora de Ensine-nos a querer, mantendo-se e surpreendido pelo Paradox. Ela mora com o marido e os cinco filhos em Toronto. Esta peça foi adaptada de seu blog recente.

https://www.christianitytoday.com/ct/2020/april-web-only/20-oracoes-pelo-covid-19-coronavirus-orar-pandemia-brasil.html

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário