domingo, 17 de maio de 2020

JOGOS ELETRÔNICOS PARA QUARENTENA

JOGOS ELETRÔNICOS RECOMENDADOS PARA ESTE TEMPO DE QUARENTENA

Por Giovanni Augusto Pereira Bonadiman

Neste tempo de quarentena eu gostaria de sugerir alguns jogos eletrônicos que as crianças, adolescentes, jovens e adultos gostam.

O jogo eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles tablets e telefones celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. Os consoles são conectados a controles manuais e a um aparelho de televisão.

Mais de 66% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos, o smartphone é a principal plataforma de jogos para 83% e 60,3% já ouviram falar de eSports.  Esses são alguns resultados da Pesquisa Game Brasil 2019 (PGB), que traça o perfil demográfico e comportamental, além de particularidades sobre jogos digitais, eSports e hábitos de consumo dos jogadores.

A principal opção de plataforma de jogo entre os brasileiros é o smartphone, com 83%. Em seguida aparecem videogame (48,5%) e notebooks (42,6%). O ranking de preferência tem smartphones liderando com 45,3%, seguido por videogames (26,5%) e computadores (12,8%).

Os motivos de preferência e o que buscam em uma plataforma de jogos digitais são praticidade (29,2%), acesso sempre à mão (28,1%), poder jogar em qualquer lugar (27,8%), ser acessível (21,0%) e ter qualidade de imagem (17,6%). (1).

Nas últimas décadas alguns desses jogos se tornaram grandes clássicos, sendo preferência em várias partes do mundo. Confira quais foram os 5 títulos mais vendidos da história dos games:

1° – Tetris

O game mais vendido de todos os tempos é o mais simples de todos. O Tetris é um simples quebra-cabeça de blocos coloridos.

Desde o seu lançamento, 30 anos atrás, 143 milhões de cópias já foram vendidas pelo mundo em diferentes plataformas. Foi desenvolvido na ainda União Soviética por dois professores e um aluno de engenharia da informação.

2° – Wii Sports

Foram 82,7 milhões de cópias vendidas do jogo que simula partidas de beisebol, tênis, boxe, boliche e golfe. Um dos motivos do Wii Sports ser um grande sucesso é que ele foi o título de lançamento do console Wii em 2006, sendo parte do pacote.

Entretanto, o título conquistou os jogadores e ainda hoje é popular.

3° – Minecraft

 

O Minecraft ocupa a terceira posição dos jogos eletrônicos mais vendidos de todos os tempos. É sucesso em todas as plataformas, consoles de vídeo games, computadores e smartphones.

Lançado em 2009, o jogo apresenta um mundo formado por blocos, a ideia é removê-los e construir outras coisas, como casas, escolas, etc.

Nesse jogo você pode construir, minerar e se aventurar num mundo de blocos quadrados. Você pode jogar no criativo e no modo sobrevivência.

4° – Grand Theft Auto 5(GTA)

Lançado em 2013, Grand Theft Auto 5 já é o quarto jogo mais vendido do mundo, com 52 milhões de cópias. O game faz parte de uma série de sucesso que hoje já está na sua décima primeira versão.

As missões incluem roubos, tráfico e violência, sendo por isso um jogo indicado para maiores e que também recebe muitas críticas.

5° – Super Mario Bros.

Apesar de não ser o mais vendido, com certeza o famoso personagem Mario Bros. é o mais conhecido em se tratando de games. Aliás, até quem não se interessa por jogos eletrônicos, conhece o baixinho bigodudo.

Lançado em 1985 pela Nintendo, o jogo com 40,2 milhões de cópias vendidas é considerado um clássico. O simpático encanador Mario tem como missão salvar a princesa Peach e libertar os moradores do Reino do Cogumelo das garras do temível Bowser.

São vários níveis para se jogar: você pode jogar o Nintendo e no Play Station.

Concluindo (3)

Quando você está jogando, você se transporta para dentro do avatar que está controlando, então aquele ambiente novo que está na tela é onde você se enxerga. Isso se torna num momento de como se você estivesse saindo de casa, você engana sua mente e, neste momento de tensão, esta pode ser uma ótima vantagem.

Não é qualquer tipo de jogo que vai trazer uma sensação de alívio, mas que, na medida certa, eles podem se tornar uma forma de brincadeira saudável.

Tudo depende da idade e do tempo de exposição ao jogo. Jogos que causam estresse e instabilidade emocional podem gerar uma ansiedade ainda maior, quando jogados por um período prolongado. Mas seguindo as classificações indicativas, é possível encontrar jogos que estimulem a cognição de crianças, além de proporcionarem o divertimento.

Outra interatividade que o videogame pode proporcionar é o contato com amigos, quando se joga online, saindo um pouco do ambiente fechado da quarentena, mas o excesso de jogos virtuais também não é aconselhável.

Temos que aprender a oscilar entre as atividades, não só precisa de jogos virtuais, eles são um aliado, mas não tem só este tipo de jogo. E a internet está recheada de ideias para se fazer em casa e entreter, principalmente, as crianças, que podem ser transportadas para um mundo lúdico, que é o mundo delas.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­------------------------------

(1) https://propmark.com.br/mercado/quase-70-dos-brasileiros-jogam-jogos-eletronicos-e-smartphone - Lançado em 1985 pela Nintendo, o jogo com 40,2 milhões de cópias vendidas é considerado um clássico. O simpático encanador Mario tem como missão salvar a princesa Peach e libertar os moradores do Reino do Cogumelo das garras do temível Bowser.

(2) https://acrediteounao.com/top-5-jogos-eletronicos-mais-vendidos/ 

(3) https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/jogar-videogame-pode-ser-um-habito-saudavel-durante-a-quarentena-04042020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário