sábado, 9 de maio de 2020

DIA DAS MÃES NA PANDEMIA...

É POSSÍVEL CELEBRAR O DIA DAS MÃES EM PLENA PANDOMIA DO CORONAVÍRUS?

         Uma data especial que não pode passar em branco. O Dia das Mães ganha novos significados em tempo de Corona vírus. Em muitas famílias, essa será a primeira vez em que a ocasião é experimentada à distância. Fundamental é perceber que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Sentimentos como o respeito, a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados quando não se está por perto - se tornam ainda mais importantes, urgentes. Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte do presente, mães e filhos reinventam as formas para estar juntos, ainda que separados.

         Neste segundo Domingo de maio é o Dia das Mães. Muitos filhos e mães vão passar separados. Alguns por morarem em cidades diferentes, mas muitos que estão na mesma cidade e não podem se encontrar por conta do Corona vírus. Muitas mães, inclusive, fazem parte do grupo de risco para a doença. Uma data tão especial e não poder estar perto angustia.

         É importante que as pessoas se conscientizem e entendam que esse tem sido um ano atípico, e que o distanciamento físico é uma medida de proteção fundamental diante da pandemia. O isolamento é um ato de solidariedade com todo mundo, não só entre os familiares. Mas é momentâneo, tudo vai melhorar, ainda que não exista uma perspectiva clara de tempo para isso acontecer. Espero que não demore muito, isto é, no segundo semestre, no dia dos Pais, possamos estar vivendo, de fato, dias melhores.

         Estamos isolados socialmente, mas não emocionalmente, afetivamente. Por exemplo, a partir da sugestão de minha sobrinha Luciane, que mora no Rio de Janeiro, ontem fizemos o Primeiro Encontro de Família online, através do aplicativo Zoom. Ela, no Domingo passado entrou em contato comigo e demais irmãos, irmãs e parentes que moram no ES e fizemos um teste. Vimos e ouvimos mais de 12 pessoas e ao ver que deu certo, foi confirmado sábado à tarde (ontem, dia 09/05) e a partir de um roteiro previamente enviado a todos no WhatsApp da família Bonadiman, pudemos realizar não presencialmente, mas virtualmente por vídeo conferência o nosso primeiro Encontro da Família, na véspera dia das Mães. Apesar de separados, alguns pela distância e, outros morando na mesma cidade, foi possível celebrar o encontro entre os familiares.

         Contudo, não posso esquecer outros aspectos, que infelizmente, por causa da doença e da situação financeira, há muitos, e, entre elas, as mães que perderam filhos e filhos que perderam mães...e até recentemente.

         Àqueles que têm condições financeiras, aqui em São Paulo, há o delivery para alguns produtos e o drive-thru.

         Se por um lado, o comércio, em geral, está reclamando pelas perdas de não vendas (e pior, tem comércio que ainda nem pode abrir as portas!), por outro lado, o "ficar em casa" tem unido mais as pessoas. Há mais tempo para refletir sobre o ser humano e sobre Deus também. União e solidariedade, duas colunas-chave para tudo. Agradeçamos a Deus o dom da vida e, hoje, de modo especialíssimo, a vida de nossas mães. Elas merecem! Parabéns!!!


Mãe... palavra sublime/ mulher em forma de flor cuja bondade se exprime

Em doses de puro amor.

Mãe... é ternura e emoção/ seja no céu seja na terra é a mais suave expressão do amor que nunca encerra.

Mãe... seja jovem ou idosa, na alegria ou na dor tu és a mais bela rosa do Reino de Nosso Senhor.

FELIZ DIA DAS MÃES!

O meu abraço e beijo no coração.

Parabéns!!!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário