terça-feira, 26 de maio de 2020

ÚLTIMA SEMANA DA PÁSCOA

E SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

 

Depois da Solenidade da Ascensão do Senhor (Mt 28,16-20), em que celebramos a elevação de Jesus Cristo aos céus, os Apóstolos e todos nós cristãos somos chamados e alertados a olhar para o céu, sem esquecer de nossa missão aqui na terra.


E a partir da segunda-feira (dia 25), a Liturgia desta semana retoma o Evangelho de São João, nos capítulos 16,29-33; 17,1-11; 17, 11b-19;17.20-26; 21,15-19e 21,20-25. Gostaria de destacar a chamada “Oração Sacerdotal” (Jo 17,1-26): Jesus ora ao Pai em favor de si mesmo (1-5), roga pelos discípulos(6-19) e implora pela união de todos os crentes.

 

A ORAÇÃO SACERDOTAL de Jesus foi proferida após a Última Ceia, antes da agonia experimentada por Jesus no Getsêmani. Trata-se de uma intercessão não somente pela vida dos discípulos, mas também por todos que futuramente viessem a crer em Jesus.

 

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS (*)


 

Com o lema “Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum” (At 28,2) e o tema “Gentileza gera gentileza”, os cristãos do Hemisfério Sul vivem a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC).

 

O Papa Francisco lembrou que cristãos são chamados a pedir a unidade e não deixar que se insinue entre eles o espírito da guerra

 

Já está disponível no site do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos os subsídios da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2020.

 

Os textos foram escritos pelas Igrejas cristãs de Malta e Gozo e tem como tema o versículo dos Atos dos Apóstolos “Trataram-nos com gentileza” (28,2).


Na introdução do documento pode-se ler: “No dia 10 de fevereiro, em Malta, muitos cristãos celebram a Festa do Naufrágio do Apóstolo Paulo, comemorando e agradecendo pela chegada da fé cristã naquela ilha.


O trecho dos Atos dos Apóstolos proclamado para a ocasião da festa é o mesmo escolhido como tema da Semana de Oração deste ano”.

 

(*) Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-01/ecumenismo-semana-oracao-unidade-cristaos.html

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário