domingo, 17 de maio de 2020

A CATEQUESE PAROU DURANTE A QUARENTENA?

A CATEQUESE PAROU E O QUE SE PODE FAZER DURANTE A QUARENTENA?

Há muitas discussões sobre esta temática. Há catequistas fazendo algo por seu catequizando e há outras que simplesmente avisaram que a catequese estava suspensa. Assim foi o comunicado que eu recebi da catequista do meu filho Giovanni Augusto. Por isso, abaixo eu apresento dois pensamentos e atitudes diferentes.

Veja o que diz uma amiga lá de Franca (SP) uma excelente catequista. Refiro-me à Imaculada Cintra em seu Blog: https://imaculadacintra.blogspot.com/ :


Imaculada Cintra - Catequista

“Tenho recebido várias mensagens de catequistas pedindo orientações, sugestões de como fazer acontecer os encontros de catequese nesse tempo de distanciamento social. Tenho visto algumas partilhas por parte de alguns catequistas. A maioria das escolas retomaram as aulas online, pois tem um conteúdo a ser cumprido. 

E a catequese? Vou partilhar o que trago no meu coração e de maneira alguma coloco como sendo "verdade absoluta". Se estamos batendo na tecla de que catequese não é aula, que não passamos conteúdo, que se trata de um 'encontro" com a pessoa de Jesus, acredito que seja difícil virtualmente fazer isso acontecer, sem olhar nos olhos, tocar, fazer nosso corpo vibrar ao falar de Jesus. Podemos sim, passar algumas orientações, como por exemplo pedir aos pais que pratiquem as orações com seus filhos

Agora, ter a preocupação de fazer acontecer uma programação/temas, acho um tanto quanto escolar. Eu, Imaculada Cintra, não senti o desejo de fazer catequese online. A catequese não pode parar?? Acredito que toda família tem se apegado mais em Deus, tem rezado mais, tem ficado mais unida e no tempo certo, voltaremos com nossos encontros tete a tete.”.

Quão desafiador estes tempos de “parada obrigatória” das escolas, produção, celebrações religiosas, comércio, trabalho, economia … a fim de unir-nos contra a propagação do Coronavírus que pode dar fim a vida terrena. Por que Deus, sendo tão bom conosco, permite tamanha provação? Talvez porque seja importante refletirmos na fragilidade do homem material e a importância da edificação do homem espiritual.

Para conter a pandemia de coronavírus, seguindo as recomendações das autoridades da saúde, estabelecimentos foram fechados, inclusive as igrejas.

Tal fator, causou revolta em algumas pessoas e em outras, desespero. Afinal, no momento em que mais se necessita da misericórdia de Deus, como estar em sua presença se as portas de Sua casa estão fechadas?

É preciso manter a calma! As instituições religiosas paralisaram suas atividades, pois como cuidadora do povo de Deus, a igreja possui a responsabilidade de zelar pela comunidade, prevenindo que o contato entre os fiéis possa piorar a proliferação do COVID-19. Inclusive, devido à grande parcela de idosos (grupo de risco) que frequentemente comparecem às missas e eventos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário