domingo, 31 de maio de 2020

O NOVO CORONAVÍRUS ESTÁ CAUSANDO ANSIEDADE E ESTRESSE


O QUE FAZER?

 

Dra. Carmelina Soares Bonadiman, Vila Valério- ES(*)



Estou percebendo que o novo coronavírus está deixando as pessoas cada dia mais ansiosas, mais estressadas e mais medrosas, pois o vírus está circulando e a gente não sabe se ele baterá em nossas portas em algum momento.

Existem muitas pessoas perdendo empregos, outras com seus comércios fechados e o povo do interior precisando de prestação de serviços para a colheita do café; outras pessoas trabalhando por necessidade, como os profissionais da Saúde e da assistência. Enfim, há uma insegurança pairando no ar. Daí o que fazer?

Primeiramente precisamos nos cuidar ficando em casa e respeitando as orientações dos especialistas da área da Saúde. Nunca esquecer de exercer, mais do que nunca, de nossa espiritualidade, fazendo nossas orações de acordo com a crença de cada um e do jeito que melhor se encontrar com Deus. Como em nossa região, a maioria das religiões são cristãs, acredito que a invocação ao Filho de Deus, Jesus Cristo, está sendo clamado com muito ardor, fé e esperança, porque estes três ingredientes devem estar fixados em nossa memória nos dias atuais.

Segundo passo, procure fazer meditação com músicas relaxantes para que o cérebro produza substâncias neuronais saudáveis, como a serotonina, adrenalina, dentre outras que trazem calmaria e bem-estar. Para isso, passarei uma técnica do EMDR (dessensibilização e reprocessamento de traumas) que ajudará na diminuição do estresse e ansiedade, deixando o corpo mais leve para não ser alojamento do vírus ou outras doenças torturantes.

Sente-se ou deite-se num lugar confortável, com músicas relaxantes, sempre inspirando pelo nariz e respirando pela boca lentamente. Coloque as mãos sobre a coxa perto dos joelhos e vai tocando lentamente, como fosse uma tapinha, contando um, dois...lembrando que a mão direita deve tocar a coxa direita e a esquerda toca a coxa esquerda. Enquanto uma toca a outra levanta. O importante é não tocar as duas ao mesmo tempo, pois o cérebro vai organizar a origem do seu medo e você vai ter pensamentos positivos de bons momentos que você viveu e teve êxito. Não tem contraindicação. Ninguém vai entrar em estado de êxtase ou regressão.

Quem tiver dúvidas pode me chamar no meu telefone particular. É o momento de sermos solidários.

Não se esqueça: só saia de casa por extrema necessidade. Nossa casa ainda é melhor local para a prevenção de nossa saúde física e mental.

(*) Psicóloga CRP16/20/2017 ES. Especialista em terapia familiar, casais, luto e EMDR. Terapêuta: Brainspontting e atendimento online (27)99822-1787-Vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário