sábado, 15 de outubro de 2022

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 


SEJA BEM-VINDO!

 

Mês Missionário - Tema: "A Igreja é missão"

Lema: "Sereis minhas testemunhas" (At 1,8)

DEUS FARÁ JUSTIÇA ÀQUELES QUE GRITAM POR ELE

 

29.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

 

 

DOMINGO, 16 DE OUTUBRO  DE 2022

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

01- Liturgia do 29.º Domingo do Tempo Comum-C

 

A liturgia deste domingo nos convida a refletir sobre o valor da oração. Jesus ensina que é preciso orar sempre, com perseverança e confiança filial, sem jamais desistir. A oração é o meio pelo qual nós estabelecemos diálogo com Deus. Ela nos restaura na fraqueza, nos reanima quando cansados e restabelece a comunhão entre os filhos e o Pai. Neste domingo, motivemos as orações em prol dos missionários e missionárias atuantes no mundo inteiro e pelas realidades em que se encontram. A tarefa missionária não é "mais" uma pastoral ao lado de outras, mas é uma dimensão essencial do nosso ser Igreja. Nos últimos tempos nossas Comunidades, mais do que nunca, são lugares de missão.

02- Um Modelo de Oração

O Evangelho (Lc 18, 1-8) realça três aspectos quanto à oração: a oração como expressão da fé em Deus; a presença da oração em toda a vida da pessoa e a perseverança nela. Um ensinamento fundamental deixa Jesus: a necessidade de rezar sempre, sem desanimar. Às vezes cansamo-nos de rezar, temos a impressão de que a oração não é útil para a vida, que é pouco eficaz. Por isso, somos tentados a dedicar-nos às atividades, a empregar todos os meios humanos para alcançar as nossas finalidades, e deixamos de recorrer a Deus. Jesus, ao contrário, afirma que é necessário rezar sempre, e faz isso mediante uma parábola específica   (cf Lc 18 )que poderia resumir sua mensagem deste modo: a força, que silenciosamente e sem clamores, muda o mundo e o transforma no Reino de Deus, é a fé e a expressão da fé é a oração. Quando a fé está repleta de amor a Deus, reconhecido como Pai bom e justo, a oração faz-se perseverante e insistente, tornando-se um suspiro do espírito, um brado da alma que penetra o Coração de Deus. Deste modo, a oração torna-se a maior força de transformação do mundo. É a oração que conserva acesa a chama da fé. Como pudemos ouvir no final do trecho do Evangelho, Jesus pergunta: “Quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a Terra?” ( Lc 18, 8 ). Trata-se de uma pergunta que nos faz pensar.

Santo Agostinho, ao comentar esta passagem do Evangelho, ressalta a relação que existe entre a fé e a oração confiante: “Se a fé fraqueja, a oração perece; pois a fé é a fonte da oração e o rio não pode fluir se o manancial fica seco”. A nossa oração tem de ser contínua e confiada, como a de Jesus, nosso Modelo: “Pai, eu sei que sempre me ouves” (Jo 11, 42). Ele nos escuta sempre.

Não devemos cansar-nos de orar! E se alguma vez o desalento e a fadiga começam a atingir-nos, temos que pedir aos que estão ao nosso lado que nos ajudem a continuar a rezar, sabendo que já nesse momento o Senhor nos está concedendo muitas outras graças, talvez mais necessárias do que os dons que lhe pedimos.

Examinemos, hoje, se a nossa oração é perseverante, confiada, insistente. “Persevera na oração, como aconselha o Mestre. Esse ponto de partida será a origem da tua paz, da tua alegria, da tua serenidade e, portanto, da tua eficácia sobrenatural e humana” (São Josemaria Escrivá, Forja, nº 536). Não há nada que uma oração perseverante não alcance!

https://presbiteros.org.br/homilia-do-mons-jose-maria-xxix-domingo-do-tempo-comum-ano-c/

03-  Ainda o Mês Missionário

 

“Sereis minhas testemunhas” (At 1, 8) Estas palavras encontram-se no último colóquio de Jesus ressuscitado com os seus discípulos, antes de subir ao Céu, como se descreve nos Atos dos Apóstolos: “Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo” (1, 8). E constituem também o tema do Dia Mundial das Missões de 2022, que, como sempre, nos ajuda a viver o fato de a Igreja ser, por sua natureza, missionária. ... 3. «Recebereis a força do Espírito Santo – Deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito Ao anunciar aos discípulos a missão de serem suas testemunhas, Cristo ressuscitado prometeu também a graça para uma tão grande responsabilidade: Assim começa a era da evangelização do mundo por parte dos discípulos de Jesus, que antes apareciam fracos, medrosos, fechados. O Espírito Santo fortaleceu-os, deu-lhes coragem e sabedoria para testemunhar Cristo diante de todos. Como «ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor” senão pelo Espírito Santo» (1 Cor 12, 3), também nenhum cristão poderá dar testemunho pleno e genuíno de Cristo Senhor sem a inspiração e a ajuda do Espírito (Papa Francisco, mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2022).

 

Oração do Mês Missionário:

 

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ajudai-nos a viver este Ano Jubilar Missionário, a assumir e a revigorar nossa vocação cristã de discípulos missionários, sendo Igreja sinodal em estado permanente de missão até os confins do mundo. Pela força do Espírito Santo e a exemplo da bem-aventurada Pauline Jaricot, sejamos vossas testemunhas, no anúncio, na oração, na ajuda material e na doação da própria vida, principalmente nos ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos, ainda alheios ao Evangelho.

 

Maria, Rainha das Missões, rogai por nós!

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário