sábado, 15 de outubro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL I A VIÚVA E O JUIZ INÍQUO

 

 

 

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL I

A VIÚVA E O JUIZ INÍQUO

- A Palavra que a liturgia de hoje nos apresenta convida-nos a manter com Deus uma relação estreita, uma comunhão íntima, um diálogo insistente: só dessa forma será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos, acreditar no seu amor.

- Lucas, ao longo de seu Evangelho, dá destaque especial a três temas: a revelação da misericórdia de Deus, a denúncia da divisão da sociedade em ricos e pobres e a importância da oração. Em relação a este último tema, várias vezes ele narra momentos de oração de Jesus, bem como o convite aos discípulos para orarem, e apresenta duas singelas parábolas que revelam a importância da oração (Lc 11, 1-13). Na parábola de hoje os personagens são uma viúva e um juiz iníquo. A viúva, que é a expressão dos excluídos da sociedade, representa o povo oprimido. O juiz é a expressão daqueles que oprimem e excluem. A insistência e a perseverança da viúva vencem a indiferença e a omissão do juiz injusto. Se com o pedido insistente da viúva o juiz muda sua posição omissa, com maior razão Deus fará justiça aos seus, que a ele clamam dia e noite. Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu povo. Devemos descobrir que Deus nos ama e que tem um projeto de salvação para todos os homens; e essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus. O clamor da viúva é o clamor dos oprimidos. É o clamor que também exprime o desejo de uma nova sociedade, fundada nos valores da dignidade, fraternidade e partilha. Os discípulos de Jesus, reunidos em comunidades, hoje, são chamados a viver a fé com perseverança, rompendo com os falsos valores da sociedade injusta. Essa parábola nos faz lembrar tantas pessoas que vivem situações de desemprego, doenças, acidentes, decepções, injustiças, e mesmo assim continuam lutando e rezando sem perder a esperança.

- Na primeira leitura entendemos que Deus intervém no mundo e salva o seu povo servindo-se, muitas vezes, da ação do homem; mas, para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus. Ora, essa ajuda e essa força brotam da oração, do diálogo com Deus.

- Na segunda leitura Paulo apresenta outra fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem: a Sagrada Escritura. Sendo a Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar importante na nossa vida e experiência cristã. - Irmãos e irmãs, Deus tem projetos e planos que nós, na nossa ânsia e impaciência, não conseguimos perceber. Deus tem o seu ritmo que passa por não forçar as coisas, mas por respeitar a liberdade de todos nós, homens e mulheres. Resta-nos respeitar a lógica de Deus, confiar nele, entregarmo-nos em suas mãos.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2022/08/16_10_22.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário