quarta-feira, 27 de março de 2024

2.1- Liturgia da QUINTA-FEIRA SANTA–Ano B

 

 

2.1-       Liturgia da QUINTA-FEIRA SANTA–Ano B

 

- A leitura nos recorda a saída do povo de Israel da terra do Egito para a Terra Prometida e prefigura para nós, hoje, a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo e a vida nova que Ele veio nos oferecer. No quadro exposto pelo Livro do Êxodo, Moisés dá aos israelitas a orientação de Deus, para que fosse seguida, rigorosamente, por eles. Assim sendo, toda a assembleia deveria celebrar a Páscoa, isto é, a passagem do Senhor, imolando um cordeiro sem defeito para cada família. As famílias deveriam comer a sua carne, assada, com pães ázimos e ervas amargas. Uma parte do sangue deveria marcar as casas onde seria celebrada a Páscoa a fim de que o anjo exterminador não os atingisse com a praga. Por isso, eles deveriam estar preparados e de prontidão, com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. O cordeiro sem defeito prefigura Jesus Cristo que foi imolado para nos marcar com o seu sangue e nos livrar da morte.

 

- Na segunda leitura, Paulo faz eco do mistério que recebeu e transmitiu, a Eucaristia. Fala da noite em que o Senhor ia ser entregue, de como Ele tomou o pão e tomou o cálice e se ofereceu no seu corpo e no seu sangue por todos. Este mistério, diz Paulo, é memorial da morte do Senhor. Os discípulos de Jesus devem fazer "isto" em sua memória. Ele dá-se a si mesmo, a sua carne, o seu sangue, a sua vida por nós, para a salvação de todos. Repetir os gestos e as palavras de Jesus é tornar presente este mistério de amor que Ele, Jesus, nos deixou. Nesta noite de Quinta-feira Santa, em que celebramos a instituição da Eucaristia, estas palavras de Paulo têm um sabor diferente, apresentam-se com toda a sua força, com o poder de realizar hoje o mesmo que Jesus realizou naquela noite inesquecível.

 

 - Aproveitando os últimos momentos antes de ser levado para o Calvário, Jesus reuniu os seus discípulos para a Ceia a fim de ensiná-los a vivenciar o verdadeiro amor. Assim foi que em certo momento, Ele tirou o manto da realeza, da autoridade e da dignidade de ser Filho de Deus tomou uma toalha e abaixou-se para servir aos seus amigos. Ao pegar aquela toalha e aplicar-se a lavar e enxugar os pés dos seus discípulos Jesus nos mostra que lavar os pés de alguém, significa servir, estar à disposição, solidarizar-se fraternalmente com Ele. Todo discípulo deve imitar o Mestre! Por isso, mesmo que não compreendamos o gesto de Jesus por causa da nossa limitação humana, precisamos obedecê-lo, pois sabemos que só Ele tem para nós palavras de vida eterna. Para isso, Ele nos dá a seguinte explicação: "compreendeis o que acabo de fazer?... Se eu, o Senhor e mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros". Pedro também não compreendeu o sentido da ação do Mestre, por isso tentou dissuadi-lo do seu propósito de lavar os pés dos discípulos, todavia, Jesus replicou com uma afirmação que é também muito importante para todos nós, hoje: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo." Os pés significam o nosso caminhar, nossas ações, nossas escolhas, nossas preferências. Jesus deseja nos purificar e usa os nossos irmãos como seus instrumentos. Precisamos, pois, também deixar que nos lavem os pés e não fazer como Pedro que rejeitou o gesto de Jesus. Quando acolhemos com humildade o auxílio de alguém que se oferece para nos ajudar, nós estamos nos deixando lavar por Jesus. Por outro lado, quando não admitimos ser "lavados" é porque entendemos que já somos muito perfeitos e, por isso, não carecemos da ajuda de ninguém. Somente depois que lavou os pés dos seus discípulos foi que Jesus vestiu novamente o manto e sentou-se. Isto significa que nunca deveremos nos omitir nem descansar diante das ocasiões que surgem de lavar os pés das pessoas que aparecem no nosso caminho. Assim fazendo, nós temos consciência de que cumprimos com o mandado de Jesus e, depois poderemos também sentar com Ele. Só quando lavarmos os pés uns dos outros é que iremos entender a profundidade do gesto de Jesus.

 

- O que você acha deste gesto de Jesus? Você tem deixado que alguém lave os seus pés? O que significa para você lavar os pés do irmão? O que para você é melhor: "lavar os pés" de alguém ou deixar que alguém "lave os seus"?

 

TEXTO: Helena Serpa, Fundadora da Comunidade Missionária

 

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2024/02/28_03_24.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário