quarta-feira, 27 de março de 2024

2.1- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

 

2.1-       OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Esta Noite Santa marca para nós o início do Tríduo Pascal. A Paixão-Morte-Ressurreição de Jesus se atualiza em nossas vidas. Somos testemunhas do amor radical manifestado por Cristo na cruz, o amor que salva, cura e liberta

 

Um dos gestos de Jesus naquela noite foi o de lavar os pés dos seus discípulos, dando à humanidade o novo mandamento. Com a celebração desta noite abrimos o Sagrado Tríduo Pascal, em que recordamos a entrega amorosa do Senhor Jesus, seu sofrimento, morte e ressurreição. É por isso que, em obediência ao mandamento de sempre celebrar a Ceia, os cristãos se reúnem incessantemente ao redor do altar e, vivendo como irmãos, são convidados a lavar os pés uns dos outros, em sinal de amor, serviço e entrega.

 Irmãos e irmãs, com esta celebração que agora inicia- mos, abrem-se as portas do sagra- do tríduo pascal. Até domingo es- taremos envolvidos profundamente pelo mistério central de nossa fé. Com esta Ceia Sagrada, memorial do sacrifício de Cristo na cruz e de sua ressurreição, tomemos parte com Ele do mistério de sua Páscoa. Comamos e bebamos do seu Corpo e Sangue para assim penetrarmos neste grande mistério de amor que nos conduzirá ao serviço dos irmãos e irmãs.

 

Antes da Páscoa. Jesus reúne-se com os discípulos para a última Ceia e celebra a «primeira Eucaristia», onde ordenou aos Seus discípulos: «Fazei isto em memória de Mim». Cumprindo o mandato de Cristo, hoje celebramos de novo este mistério: Jesus Cristo ficou conosco como nosso alimento e fortaleza no Pão da Eucaristia.

 

Na Ceia Pascal de despedida, Cristo reuniu os apóstolos no Cenáculo de Jerusalém dando a eles e a nós os dons da Eucaristia, do Sacerdócio e do amor. Iniciando o Tríduo Pascal, celebração em três momentos, hoje, amanhã e sábado à noite, renovamos nossa gratidão a Ele e nosso compromisso de anunciar e testemunhar a sua obra salvadora, com renovada esperança de uma vida mais fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário