sábado, 16 de março de 2024

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

 

 

2.1- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1.    À procura de Trabalho

A partir de hoje, oficialmente eu começo a lutar por um trabalho mais do que emprego aqui em São Paulo. Estou necessitado de um trabalho de segunda a sexta-feira; no final de semana, eu convivo com meu filho Giovanni, de 12 para 13 anos. Tenho já 70 anos, mas me sinto bem, mentalmente. Portanto, você , leitor/a deste meu Blog SB SABENDO BEM, se souber de algum trabalho, favor me indicar, pois preciso voltar ao mercado de Trabalho. Pode ser pelo whatsapp( 11 948762788) ou e-mail: sbsabendobem@gmail.com

2- Conteúdo deste SB SABENDO BEM

Bem-vindos, irmãos e irmãs! Somos Comunidade de fé reunida e neste Domingo queremos fortalecer nosso caminho de conversão guiados pela renovação espiritual desta Quaresma;

Celebramos o último Domingo da Quaresma. Deus sempre aponta aos homens o caminho da salvação e da vida. A salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta do projeto de Deus e na doação total aos irmãos. Neste tempo propício à conversão, voltemos nosso coração para a bondade e misericórdia do Pai que nos oferece seu amor.

Na fé, precisamos experimentar a presença de Jesus, falar com Ele na oração pessoal, familiar e comunitária, seguindo-O bem de perto na caminhada para a Páscoa. Motivados pela Campanha da Fraternidade fortaleçamos os laços de amizade social, lembrando que, de fato, somos todos irmãos e irmãs.

Eis abaixo o conteúdo do SB SABENDO BEM de 17 de março de 2024. Que todos façam boas leituras e ótimas Reflexões neste início de marçoNo Blog abordo, de modo especial temáticas relacionadas ao Terceiro Domingo da Quaresma, Ano B.

2.2-       Liturgia do 4.º Domingo da Quaresma –Ano B

 

- Na liturgia do 5º Domingo da Quaresma vemos a preocupação de Deus em apontar para todos nós o caminho da salvação e da vida eterna. A Palavra de Deus que ouvimos nesse domingo nos garante que a salvação nos é oferecida na escuta atenta dos projetos de Deus e na doação total aos irmãos.

 

- Na primeira leitura, o Senhor apresenta a Israel a proposta de uma nova Aliança por meio do profeta Jeremias. Essa Aliança implica que Deus mude o coração do Povo, pois só com um coração transformado o homem será capaz de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus. Temos, portanto, na primeira leitura de hoje, uma mensagem de esperança, destinada a animar o povo judeu que há cerca de cem anos tinha perdido a independência e estava sob o domínio assírio, no exílio babilônico. Pelas palavras do profeta começa um tempo novo; gotas de esperanças surge nas reflexões, pois, o que se escuta de sua boca é que Deus irá oferecer ao seu Povo um recomeço por meio de uma nova Aliança. Essa Aliança será, contudo, diferente da Aliança do Sinai. Aquela gravada em tábuas de pedra e que o Povo nunca interiorizou devidamente. Eles aderiram mais com a boca do que com o coração. Sem uma adesão efetiva, do coração, era impossível manter a fidelidade aos mandamentos e exigências dessa Aliança. Na perspectiva da nova Aliança, Deus vai intervir para gravar as suas leis e preceitos no coração, no íntimo de cada membro do Povo. Com esse novo tipo de relação, o Senhor não será mais um "desconhecido" e sim Aquele que será reconhecido por todos, "do menor ao maior deles".

 

 - A segunda leitura apresenta-nos Jesus Cristo, o sumo-sacerdote da nova Aliança, que se solidariza com os homens e lhes aponta o caminho da salvação. Jesus, ao assumir a nossa humanidade, assumiu também nossa fragilidade, porém, com a capacidade de entender nossos pecados, compadecer-se dos ignorantes e dos que erram, porque eles estão cercados de fraquezas, oferecendo-se como sacrifício definitivo pela remissão de todos. Esse caminho ao qual devemos percorrer é o mesmo caminho que Jesus seguiu. Ele passa pelo viver no diálogo com Deus, na descoberta dos seus desafios e propostas, na obediência radical aos seus projetos. Por isso, Jesus é o sumo-sacerdote, capaz de compreender as fraquezas e as fragilidades dos homens e oferecê-las, por amor, para remissão e salvação de todos. Jesus nos mostra o caminho que Ele mesmo trilhou: amor e salvação.

 

 - O Evangelho nos convida a olhar para Jesus, e aprender com Ele o caminho do amor radical, ou seja, uma entrega total a Deus e aos irmãos. Este seguimento sugere a libertação definitiva do seu povo. Qual é o caminho? É o caminho da cruz, que aos olhos do mundo, parece um caminho de fracasso e de morte. Contudo, é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus quer nos oferecer. - Jesus está consciente de que vai sofrer uma morte violenta e maldita, e que muitos vão abandoná-Lo como um fracassado. Mas, Ele está consciente, também, que nessa cruz se manifestará a "glória do Filho do Homem". Sua morte não é um momento isolado, mas o culminar de um processo de doação total de si mesmo, que se iniciou na encarnação. Este é o último ato de uma vida de entrega total aos projetos de Deus, feita Amor até ao extremo. Quem aceitar esta proposta de permanecer unido a Jesus, entrará na comunidade de Deus, poderá ser desprezado pelo "mundo", mas será honrado pelo Senhor e acolhido como seu filho

file:///C:/Users/Dell/Downloads/17_03_24%20(1).pdf

2.3-       QUARESMA

A Quaresma nos chama a assumir um amor que supera barreiras, desejando abraçar e acolher se estendendo além das fronteiras, rompendo as cadeias que isolam, construindo relações verdadeiras.

O Senhor nos propõe aliança e nos trata com terno carinho. Superemos divisões, extremismos, ninguém vive o chamado sozinho. Só assim plantaremos a paz: “Corações ardentes e pés a caminho!” 5

 

. “Alarga o espaço da tenda” (Is 54,2) e promove a amizade social, vence as sombras dum mundo fechado, construindo Igreja sinodal. Convertidos, renovados veremos novo céu, nova terra, afinal.

 

2,4= Coleta da solidariedade:

 

Na conclusão da Campanha da Fraternidade, no próximo domingo, o de Ramos, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses do Brasil realiza-se a coleta da solidariedade – gesto de partilha para a promoção humana. Destinação: 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade; 10% para o Fundo Regional de Solidariedade (RS); 25% para o Fundo Diocesano de Solidariedade; 25% para o Fundo Paroquial de Solidariedade

2.5-Quando é a Páscoa em 2024? Saiba por que a data muda todos os anos

A Páscoa não tem uma data fixa como a maioria das festividades no Brasil, o que deixa muitas pessoas confusas

Diferente dos outros anos, em 2024 a Páscoa cairá no fim de março, marcado para os dias 29, 30 e 31contando sexta, sábado e domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário