sábado, 14 de setembro de 2024

II- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

 

 

 

II-           OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

 

2.1- Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

Amados irmãos e irmãs sejam bem-vindos ao SB SABENDO BEM.Eis uma síntese das temáticas aboradas:

1)Neste Blog de 15 de setembro de 2924 abordamos a Liturgia do 24.º Domingodo Tempo Comum-Ano B, com diversos Comentários e Reflexões para este Domingo e os textos bíblicos para a Semana, acompanhados de uma Oração antes de ler a Palavra  de Deus.

2) No feriado de 7 de setembro dois eventos importantes: a) Retiro sobre a Oração preparando-nos para o Ano da Oração em 2025. Foi muito bem conduzido por Frei Leopoldo, agostiniano recoleto, que destacou os ensinamentos de Santo Agstinho sobre a oração.;

b) Frei Ramón celebrou 60 anos de vida sacerdotal e toda a Paróquia Nossa Senhora da Saúde participou alegremente com ele.

3) Eleições 2024- apresento aqui uma pesquisa realizada no dia 11 de setembro. Uma pequena prévia sobre os candidatos a Prefeito de São Paulo, Capital. Nos próximos Domingos continuarei apresentando algo sobre Política;

4) Como Setembro é o mês da Bíblia, abordei três temas específicos:

a) TRADIÇÃO, MAGISTÉRIO E SAGRADA ESCRITURA;

b) DIVISÃO DA BÍBLIA: ENTENDA COMO FOI FORMADA E ESTÃO ORGANIZADOS OS LIVROS;

c) SANTO AGOSTINHO E A PALAVRA DE DUS.

5) Santos da Terceira Semana de setembro e, inclusive, os santos agostiianos;

6)”Indagações” são perguntas que o autor, Lindolivo Soares Moura,nosso amigo faz e responde. Vale a pena ler!

7) 25 sintomas da menopausa e do climatério - MD.Saúde-

Ondas de Calor na Menopausa: Por que ocorrem e como tratar;

8) Algumas dicas de Leituras, geralmente sobre os assuntos abordados, tais como a Sagrada Escritura, Climatério e Menopausa.

9) Página com imagens sobre o que refletimos em setembro e o nosso Endereço eletrônico, com o nosso e-mail para o leitor interagir com o SB SABENDO BEM.

Desejo a todos uma boa leiura e ótima reflexão!

 

25,º Domingo do Tenpo Comum e o Evangelho de Mc 8,27-35

Celebramos hoje o 24º domingo do Tempo Comum e a liturgia deste domingo nos questiona: "quem é Jesus?" É um convite a respondermos sempre esta pergunta em nosso coração e darmos testemunho desta convicção. Ainda enfatiza que o caminho da realização plena do homem passa pela cruz, pela obediência aos projetos de Deus e pelo dom total da vida aos irmãos. Ao contrário do que o mundo pensa, esse caminho não conduz ao fracasso, mas à vida verdadeira, à realização plena do homem.

O evangelho de hoje (Mc 8, 27-35)começa com um diálogo entre Jesus e seus discípulos sobre a identidade do próprio Jesus. A pergunta de Jesus aos discípulos se dá enquanto eles estão à caminho. É no concreto do seguimento que a identidade de Jesus vai se revelando. A gente não nasce nem se torna cristão de uma hora para outra, mas vamos nos tornando à medida que caminhamos com Jesus. Os discípulos, tendo acompanhado a vida e as ações do Mestre, reconhecem nele alguém maior que João Batista, ou Elias, ou algum dos profetas. Na profissão de fé que Pedro faz em nome dos companheiros, Jesus é o enviado do Pai. Parece que os discípulos começam a enxergar. Contudo, nem o povo, nem os discípulos têm consciência do verdadeiro significado dessas palavras. O próprio Pedro parece não ter entendido bem. Quando ouve Jesus “falar abertamente” sobre a sua condição de servo sofredor, Pedro revela logo a visão triunfalista que tem do messias. Por isso, Jesus não quer que a notícia se espalhe; poderia gerar mal-entendido no meio do povo. Ele adia para a hora da cruz a revelação plena da sua identidade. A fé dos discípulos e de Pedro é a nossa fé inicial, fraca, mas destinada a crescer pela força da páscoa do Senhor. Temos sempre que vencer a tentação do sucesso, do triunfo a qualquer preço e fazer de cada fracasso em oportunidade de crescimento e firmeza na fé. Refrão para concluir: Se alguém quiser ser o primeiro seja o último e aquele que serve. [bis]

https://revistadeliturgia.com.br/24-domingo-do-tempo-comum-ano-b-2021/

 A convivência com Jesus leva a uma opção radical de vida: ao aceitá-lo como o Messias, filho do Deus vivo, aceitamos também que sua missão é libertar o ser humano do pecado e das amarras da morte. Esse caminho nos mostra que, somente após a entrega da própria vida, podemos alcançar a ressurreição.( INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO);

 Neste domingo, a mensagem é sobre o sofrimento que acompanha o profeta em sua missão. A Palavra de Deus, muitas vezes, e em muitos ambientes, encontra resistência. Deus pede transformação e conversão, mas isto não agrada a muita gente. Então, como o ímpio não pode atingir a Deus, procura atingir o seu mensageiro. Como ouviremos na primeira leitura, o servo de Deus não deve correr nos momentos difíceis, porque Deus não o abandonará jamais. Jesus mesmo profetiza no Evangelho que ele não passará sem sofrimento e morte, mas vencerá pela ressurreição. Isto faz parte da vida daquele que quer transformar o mundo e trazer vida para os demais. Que a Bíblia seja para nós, realmente, o livro que contém a Palavra de Deus.( INTRODUÇÃO DO WEBMASTER).

2.2-   Liturgia do 24.º Domingo do Tempo Comum– Ano B

- Ninguém segue corretamente se não tiver na mente e no coração o que deseja seguir. A Liturgia de hoje mostra o seguimento lúcido e consciente; a realidade nas suas conquistas e desafios. Quem tem os ouvidos abertos para Deus não teme a realidade. Sabe que Ele não o abandona. Existem muitos que dizem seguir a Jesus, mas só escutam e enxergam o que lhes interessam. Buscam e vivem uma religião sem compromisso.

- A primeira leitura do Isaías profeta nos fala que Deus abriu os ouvidos do profeta e que por isso ele não voltou atrás. Não desistiu da missão, não fraquejou diante dos obstáculos e não se revoltou. Pelo contrário, enfrentou as adversidades. Ofereceu as costas aos que lhe queriam bater; o rosto aos que queriam esbofetear ou lhe arrancar a barba. Muitos querem nos derrotar; diz Isaías. Mas tendo Deus como aliado, não haverá derrota. As perseguições existirão, mas o fracasso não. A missão do profeta é apresentada aqui como encorajamento aos fracos e abatidos. É possível fraquejarmos se não tivermos clareza do seguimento e da missão.

- A Carta de Tiago mostra que não adianta alguém dizer que tem fé se não a põe em prática. A fé sem ação é algo morto. A fé é uma realidade que se traduz na prática de atos concretos. Há cristãos que dizem ser autênticos porque rezam, louvam, mas não se comovem pela miséria humana. Diante das necessidades de nossos irmãos, somos chamados a demonstrar a nossa fé com gestos concretos, pois fé que não nos conduza a viver a caridade para com os nossos irmãos, não é a fé que Jesus ensinou a buscar. Fé sem caridade, não é fé verdadeira, mas uma simples "simpatia para com Jesus e seus princípios".

- O Evangelho deste domingo, novamente, descreve Jesus presente em um território fora de Israel. Ele estava a caminho de Cesareia de Felipe que era a sede do governador daquela região romana. Jesus e os discípulos já estavam juntos algum tempo. Nosso Senhor quis saber qual era a ideia que as pessoas estavam tendo dele. Jesus chama os seus discípulos e os leva para um lugar retirado. Quer saber deles se de fato o estão seguindo conscientemente. Ele faz a pergunta: "E vós, quem dizeis que eu sou?". Quer saber o que as pessoas diziam dele; como elas o viam e definiam. O que Jesus ouviu não o deixou satisfeito. As pessoas o comparavam a grandes personalidades como João Batista, Elias ou algum dos profetas. Porém, elas ainda não enxergavam nele o Messias. Enquanto não vissem nele o Filho de Deus, as coisas não seriam transformadas e a missão teria ainda mais dificuldade.

- Pedro responde corretamente à pergunta de Jesus. Mas, não parecia ter entendido a resposta que deu. Reconhecer que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, significa segui-lo e agir em prol da vida. É ter uma fé comprometida e responsável. Para seguir a Cristo é preciso passar pela cruz, pois sem ela não há ressurreição. Lutar contra as injustiças, buscando um mundo mais justo e fraterno. "Tomar a cruz" é assumir tudo com compromisso e responsabilidade como é a Cruz de Cristo, sinal do seu extremo amor por toda a humanidade. A Cruz não é somente sinal das dores e dos sofrimentos enfrentados por Jesus, mas de sua missão de amor assumida até o extremo. Jesus é muito claro no seu projeto de libertação. Muitos insistem em acreditar e seguir outros projetos e "messias". Outros querem um cristianismo fácil e sem compromisso. Como Pedro, ainda hoje há muitas pessoas que querem condicionar a ação de Deus e até dizer o que Ele tem que fazer. Jesus nos convida a sermos discípulos, nos colocarmos atrás dele que é o nosso Mestre e seguir seus passos. Devemos estar com os ouvidos atentos e sempre em alerta para ouvir a sua voz e reconhecê-lo como verdadeiro Messias.

- Como está nosso seguimento a Jesus? E o testemunho do Reino de Deus?

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2024/07/15_09_24.pdf

2.3-        Retiro sobre o Ano da Oração 2024

No dia 07 de setembro de 2024, organizado e pregado por Frei Antônio Leopoldo Sarroche Filho, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, aconteceu o Retiro preparatório ao Ano da Oração que será celebrado em 2025. Foi o dia inteiro, com reflexões, meditação e adoração eucarística,  esta presidida pelo pároco Frei Alcimar Fioresi. Contou com membros da Fraternidade Secular Agostiniana-Recoleta da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Vila Hamburguesa e outras pessoas que foram convidadas. Um total de 35 pessoas.

O conteúdo foi muito bom. Eis uma síntese:

Às 8h30 teve início com o salmo 126(127) cantado e a seguir o pregador falou sobre o ANO DA ORAÇÃO, instituído pelo Papa Francisco para o ano de 2025.

Apresentou as iniciativas para o Ano da Oração.

Por ser um Retiro para agostinianos recoletos, o pregador centrou o retiro sobre os ensinamentos de Santo Agostinho sobre a oração. O pregador nos apresentou um  decálogo sobre a oração:

1- A oração é dom de Deus. 2- É exercício de humildade. 3- É obra do Espírito Santo. 4- É um exercício de reconciliação; 5- É um exercício de amor. 6- Diálogo amoroso com Deus; 7- Encontro com a vontade de Deus;8- Desejo enamorado de Deus; 9- Orar é sentir-se Igreja e comunidade; 10- Orar é elevar o coração a Deus.

Frei Leopoldo nos falou também da catequese do papa Francisco sobre a oração. O papa meditou a oração como um grito, baseando-se no texto bíblico de Mc 10,46-52 que fala do episódio de Bartimeu gritando a Jesus. Foi o mesmo texto da nossa meditação.

Depois tivemos a Vigília Eucarística, na Igreja.

Após o  almoço, que foi servido às 12h30, o Frei Leopoldo completou o que não deu para apresentar na parte da manhã.

Às 15h30, tivemos na Igreja a Missa de Encerramento. A Igreja estava superlotada. Na Missa celebramos também os 60 anos de sacerdócio de Frei Ramon, agostiniano recoleto, morador da Comunidade religiosa dos Agostinianos Recoletos, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

2,4-Celebração dos sessenta anos de Sacerdócio de Frei Ramon, agostiniano recoleto na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Vila Mariana(SP).

Quem é Frei Ramon Alliende Torrencilla?

Frade agostiniano recoleto, com 83 anos. Chegou ao Brasil, com 23 anos, no dia 08 de outubro de 1964, logo após ter sido ordenado sacerdote, na Espanha, onde lá nasceu no povoado de Burgos. Deixou a família com muito irmãos, 17 no total. Hoje, apenas um está vivo, embora muito doente. Tem muitos sobrinhos e sobrinhas.

Enviado a São Paulo e depois à ilha de Marajó(PA) e novamente São Paulo

Passou uns tempos em São Paulo, na nossa Paróquia de Nossa Senhora da Saude, para aprender a língua portuguesa. E logo foi enviado como missionário para a ilha do Marajó(PA). Morou nas cidades de Breves, Salva-Terra, Soure e na capital do Estado, Belém.

Depois de passar muitos anos por terras paraenses, ele foi enviado de volta a São Paulo, onde está há mais de 33 anos, trabalhando na pastoral em nossa Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Há mais de 20 anos celebra as Missas do Apostolado da Oração e até hoje se faz presente em muitas outras Celebrações da Paróquia.(Dados coletados no Instagram da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, novembro de 2023).

Dia 07 de setembro, comemoração dos 60 anos de Sacerdócio

Missa na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, presidida pelo Pároco Frei Alcimar e concelebrada pelo vigário paroquial Frei Leopoldo e pelo aniversariante Frei Ramon.

No início da Celebração, frei Alcimar fez uma síntese dos sessenta anos de padre  Frei Ramon

No final da Missa, frei Ramon, muito emocionado, agradeceu a todos pelo seu Ministério e perseverança. Ao término, após o registro com fotos, aconteceu a festa no salão paroquial, com salgadinhos, refrigerantes e um maravilhoso e lindo bolo.

Parabéns Frei Ramon por sua vida de dedicação à Ordem Agostiniana Recoleta e à Igreja!

Obrigado por sua vocação!

 

2.5-Eleições: Nunes assume liderança na disputa em SP, aponta Quaest

Gabriella Braz

Com crescimento de Marçal e queda de Boulos, os três principais candidatos aparecem tecnicamente empatados na margem de erro

Com a margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos aparecem tecnicamente empatados - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press, Rovena Rosa/Agência Brasil e Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/9) mostrou o atual prefeito e candidato Ricardo Nunes (MDB) na liderança na disputa das eleições municipais de São Paulo, com 24%. Nunes é seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 23%, e Guilherme Boulos (Psol), com 21%. Com a margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos aparecem tecnicamente empatados. 

Os números mostraram maior crescimento de Marçal, de 19% para 23%, e uma recuperação de Nunes, que foi de 19% para 24%. Já Boulos apresentou uma queda de 22% para 21%. 

Mais afastados dos três primeiros, Tabata Amaral (PSD) e José Luiz Datena (PSDB) aparecem empatados com 8%. Marina Helena (Novo) e Bebeto Haddad (DC) aparecem, respectivamente, com 2% e 1%. Os demais candidatos não alcançaram a marca de 1 ponto percentual. Ainda de acordo com o levantamento, 8% dos entrevistados disseram que vão votar branco ou nulo e 5% afirmam estar indecisos. 

A Quaest ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais. 

Segundo turno

O levantamento mostrou ainda os cenários para um possível, e provável, segundo turno na capital paulista. Segundo a Quaest, Nunes venceria nos dois cenários propostos. Contra Marçal, 50% afirmaram que votariam no prefeito, contra 30% no coaching. Brancos e nulos e indecisos somam 20%.

Em um segundo turno contra Boulos, a disputa fica em 48% a 33% para o candidato do MDB. Nulos, brancos e indecisos somam 19%.

A projeção de uma disputa entre os candidatos do Psol e do PRTB aponta para um possível empate dentro da margem de erro, com Boulos com 40% e Marçal com 39%. Brancos, nulos e indecisos alcançam o patamar de 21%. 

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2024/09/6940010-nunes-assume-lideranca-na-disputa-em-sp-aponta-quaest.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário