sexta-feira, 20 de setembro de 2024

II- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

 

 

II-           OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

 

2.1- Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

A liturgia do 25º Domingo do Tempo Comum convida-nos a entender o serviço como característica do Reino de Deus.

A liturgia deste domingo pode resumir-se na frase de Jesus: “Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos”. Esta é a norma que Jesus dá aos seus discípulos. Estes têm de trocar a ambição do poder pela atitude de serviço. Em qualquer empresa ou comunidade os chefes fazem falta. Quando são eleitos ou designados devem mostrar disponibilidade e prestar colaboração sem se esconderem atrás do egoísmo e da cobardia, mas conscientes de que a sua autoridade é serviço aos outros, à comunidade, e devem tornar-se os mais pequenos, para serem servidores de todos. Isto requer muita abnegação, renúncia aos interesses próprios e grande ascese de espírito.

Somos povo de Deus que caminha guiado por sua Palavra. A Bíblia é uma carta do amor de Deus para o seu povo. É o meio pelo qual Ele continua falando ao nosso coração. Revela-nos sua vontade, misericórdia, ternura, amor e generosidade. A expressão máxima desta revelação é Jesus Cristo. Ele é o Sacramento do Pai,"a imagem visível do Deus invisível". Ele é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem. Por meio da revelação do Pai em Cristo compreendemos o verdadeiro sentido do servir.

A liturgia da Palavra deste domingo vem-nos recordar que o discípulo de Jesus deve fazer-se pequeno e considerar-se ao serviço dos mais pobres, segundo a sabedoria de Deus.

 Motivados pela celebração do mês da Bíblia, na qual encontramos a palavra por excelência, que se diferencia das que normalmente ouvimos, queremos orientar nosso agir tentando entender, a cada domingo, o que Deus nos fala. O Senhor Deus é generoso e compassivo para com todos. E como Deus age conosco devemos agir com os irmãos e irmãs que caminham conosco. A liturgia da palavra neste domingo nos ensina que Jesus tem uma preocupação especial com os que se tornam discípulos missionários, Ele os quer firmes na fé e capacitados para a missão, por isso os ensina. A humildade e a simplicidade devem ser características comuns a todos os seguidores de Cristo, no seu Reino todos somos iguais. Que a humildade seja a nossa característica primeira e fundamental. Com alegria de sermos os discípulos missionários nesta Igreja Jubilar, vivamos a fé com alegria. (introdução do Folheto Dominical Pulsadinho).

 No próximo domingo celebramos o “Dia Nacional da Bíblia”. Por isso, queremos, mais uma vez, despertar a comunidade para o conhecimento e o amor à Palavra de Deus, revelada nas Sagradas Escrituras. A fé no Ressuscitado leva-nos a colocar nossas vidas a serviço dos irmãos e irmãs, sobretudo, dos mais necessitados.( Introdução do Folheto Dominical O Povo de Deus).

A primeira leitura trata do drama do justo odiado e cercado de morte pelos ímpios e malvados. Mas ele se considera seguro sob a proteção da mão de Deus. Seus perseguidores zombam dele e querem colocá-lo à prova. No Evangelho, Jesus revela que é ele o justo perseguido, revela também que irá morrer mas que, ao terceiro dia, irá ressuscitar. Ensina que no Reino dos Céus é fácil ocupar o primeiro lugar, basta que aqui, na terra, a gente se coloque em último lugar, servindo a todos, assim como ele mesmo fez, a ponto de dar a própria vida para salvar até quem o estava torturando. A liturgia de hoje apresenta a palavra como luz para nossa vida e nos coloca diante de duas realidades: a "palavra do mundo" e a "palavra de Deus". Denunciando, e ao mesmo tempo pedindo para que tenhamos cuidado com as tentativas de domínio sobre os outros, Jesus nos convida a uma opção de vida que manifeste o que ele mesmo é, tendo nos deixado como testamento: um coração simples e humilde, capaz de amar e acolher a todos, em especial os excluídos, sem necessidade de retribuição e reconhecimento público. Peçamos nessa celebração a graça da fortaleza para não desanimarmos diante dos desafios e provações.

( Introdução do Webmaster).

A liturgia do XXV Domingo do Comum convida os crentes a prescindir da “sabedoria do mundo” e a escolher a “sabedoria de Deus”. Só a “sabedoria de Deus” – dizem os textos bíblicos deste domingo – possibilitará ao homem o acesso à vida plena, à felicidade sem fim.

 

O Evangelho (Mc 9,30-37) apresenta-nos uma história de confronto entre a “sabedoria de Deus” e a “sabedoria do mundo”. Jesus, imbuído da lógica de Deus, está disposto a aceitar o projeto do Pai e a fazer da sua vida um dom de amor aos homens; os discípulos, imbuídos da lógica do mundo, não têm dificuldade em entender essa opção e em comprometer-se com esse projeto. Jesus avisa-os, contudo, de que só há lugar na comunidade cristã para quem escuta os desafios de Deus e aceita fazer da vida um serviço aos irmãos, particularmente aos humildes, aos pequenos, aos pobres.

 

A segunda leitura (Tg 3,16-4,3) exorta os crentes a viverem de acordo com a “sabedoria de Deus”, pois só ela pode conduzir o homem ao encontro da vida plena. Ao contrário, uma vida conduzida segundo os critérios da “sabedoria do mundo” irá gerar violência, divisões, conflitos, infelicidade, morte.

 

A primeira leitura (Sb 2,12.17-20) avisa os crentes de que escolher a “sabedoria de Deus” provocará o ódio do mundo. Contudo, o sofrimento não pode desanimar os que escolhem a “sabedoria de Deus”: a perseguição é a consequência natural da sua coerência de vida.

 

FonteCongregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus     

 

https://www.coracaodemaria.org.br/xxv-domingo-do-tempo-comum-ano-b/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.2- Liturgia do 25.º Domingo do Tempo Comum– Ano B

 

- "O fruto da justiça é semeado na paz". A liturgia do 25º Domingo do Tempo Comum convida a Igreja a abdicar da "sabedoria do ímpio" e a buscar a sabedoria do alto. Só os pensamentos de Deus - dizem os textos bíblicos deste domingo - possibilitarão ao homem o acesso à vida plena.

- A primeira leitura nos comunica que se decidirmos escolher a sabedoria de Deus provocaremos o ódio do mundo e em muito seremos provados. Contudo, o sofrimento não pode desanimar os que escolhem os ensinamentos de Deus: a perseguição é a consequência natural da sua coerência de vida. Se quisermos viver bem, com atitudes pautadas pela justiça, vão armar ciladas contra nós, porque o justo incomoda. As ameaças contra o justo no Livro da Sabedoria se unem ao segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão".

- Na segunda leitura São Tiago nos garante que "o fruto da justiça é semeado na paz". Por isso, na nossa experiência de vida, e diante dos acontecimentos do mundo, percebemos que tudo o que é disputado com sentimentos de inveja e de rivalidade, acaba levando à derrota. Apenas a sabedoria que vem do alto poderá nos conduzir ao encontro da vida plena. Ao contrário disso, uma vida conduzida segundo os critérios da sabedoria do homem irá gerar violência, divisões, conflitos, infelicidade e morte. A verdadeira sabedoria diante de Deus se alcança com a concórdia, com a misericórdia, sem parcialidade e fingimento. A paz somente se consegue semeando a paz. Jesus propõe a solução para nós e para a humanidade: o serviço àqueles que são os últimos de nossa sociedade. Assim, o melhor caminho para experimentarmos o amor de Deus é através da caridade e da acolhida ao próximo a começar por aqueles que mais precisam de nossa ajuda e de nosso amor.

 - O Evangelho apresenta-nos uma história de confronto entre a "sabedoria de Deus" e a "sabedoria do mundo". Jesus, envolvido da lógica de Deus, está disposto a aceitar o projeto do Pai e a fazer da sua vida um dom de amor aos homens; os discípulos, envolvidos da lógica do mundo, têm dificuldade em entender essa opção e em comprometer-se com esse projeto. Nosso Senhor apreciava ensinar os discípulos enquanto caminhava, curava e acolhia as pessoas. Mas, em muitas situações, a impressão que se tem é que Jesus e os discípulos estavam na mesma estrada, mas percorrendo caminhos diferentes.

 - Durante este percurso, os discípulos escutavam, mas não entendiam a profundidade das palavras de Cristo. Estavam com Ele, mas não vivendo como discípulos: cada um tinha seus próprios projetos. A falta de entendimento, o temor e o silêncio dos discípulos revelavam o abismo que ainda existia entre eles e o Mestre. Eles ouviam e acolhiam em suas mentes e coração somente o que lhes interessava e não aquilo que Jesus ensinava. Não basta estar junto com Jesus e até mesmo segui-lo através de nossos movimentos e grupos, o discípulo precisa escutar com sabedoria e aprofundar a Palavra que lhe é oferecida. - Ao final do Evangelho Jesus mostra que só há lugar na Comunidade cristã para aqueles que se tornam como crianças: simples, humildes e confiantes. Em síntese, o discípulo deve procurar sempre o serviço à luz do Evangelho no Reino de Deus.

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2024/07/22_09_24.pdf

 

 

2.3.Eleições 2024: confira 6 dicas para votar com tranquilidade

 

Conferir local de votação e números das candidatas e dos candidatos com antecedência auxilia a garantir a sua participação no pleito

 O 1º turno do pleito acontece no dia 6 de outubro, e o 2º turno, onde for necessário, ocorre no dia 27. Mais de 155,9 milhões de eleitoras e eleitores em 5.569 localidades vão às urnas eletrônicas escolher representantes para as prefeituras e câmaras municipais para os próximos quatro anos.  

Nesta matéria, confira seis dicas para você se organizar e votar com tranquilidade no dia da eleição.  

🔎 1. Escolha a candidata ou o candidato 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o sistema DivulgaCandContas, por meio do qual é possível pesquisar informações sobre as prestações de contas de todas as candidaturas, incluindo as contas eleitorais dos partidos políticos. O site é atualizado a cada 60 minutos. 

Além de consultar os números das candidaturas, você pode checar toda a movimentação financeira de campanha da candidata ou do candidato e até mesmo comparar gastos antes de confirmar sua decisão de voto. 

️ 2. Colinha 

Após consultar qual é o número da candidata ou do candidato em quem você quer votar, é importante anotar, não é mesmo? Para isso, é permitido levar para a cabine de votação a “colinha”, uma anotação, pessoal e individual, contendo os números das candidaturas. 

O primeiro voto é para o cargo de vereador (composto de cinco dígitos: os dois primeiros correspondem ao partido político, caso queira votar somente na legenda, e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato). O segundo é para a função de prefeito (dois dígitos). 

📱 3. Separe seu documento e veja onde vai votar 

Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, mas você pode votar usando apenas o e-Título, caso ele já tenha a sua fotografia. O aplicativo móvel funciona como uma versão digital do título de eleitor.  

Além do app, você também pode consultar seu local de votação pelo Portal do TSE: basta acessar, no menu lateral “Serviços eleitorais”, o link “Local de Votação” e informar o número do título ou CPF, o nome da mãe e a data de nascimento.  

E não esqueça: a votação será aberta às 8h, no horário de Brasília, com encerramento às 17h. 

👩‍💻 4. Treine o voto na urna eletrônica 

Quer recordar como se vota na urna? Se você não participou de nenhum treinamento presencial da Justiça Eleitoral, é possível simular o voto no Portal do TSE. Quem deseja treinar para o 1º turno das eleições municipais já pode acessar a aba específica e se familiarizar com a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, de confirmação e de voto em branco. Também está disponível a simulação para eventual 2º turno. 

A página conta com explicações em áudio, texto e Libras para auxiliar na votação, além de candidatos e partidos fictícios para fins didáticos e melhor aprendizado. 

🏳️ 5. Manifestações 

É importante lembrar que, segundo a Resolução TSE nº 23.610/2019, no dia da eleição, constitui crime a propaganda de boca de urna; a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos ou de suas candidatas ou seus candidatos; o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet. 

Entretanto, é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes pela eleitora e pelo eleitor, como forma de manifestação de suas preferências por partido político, federação, coligação, candidata ou candidato.  

Inclusive, para denunciar qualquer propaganda irregular nas eleições, basta acessar o aplicativo Pardal

🗣️ 6. Viu uma informação e não sabe se é verdadeira? 

Viu alguma notícia fora dos perfis oficiais da Justiça Eleitoral e está na dúvida se aquilo é real? Cheque se aquela informação sobre a eleição é verdadeira ou não na página Fato ou Boato. O portal, que visa combater a desinformação, verifica conteúdos e, inclusive, traz materiais educativos.  

Além disso, você pode contar com o SOS Voto, que é o disque-denúncia para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. Basta ligar para o número 1491. 

DMB/LC, DB 

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Setembro/eleicoes-2024-confira-6-dicas-para-votar-com-tranquilidade

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário